Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alfa Romeo Gtv Spider 2.0

Tópico em 'Alfa Romeo' iniciado por Joao Cunha Carvalho, 2 Out 2014.

Tópico em 'Alfa Romeo' iniciado por Joao Cunha Carvalho, 2 Out 2014.

  1. Olá a todos!

    Comecei há uns anos a escrever aqui no Portal o restauro do meu Fiat 128, e a acompanhar restauros de outros aficionados como eu, de outros modelos. Depois de muito tempo afastado, volto aqui para partilhar convosco a minha segunda aquisição/paixão, que não estava na calha... ainda não é clássico, mas para lá caminha :) como é óbvio, só poderia ser italiano, e... um Puro Sangue! :)

    Falo-vos de um GTV Spider 2.0 de 1995.

    Tudo começou com o meu amigo Pedro Vaz de Carvalho (também Fiatista e Alfista), que tem um GTV Spider do mesmo ano, que fui conduzindo várias vezes. O intrusamento e paixão foram imediatos :) Desde as linhas ao falar do motor, o carro emanava o verdadeiro cuore sportivo! Fiquei a perceber que para quem adora automóveis, estradas nacionais, curvas e paisagem, um descapotável ajuda a viver tudo isso muito mais intensamente. Mas mesmo assim, não estava nos planos comprar outro carro. Entretanto, ia vendo os preços na net, apenas por curiosidade..até que o Pedro me envia links de alguns à venda... Fomos ver dois, a Braga, mas por vários motivos, não gostei do que vi. Entretanto havia uma hipotese mais longe (Venda do Pinheiro), e lá nos metemos a estrada num dia de intensa chuva.. pelo menos à chegada ficou verificada a boa estanquicidade da capota ;) No primeiro contacto saltaram à vista algumas alterações: uma linha de escape alterada, a terminar com dois escapes exageradamente grandes, em vez da ponteira original discreta e achatada; a outra alteração era rebaixamento do carro, e consequente dureza no amortecimento, como pudemos constactar quando o experimentámos. O motor, embora não desenvolvesse como devia, tinha um trabalhar saudável, pelo que presumimos que com uma pequena afinação as coisas iriam ao sitio...

    Aproveitados estes detalhes para baixar o preço, lá acabei por fazer negócio, e passado uma semana,fui buscar a máquina. Esperavam-nos cerca de 400kms...

    Bom, comecei por notar que o carro trabalhava em muito altas temperaturas (+/- 120º) o que não achei normal, pelo vim o caminho todo a adaptar a minha condução a esta situação... depois, vi que efetivamente o carro estava excessivamente duro e baixo, e que o barulho provocado pelas ponteiras tunning era insuportável! E assim comecei a fazer mentalmente uma lista de intervenções a efetuar com caráter de urgência: substituir linha de escape, devolver a suspensão de origem ao carro e revisão geral ao motor. Aqui fica uma foto do carro no dia em o fui ver:
     

    Ficheiros Anexados:

    zé santos e João Carvalho gostaram disto.
  2. À chegada a casa, uma perspetiva da traseira com as ponteiras tunning... :/ depois, na oficina, onde pude verificar que para além do escape ser de "sapateiro", tinha uma panela de escape de um Golf! :O e depois, já com a linha nova...
     

    Ficheiros Anexados:

    zé santos e João Carvalho gostaram disto.
  3. Entretanto, a nível de motor, ele não desenvolvia pois vinha descomandado... :eek: foi devidamente afinado por quem sabe mexer nele, levou kit de distribuição completo e bomba de água, e levou ainda termóstato, e bombito hidráulico da embraiagem. O facto de aquecer prendia-se com o radiador verter e a ventoinha só funcionar na 1ª velocidade, pelo que levou radiador novo e o eletricista resolveu o problema da ventoinha...

    Mecanicamente ficou bom, e isso nota-se, até respira de outra maneira! :) Entretanto, esteve numa casa de amortecedores para ver o que se podia fazer... arranjei molas originais de um Spider acidentado, que lhe foram colocadas; os amortecedores da frente foram cheios e atrás levou novos. E agora sim, está mais "conduzível", pois em cidade praticamente andava sempre em primeira, dada a trepidação do carro em paralelo...

    Destes meses de (pouca) utilização, as impressões que ficam são de que este Spider tem um comportamento muito interessante: curva muito bem, é nervoso (embora gastador!) e a estabilidade é muito boa (dado o carro ser largo e baixo, e ter uma distância entre eixos razoável). As linhas são um dos pontos mais fortes na minha perspetiva, e ninguém com quem tenho falado lhe dá quase vinte anos. É lindo de qualquer ponto :) Vi que foi um carro pouco bem tratado pelo anterior dono, pelo que tem alguns barulhos no interior e portas. Mas tudo será visto a seu tempo. Para já, o que me interessou foi pô-lo o mais direito possível para poder usufruir dele. Entretanto, numa segunda fase terei de colocar boarrachas raspadoras da porta do condutor, substiruir a mica da capota (que está baça dos anos...), substituir o distintivo da fechadura da mala (que está descolorado), fechar a abertura rasgada no lado direito do pára-choques traseiro feito para colocar o escape tunning, substituir a alavanca das mudanças e trincos interiores das portas pelos originais, e ir afinando um detalhe ou outro.
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Parabéns pela compra!

    É um carro bem bonito e muito bom para desfrutar com bom tempo!
     
  5. Obrigado João :) sim, mesmo ideal para umas voltas pelo Douro com sol ;) entretanto se estiveres pela Exponor este fim de semana falamos!

    Entretanto, queria que a malta que conhece estes Spiders partilhasse aqui as suas impressoes, pontos fracos que fortes, outros que seja preciso ter em atençao..., melhoramentos que se podem fazer... Uma das duvidas que me surge é a seguinte: sera este modelo alguma versao especial, dado que o interior é bi-color, em pele beje, incluindo o airbag do passageiro, o centro do volante e cobertura do painel de instrumentos? São detalhes de que não gosto muito e andei a ver bancos pretos usados, bem como as restantes peças de que falei... :)
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Tive um carro destes, mas era o 3.0 V6. Vendi-o há 2 anos pois não lhe dava uso. É um carro extremamente bonito, só lhe falta ser tracção atrás...

    É uma excelente altura para comprar um carro destes, mais do que isto não baixa.

    Parabéns João! ;)
     
  7. Lá está a malta que não gosta de FWD... o problema deste carro é mesmo a rigidez torcional... ser RWD de nada lhe valeria! É muito bonito mas como "drivers car" ... fica muitos furos abaixo do coupé!

    Mas sim... tanto uns como outros estamos na melhor altura para os comprar!
     
  8. Já nem é tanto ser FWD ou RWD, o problema é que não gostava mesmo de andar com o carro e, como sabes, andava sempre de 75 ou 90 no dia-a-dia quando tinha este para andar. Aliás em 6 ou 7 anos fiz-lhe... 10.000 kms? O 75 ou o 90 dão-me gozo e os 916, mesmo os V6, não.

    Como também sabes, tenho o Gtv V6 TB (coupé), muito melhor a nível de chassis, mas mesmo MUITO MELHOR, o carro tem para aí 80.000 kms, está como novo, mas... ando de Alfa 90!!! :)

    São carros extremamente bonitos, mas depois falta-lhes o que a Alfa Romeo tinha para dar há 10 anos atrás: aquele sorriso estúpido que não nos sai da cara! ;)

    Agora, não é por isso que não se devam valorizar estas versões, antes pelo contrário. O desenho Pininfarina é do mais bonito e elegante, principalmente no coupé na minha opinião, e as versões V6 têm ainda alguma alma Alfa Romeo, mas só no motor e na sua sonoridade. Os 4 cilindros Fiat são conhecidos essencialmente pela sua fantástica elasticidade (impressionante mesmo) e pela robustez e manutenção fácil.

    Ao preço que estão acho que qualquer versão é uma excelente compra.
     
    Carlos Vaz gostou disto.
  9. Grande maquina, parabéns
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página