Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alguem me explica? o que é um...

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Joao Amante, 6 Mar 2011.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Joao Amante, 6 Mar 2011.

  1. Boas noites! Alguem se sabe explicar o que é um variador continuo de velocidade! Sei que as scooters tem, a minha sachs minor tem?
     
  2. Se a tua mota tem ou não. Não sei. Mas vou tentar explicar o que é o variador.

    O sistema das scooters comuns ( e não só ) , mais conhecido como CVT é constituido por duas polies , uma no eixo da cambota ( polie primária ) e por isso roda á velocidade da cambota e outra ligada a um grupo de carretos que faz a relação final ( normalmente 11:1 ), as duas polies estão interligadas através de uma correia.

    - Na posição com o motor parado , o diametro da polie primária tem um diametro pequeno e a polie secundária um diametro grande.

    - Com o motor a trabalhar ambas as polies rodam á mesma velocidade mas a mota não anda porque a polie secundária tem acoplada uma embraiagem centrifuga ( tem tres pesos que com a força centrifuga são repelidos para fora embraiando e passando a potencia para o grupo de carretos)

    - Quando se acelera devido aos pesos que existem na polie primária este estreita o que faz com que a correia suba , na secundária faz o contrário a polie alarga o que faz com que a correia desça.

    é esta diferença entre o diametro da polie primária e a secundária que faz a relação de transmissão ou seja entre elas existe um numero infinito de relações

    Parece complicado mas se abrires uma ves que é extremamente fácil.
     
  3. A minha minor como todas as outras tem um manipulo que posso acelarar e nao sair do mesmo sitio como posso ter esse mesmo manipulo "engatado" acelarar andar e largar o acelarador que o motor nao se vai abaixo!

    Isto tudo porque tou a tirar a carta e pedem-me um ciclomotor com duas velocidades ou equipado com variador continuo de velocidade! E não sei se o meu raio azul(sachs minor) pode vir cmg...

    Agradeço ao Anibal Tavares a sua explicação:p
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página