Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alfa Romeo GT Junior

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por tiagomlalves, 5 Mar 2015.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por tiagomlalves, 5 Mar 2015.

  1. Viva,

    Há uns tempos que ando a pensar em adquirir um Alfa Romeo GT Junior. Sempre gostei do design do carro e tenho saudades de andar num carro que tenha um bom som de motor :)
    Assim queria recorrer à vossa opinião sobre o seguinte:

    A minha preferência era por um 1600 por ter 110cv (em vez dos 90cv do 1300). E que estivesse bom o suficiente de chapa para que não tivesse que me preocupar nos próximos 2-4 anos.

    Vale a pena focar-me na procura de um 1600 ou um 1300 é igualmente bom?
    Quanto pode valer um carro nestas condições?
    Há alguém que tenha um e que lhe queria dar uma boa casa?
     
    nuno granja gostou disto.
  2. tiagomlalves e Gilberto Rodrigues gostaram disto.
  3. Boa tarde.

    Antes de mais, parabéns pela escolha.

    Se a escolha incidir, pelo que leio, sobre os " GT Júnior ".

    Os " Scalino " são os de maior valor de mercado, em relação aos da 3a e 4a séries.
    E em relação aos GT 1600 Júnior.

    Mas é uma questão de escolha e gosto pessoal.

    Julgo que será mais fácil encontrar no mercado nacional, o GT 1300 Júnior pós-1971
    e o GT 1600 Júnior.

    Boa sorte alfista ! :)
     
  4. Tanto o 1600 como o 1300 são bons o suficiente. Se procuras sonoridade é o 1300, se procuras força em todos os regimes e equilíbrio é o 1600.

    O grande problema destes carros (1600 e 1300 Gt Junior últimas séries) é que aqui em Portugal venderam-se até 1981 e muitos foram montados na Movauto em Setúbal e não em Itália. Conclusão: geralmente estão maus de chapa e a "originalidade" dos livros não é encontrada.

    Em relação a preços, é difícil estar a mandar assim para o ar. Mas ultimamente aparecem entre os 4000 euros e os 20000 euros, sendo que na minha opinião o de 20000 euros é sempre muito mais barato. Noto também que já está a ficar difícil, quase impossível, arranjar Alfas destes e outros a bom preço e em bom estado e muito provavelmente daqui a 1 ou 2 anos não há mesmo nada a que possamos chegar, só mesmo acima dos 20000 euros...

    Em relação ao 2000 gtv aqui citado, é um bom negócio, mas ainda tem muito trabalho pela frente, trabalho esse que vai custar dezenas de milhares de euros se bem feito.
     
  5. Obrigado pelo link José! Também tinha visto!
    Como disseo Pedro esse carro provavelmente requer muita atenção. Eu gostava de algo que pudesse andar uns 2-4 anos sem ter que meter mãos à obra!

    Não querendo de forma alguma desvalorizar o trabalho que alguém possa ter feito no carro, 20K parece-me um exagero. Fazendo um restauro a fundo facilmente se gasta esse valor. Mas o carro efectivamente vale um valor desses?
     
  6. Não sou eu que dito os preços, é o mercado. No caso dos Bertone, existem casos em Portugal em que os carros foram vendidos por 50.000 e por 60.000. É fácil alguns modelos mais interessantes como os Giulia Sprint Gt ou Gt Veloce, mesmo até os 1300 gt Junior scalino ou ainda os 1750 gtv 1a série atingirem os 35.000 ou 40.000.

    Se 20.000 te parecem um exagero, experimenta comprar um gt Junior por 4000 e restaurá-lo como deve de ser a ver qual o preço que vais gastar no final.

    Se queres um Alfa para te dar prazer e que andes com ele sem gastar dinheiro durante uns anos, o melhor é sempre gastar mais dinheiro inicialmente na compra, mas isso sou eu a dizer...
     
  7. Aliás, pegando no que disse em cima, o melhor exemplar que existe neste momento à venda em Portugal é este:

    http://www.coolnvintage.com/portfolio-item/alfa-romeo-giulia-aluminium-body/

    Quase de certeza que será o primeiro a ser vendido e quem o comprar faz um excelente negócio. Andei no carro e podem-se contar pelos dedos de uma mão os Alfa Romeo que conduzi neste estado, é sublime, extremamente bem feito, excelente suspensão e "handling", um de poucos. Pena o motor 2000 que, opinião pessoal, apesar de estar NOVO não deixa de ser um 2000...
     
  8. Caro Pedro,

    Concordo consigo. Modelos mais especiais têm que valer mais. E quem faça um restauro de A-Z num carro destes facilmente gasta valores desta ordem de grandeza e consequentemente parece-me bem que peça mais dinheiro também pelo carro.

    A minha questão era no contexto de um GT Junior 1300 "normal" num estado ok (com alguns pontos de ferrugem e marcas do tempo mas bom suficiente para dar uns passeios e estar seguro na estrada) :) Qual seria um preço razoável?
     
  9. Duas questões adicionais:
    - Porquê fugir de carros da Movauto?
    - Como se pode confirmar o número de chassis e número de motor para um determinado carro?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página