Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

AlfaSud Sprint Veloce 1.7 QV 1987

Tópico em 'Alfa Romeo' iniciado por António A Soares, 16 Set 2007.

Tópico em 'Alfa Romeo' iniciado por António A Soares, 16 Set 2007.

  1. Caros amigos,

    Já tenho andado por aí a estudar os restauros. Embora não seja um Alfista de longa data, surgiu-me a oportunidade de adquirir um exemplar de 1987, 1.7 QV que está em razoável bom estado. Vou dar-lhe um bom "arranjo", po-lo a funcionar convenientemente, tirar partido dele e depois decidir o que fazer a seguir.

    Para já vai levar no campo da mecânica:

    -radiador novo, algumas tubagens do circuito de arrefecimento que tinham fugas,
    -Volante do motor rectificado. Pensei que fosse embraiagem, mas depois de desmontar vi que afinal era o volante. Dá impressão que teve um disco de embraiagem de menor diametro que deixou "calo" no exterior.
    -Um fole de transmissão.
    -Filtros, lubrificantes, etc.
    De resto, limpeza e afinação.

    Na carroçaria:
    Eliminar alguns pontos de ferrugem (poucos), nomeadamente na zona do reservatório de água do limpa vidros, numa embaladeira e no portão traseiro, no aro do vidro.

    No interior:
    Faltam algumas peças plásticas, que ainda não inventariei.
    Talvez mande forrar o volante. A pele está ligeiramente coçada.
    Os assentos talvez justifiquem algum trabalho a julgar pelo que já vi aqui neste forum. Gostava de os forrar a couro. Havia equipamento original e couro? alguém pode ajudar?

    Ao nível dos travões, já ouvi dizer que trava mal (relativamenteao que anda claro). Será que justifica pensar em montar os discos traseiros do 33? alguém tem experiência desta operação? Será razoável?

    Vou anexar algumas fotos e tentar fazer actualizações regulares.

    Saudações Alfistas a todos
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Primeiro que tudo dou lhe os meus parabéns pela máquina soberba que adquiriu, eu sou um apaixonado por estes carros, pelo que, também sou proprietário de um, mas que infelizmente não está em tão bom estado como o seu e os euros, para lhe dar a atenção que ele merece, não são muitos...:( Bem mas em relação ao seu havia de facto sprint's 1.7 com estofos em pele e até lhe digo mais houve carros desses a ter travões de disco traseiros de origem, pelo que não tem nessecidade de adaptar os do 33, mas apenas que procurar mesmo os do sprint, mas penso que não lhe sai muito barato..o_O força nisso! Naquilo que souber, estou aqui para ajudar!

    Cumps alfistasB)
     
  3. Outra coisa, já que vai arranjar alguns podres oconselho-o a desmontar os cartões laterais e ver o estado da chapa na zona dos elevadores dos vidros trazeiros é normalmente uma zona critica! e eu tenho aqui algumas pecitas a sobrar, não muitas, mas se precisar de alguma coisa pode ser que desenrasque...

    Abraço
     
  4. Parabens
    Carro fantástico
     
  5. Mando-lhe só uma curiosidade, acho que lhe interessa...;)
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Parabens pela grande maquina.
    O que faz os classicos(alfa sprint) através da net conheci o amigo João Russo.
    Em relação ao 1.7 é um belo exemplar, de facto deve ser obrigatorio ir verificar o local onde os elevadores traseiro funcionam...
    Deve ir ver a frente junto ao para brisas na parte onde "nas laterais" com os guardas lamas também convém dar uma olhadela.
    Pelo que vi é um carro que se encontra bastante estimado.
    Também eu tenho umas peças a mais se precisar de algo é dizer.
    Neste momento estou para desmontar o meu e colocar os foles de direcção junto a roda e ainda não sei como se coloca/desmonta.
    Mais uma vez parabens pela maquina e va colocando umas fotos.
    Atentamente
    Dani Pedrosa
     
  7. Obrigado pelas dicas.

    O artigo da revista espanhola que o João Russo colocou foi um dos incentivos à decisão. Já o tinha lido mas obriagado à mesma.
    Quanto aos estofos de pele e discos traseiros vou investigar mais.

    Quanto às dúvidas de troca dos foles que o Daniel refere,vou tirar umas fotos de promenor e comenta-las (em breve). Entretanto poderá fazer download do manual de oficina e microfichas de peças do seguinte site: http://alfasprint.extra.hu/
    O manual está em alemão mas as imagnes podem ajudar.

    Devo ainda referir que, infelizmente não sou eu que faço o trabalho por falta de tempo. Tenho ajuda profissional.

    Saudações
     
  8. E mais novidades António?! :D vá pondo fotos do máximo que conseguir, que aqui a malta gosta de Sprints!!:D

    Abraço
     
  9. Aqui vai mais um pequeno avanço.
    Hoje chegou o volante do motor e prensa, que levaram uma ligeira rectificação, para corrigir trabalhos anteriores mal efectuados. O disco de embraiagem é novo. Em breve vai para o sítio. Para já aqui ficam as fotos.
    Ainda ninguém teve a tentação de aplicar discos traseiros num eixo com tambores? Gostaria de ler testemunhos. Valerá ou não a pena a trabalheiro (e despesa)???. Como é o carro a travar?
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Bem.........
    Isso vai ficar um brinco.
    Assim mesmo é que é devagar e bem.
    O meu precisa da mesma operação já agora tenha cuidado com as relas porque as minhas também estão nas lonas.
    Va colocando umas fotos esta a ir muito bem.
    Força nesse restauro.
     
  11. Bela máquina , parabéns.

    Desejo-lhe boa sorte e já agora, estou cheio de inveja!!!!
     
  12. Daniel,
    Pode ver na foto anterior, o volante do motor tem uma zona mais interior, onde encaixa o disco, e o anel exterior onde assenta a prensa (veja a última foto). Na rectificação tem que manter a diferença de cotas entre uma superfície e outra, ou seja o que retirar numa tem que retirar na outra, sob pena de a prensa não fazer a devida pressão no disco, o que equivale a um disco gasto ( isto se a diferença for exagerada é claro).

    Saudações Alfistas,
     
  13. Obrigado

    Mais uma vez.
    Abraço alfista
     
  14. Fantastica maquina... boa sorte no restauro...

    Nao sei se a mudança para os discos sera viavel...

    cumprimentos.
     
  15. Esse carro.. com esse motor.. Não podia ter escolhido melhor!! Bom carro sem dúvida.
    Isso de mudar os travões atrás tem muito que se lhe diga, pois o eixo traseiro é diferente, os que teem travões de disco atrás o travão de mão trava as da frente. Até pode ser simples, mas eu tambem queria mudar os meus e não faço ideia como é ):
    Outro ponto a rever ja foi dito, é os elevadores dos vidros, os do meu carro estao 99% corroidos com a ferrugem ):
     
  16. Olá, parabens pelo restauro, está lindo, já agora tambem aconselho a colocar relas novas de latão, são baratas e fica descansado, pois o trabalho fica bem mais caro que as relas.
    Abraços,
    Mimoso.
     
  17. Está a tratar bem esse carro. É assim mesmo. Vou acompanhar este restauro com imenso prazer pois é um carro muito bonito e deve ser uma alegria conduzi-lo
     
  18. Tenho a impressão que a peça mais cara deste restauro, (ou de qualquer restauro) é o "Jagora". Já agora leva isto novo, já agora leva aquilo..., já agora que se está a mexer nisto, leva aquilo.... etc.

    Já agora, tenho dúvidas sobre a originalidade do rectrovisor exterior. Não o consigo ajustar. Dá a impressão que é de um 33. Alguém tem conhecimentos de pormenor?
     

    Ficheiros Anexados:

  19. Nos últimos 3 dias avançou um bocadito:
    O motor de arranque foi lubrificado, limpo e foi para o sítio.
    A embraiagem foi montada e a caixa também já está.
    Levou uma boa limpeza por baixo e por cima, em toda a zona do motor, para tirar as lamas e óleos acumulados.
    Agora ando a recolher peças para completar a mecânica: Já agora vai levar bomba de água, correias e tensores de distribuição novas. Vai levar também retentores da arvores de cames. Falta-me ainda o fole de transmissão.
    Durante a próxima semana deve ficar a mecânica revista. Depois tem que retribuir um bocadinho todos estes mimos. Só depois vou olhar para a chapa. para já não é preocupante. (Será que o Jagora também entra na carroçaria?)
    Fotos só amanhã se houver tempo.
    Saudações.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página