Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alfa Romeo 1750 Gt Veloce

Tópico em 'Alfa Romeo' iniciado por João Tomás, 29 Ago 2013.

Tópico em 'Alfa Romeo' iniciado por João Tomás, 29 Ago 2013.

  1. Boas Tardes

    Possuo um Alfa Romeo 1750 Gtv, e agora que tenho algum espaço de garagem e tempo estou interessado em restaura-lo.

    Na altura em que fiquei com ele trabalhava e andava, mas de carroceria já se encontrava um pouco mau.
    A chapa não foi devidamente reparada pelos antigos 5 proprietários, os arranjos limitavam-se ao pintar por cima. O resultado é um camada de tinta mais espessa que a própria chapa, e nalgumas zonas é essa camada de tinta que segura o chassis em vez da chapa que foi apodrecendo.

    Tenho algumas duvidas em relação ao carro, a primeira é se já é um primeira versão ou segunda versão

    Isto porque me foi dito que estes primeiras versões tem muito mais valor e não sei até que ponto esta afirmação deve ser levada a serio!

    Outro ponto que queria abordar foi que há cerca de um ano tive uma oportunidade de negocio e fiquei com um chassis que me parecia igual e fiquei com o chassis pois encontra-se em muito bom estado de chapa.
    Só depois verifiquei que este chassis penso ser um 1300 gt junior pois tem a tal frente de step nose eu não é igual á do 1750/2000 gtv!Tenho muito pouca informações ou nenhumas acerca deste chassis. O chassis vinha com bancos e tablier.

    Gostava que os mais entendidos pudessem dar uma ajuda. Vou por algumas fotas para mais fácil identificação

    Melhores Cumprimentos
     
  2. Força no restauro, venham daí umas fotos do italiano.

    Abraço
     
    João Tomás gostou disto.
  3. Boas tenho algumas sim vou usar um site de acolhimento e depois posta-las aqui.

    São fotos de uma carcaça e muito mau estado, ferrugem, mas quem aprecia clássicos já deve estar habituado a issorolleyes.gif

    Entretanto nos próximos dias vou saber se vai ser ou não possível recuperar o chassis do 1750 pois tem alguma ferrugem na zona critica das longarinas.

    Abraço
     
    Fabio Joel Fernandes gostou disto.
  4. Avance com as fotos e as dúvidas.

    Há neste fórum quem o possa ajudar.

    Pedro Ferreira
     
  5. Ai vão! Estas são do que eu penso ser um 1300 gt junior! As do 1750 gt veloce amanha tiro fotos

    As minhas duvidas principais são saber qual o modelo e idade deste chassis

    e como diferenciar se é primeira ou segunda serie um 1750 gtv



    [​IMG]



    [​IMG]

    Abraço
     
  6. Só agora reparei quem era! Passei pelo seu carro em cascais no sabado. Está excepcional! Parabens!

    Entretanto reparei que as fotos se foram... vou aloja-las novamente e adicionar algumas do 1750

    Cumprimentos
     
  7. João, é mais fácil usares o sistema de anexar imagens aqui do Portal.

    Quando estás a responder ao tópico, carregas em "Editor Completo" e depois aparece-te por baixo da caixa de texto a opção "Anexar Ficheiros".

    Se precisares de ajuda diz.
     
  8. Bom dia caro João.

    A primeira série dos 1750 Gtv têm de facto mais valor, é mesmo uma informação para ser levada mais a sério!wink.png De qualquer modo não desanime porque mesmo o segunda série é muito apreciado e valorizado.

    As diferenças da primeira para a segunda série são vários:

    - Pedais vindos de baixo
    - piscas frontais sobre os pára-choques
    - farois traseiros diferentes
    - bancos frontais estilo "baquet"
    - motor com filtro de óleo em copo
    - filtro do ar no lado dos colectores de escape
    - pára-choques sem escudetes

    Se o chassis que comprou é de um 1300 gt junior scalino infelizmente não vai dar para 1750 Gtv segunda série muito por culpa dos pedais que no scalino vêm de baixo e no 1750 gtv segunda série vêm de cima... entre outras coisas. Se o 1750 Gtv for 1ª série dá, mas ainda tem que se gastar algum tempo, dinheiro e trabalho a modificar a frente. Os painéis exteriores são fáceis de arranjar, mas os interiores não existem. Por ultimo convém realçar que legalmente a troca de chassis não é bem vinda e, para além de poder ter problemas com a justiça, esse facto vai depreciar imenso o automóvel. Existem alguns casos de 1750 Gtv 1ª série em Portugal com pedais a vir de cima, são carros sem mercado e á margem do mundo clássicos infelizmente.

    Antes de tomar uma decisão pense bem no que fazer e como fazer para que a sua estadia no mundo dos clássicos não seja uma dor de cabeça.

    Espero ter ajudado e quando puser umas fotos dos carros acrescento outros pormenores. Se conseguir enviar o número de chassis da carroceria que lá tem eu dir-lhe-ei com certeza do que se trata.

    Um abraço.
     
  9. Boas Pedro!!

    Muito Obrigado pela resposta!

    Tive a dar uma vista de olhos e em relação aos pedais o da embraigem e do travão vem de baixo so o do acelarador é que vem de cima! Dei tambem uma olhadela no motor e parece ter um copo no lado da saida de escape mesmo junto ao carter.

    A ideia era tirar as chapas podres do 1750 e colocar as deste chasis que pensei ser igual. Tentarei sempre em primeiro lugar salvar o chassis, mante-lo e restaurá-lo sempre seguindo a sua originaliade.

    Sim posso dar-lhe o numero! se conseguisse fazer isso era muito bom. Tambem me tenho estado a esquecer mas o carro nos documentos é de 5 de 1969.

    Melhores cumprimentos e obrigado pe ajuda.
     
  10. Se foi matriculado em Maio de 1969 deve ser mesmo um 1ª série.

    Pedro, o meu é da 2ª série e tem o filtro do óleo em copo por baixo do escape.....

    Abraço,
     
  11. Boa tarde novamente João. O seu carro é mesmo um 1750 gtv 1a série. Coloque aqui umas fotografias dos dois, era muito mais fácil opinar e apreciar! Um abraço.
     
  12. Não será um motor retirado de um primeira série? Tenho ideia de tanto o 2000 como o 1750 segunda série, assim como as ultimas versões doa 1300 e 1600, terem já o filtro de enroscar. Como não estou em casa não tenho maneira de confirmar, mas penso que seja assim.
     
  13. Ó Pedro ando para aqui a matar a cabeça com isto dos 1750 e... não é que se calhar os primeiros 1750 Gtv 2ª série tinham o motor da primeira com o filtro de copo! Enfim, cenas á italiana.

    E 1750 segundas séries com os pedais a vir de cima, mas ainda com o buraco para os pedais de baixo? Como é o teu carro Pedro, já que o teu é dos primeirinhos da segunda série...
     

  14. Pedro,

    O meu tem o filtro de copo mas a base dos pedais não tem qualquer indício de ter sido tapado o acesso para a pedaleira no chão.

    Já o outro, o LH-99-23, tinha uma tampa no chão e era possível ver claramente o recorte do acesso da pedaleira.
    E também tem filtro de copo.

    LH-99-20 ALFA ROMEO AR1380634 1750 GT veloce
    LH-99-21 ALFA ROMEO AR1381359 1750 GT veloce
    LH-99-22 não existe
    LH-99-23 ALFA ROMEO AR 1380833 1750 GT veloce
    LH-99-24 não existe
    LH-99-25 ALFA ROMEO AR1380630 1750 GT veloce
    LH-99-26 ALFA ROMEO AR1380618 1750 GT veloce

    Repara nos números de chassis. Nada de extraordinário sabendo que foram todos importados e matriculados em 11 de Agosto de 1970 mas o meu foi fabricado em 5 de Maio e vendido à Mocar em 9 de Junho.

    Sempre pensei que o LH-99-23 tinha sofrido um acidente e a sua carroceria tinha sido substituída por uma do Giulia Sprint GT ....., o que justificaria a soldadura de uma frente de 2000 .... Trapalhada Alfa.

    Abraço,
    Pedro
     
  15. Ola amigos.
    Tenho Alfa 1750 gtv ano 1970 , foi reparado motor e caixa, deparo que já fui vários mecânicos e não me conseguem afinar os carburadores, enfim cada cabeça sua sentença.Sinto-me triste com esta situacao.
    Venho pedir alguém me ajude vivo na zona de Viseu.
    Abraço viva nosso ITALINO
     
  16. Não há nada que inventar caro António. É comprar uns sincronizadores, basta dois com o adaptador para DCOE. Procure no google por weber DCOE synchrometer.

    Primeiro tem que ter atenção ás borboletas dos carburadores, os veios têm tendência a torcer e as borboletas nunca estão alinhadas. Depois aumente a rotação para as 1500, alinhe os conjuntos de carburadores com os tais sincronizadores e ajuste a mistura.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página