1. Todas as contas sem comentários e que não visitem Portal nos últimos 12 meses, serão apagadas definitivamente da base de dados.
    Fechar Aviso
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alfa Romeo Alfa GT Junior 1600 "O Trevo"

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Luís Filipe R Batista, 22 Mar 2017.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Luís Filipe R Batista, 22 Mar 2017.

  1. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro
    Obrigado Fernando, isto é algo que é transversal a qualquer marca. Nem nos novos é recomendável estar um período tão longo com o mesmo óleo...
     
  2. afonsopatrao

    afonsopatrao Portalista
    Portalista

    Registo:
    3 Abr 2014
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    3
    Isso da direcção não me parece nada normal. Tenho a sensação que há uma afinação qualquer na caixa de direcção para isso (cáster?)...
    O carro continua sumptuoso...
     
    Luís Filipe R Batista gostou disto.
  3. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro
    Sinceramente não faço ideia, e já não me recordo como era a direção de um outro GT Junior que cheguei a ir ver antes de comprar este. Vou aguardar pela ajuda das pessoas mais entendidas nestes carros :)
     
    afonsopatrao gostou disto.
  4. Emanuel Baptista

    Registo:
    3 Fev 2016
    Local:
    Sintra
    @Luís Filipe R Batista não tenho vindo ao portal ultimamente, as minhas desculpas pelo atraso na resposta á sua questão.

    Como lhe disse eu recuperei o meu motor, óleo de rodagem usei o liqui moly classic 20W50 HD um oleo mineral que por ser mais espesso permite um melhor e mais rápido acamar dos diversos componentes, após a rodagem cerca de 3000Km, passei a usar o oleo desportivo da mesma marca 10W60 estou até agora satisfeitíssimo.
    Screen Shot 2017-06-18 at 15.45.52.png
    Screen Shot 2017-06-18 at 15.47.53.png

    No entanto alerto para a espessura do oleo ser fundamental nos carros antigos, as peças tem entre elas tolerâncias maiores, e se nunca foram recuperados e ou usaram olhos minerais. Oleos com espessura menor tem tendência a ter mais fugas.

    Eu no seu caso e porque o motor não foi aberto (não foi pois não?) optaria pelo oleo recomendado no manual original do automovel 10w50


    Screen Shot 2017-06-18 at 13.53.15.png

    O seu termóstato tem que ser substituído, nesses motores está logo a saída do colector de refrigeração, pela corrosão é difícil de retirar, assim muitos optam por anular o interior, a agua está a ir sempre ao radiador, nunca aquece e o motor não atinge a sua performance máxima. Caso não consiga retirar, uma das soluções que foi instalada no meu carro, é introduzir um termostato no tubo de agua adjacente, e posteriormente fixa-lo por intermédio de uma braçadeira.

    Cumprimentos

     
    #44 Emanuel Baptista, 18 Jun 2017
    Última edição: 18 Jun 2017
  5. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro

    Caro @Emanuel Baptista agradeço imenso a sua ajuda. Tem sido difícil encontrar informação e resposta a questões que noutros carros é mais generalizada. Aqui na ilha os mecânicos são duvidosos e não lhes confio este carro, vou aprendendo as suas especificidades e com calma vou fazendo o que é preciso sempre com a ajuda do @Gomes Miguel :)

    Em relação ao motor este foi aberto e reparado, com partes a serem retificadas e levou também uma série de material novo (tenho facturas a comprovar). Visto que desde que o carro foi restaurado até hoje fez pouco mais de 2000km pelo que se pode considerar que ainda esteja na rodagem. Sendo assim irei optar por manter o óleo 20W50 da BP que aqui se consegue arranjar facilmente.

    Estou a planear fazer esta mudança no próximo mês de Julho, irei substituir também o liquido de refrigeração e resolver de uma vez por todas a questão do termóstato (o mais certo é ele nem sequer existir).

    Problemas detetados até agora e a corrigir no futuro:
    - Caixa de velocidades "arranha" na engrenagem da 2ª velocidade, na passagem de 1ª->2ª bem como na redução de 3ª->2ª;

    - Direção pesada e não retorna ao centro, algo se passa com a caixa de direção... só de pensar que terei que a abrir novamente fico doente!

    - Casquilho da barra da suspensão dianteira direita, terei que retirar a barra e de a levar a um torneiro para o substituir;


    A lista de encomendas está quase completa, avizinha-se um natal antecipado para o "Trevo" que eu tanto desejo que se torne um digno Quadrifoglio com estes problemas resolvidos.

    Um abraço,
    Luís
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  6. Emanuel Baptista

    Registo:
    3 Fev 2016
    Local:
    Sintra
    A minha também mas mude só quando for insuportável, para esse problema só tenho uma solução Alfredo que tem oficina na encosta da Luz é um dos melhores mecânicos para o nosso carro, e especialista nestas caixas a minha é para onde vai, são os sincronizares e não há nada a fazer. Deixe aquecer bem o oleo e dê uma aceleradela antes de carregar na embraiagem e meter a mudança, quando se tornar insuportável é a hora de retirar a caixa e mandar reparar. É um dos defeitos deste modelo.

    Paraflu é o melhor para os nossos carros, atenção levam 7lts e se conseguir arranjar embalagens de 5lts é o ideal porque não é barato

    Eu diria que a convergência das rodas não é a correcta tem que mandar alinhar.
    no manual do carro tem os valores
     
    Luís Filipe R Batista gostou disto.
  7. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro

    Obrigado Emanuel!

    O anterior proprietário já me tinha alertado para o problema dos sincronizadores, depois de apanhar o jeito as mudanças entram sem problema. É daquelas coisas com que me irei preocupar mais quando enviar o carro para Lisboa. Não tem sido um grande constrangimento nas voltinhas aqui pela ilha. Depois vou querer conhecer esse mecânico :)

    O Paraflu já está na lista de compras, apenas tenho uma duvida sobre qual comprar, o Paraflu 11 ou o Paraflu UP? Daquilo que fui lendo sobre isto o UP (orgânico) será mais indicado para carros modernos, com mais peças em alumínio e desportivos, ora sendo o nosso motor em alumínio será este o mais indicado? Ou tendo em conta a idade do carro e na altura não haver este tipo de refrigerante opto pelo Paraflu 11 que é à base de etilenoglicol?


    Não tinha ainda colocado a hipótese de a convergência estar incorreta, depois da reparação da caixa o mecânico levou-o a alinhar a direção e era suposto estar correcta... Vou verificar! :thumbs up:
     
  8. João Pereira Bento

    Portalista

    Registo:
    13 Dez 2006
    Local:
    Alcobaça
    Veículos nas Garagens:
    1
    Em Lisboa encontra Paraflu a bom preço em embalagens de 5litros.

    Próximo da Gare do Oriente, rua Conselheiro Lopo Vaz. SulRadiadores.
     
    Luís Filipe R Batista gostou disto.
  9. João Luís Soares

    Staff Portalista Premium Delegado Regional

    Registo:
    24 Out 2007
    Local:
    Maia / Gaia
    Veículos nas Garagens:
    3
    Paraflu 11. O UP pode fazer mal a tubagens mais antigas.
     
  10. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro
    Muito obrigado a ambos! Na próxima semana estou em Lisboa e já me vou abastecer :thumbs up:
     
    afonsopatrao gostou disto.
  11. João Pereira Bento

    Portalista

    Registo:
    13 Dez 2006
    Local:
    Alcobaça
    Veículos nas Garagens:
    1
    Paguei 13€ por cada 5litros, se comprar quantidades há descontos bons. :) Até pode ser que encontre mais barato e não seja necessário perder tempo, também enviam à cobrança.
     
  12. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro
    Impecável! Vou falar com eles e assim evito de trazer os garrafões no meio da mala da roupa :D:
     
    afonsopatrao gostou disto.
  13. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro
    Agora que terminou o verão aqui na ilha estou dedicado a 100% à manuntenção anual que queria fazer já há algum tempo e atualizar o tópico :)

    Adquiri o paraflu e o óleo BP com as seguintes caracteristicas
    IMG_20171020_172505.jpg

    Ao longo destes últimos meses fui analisando o que estava menos bom no carro e fiz uma lista de compras à qual tive de acrescentar uma bomba auxiliar da embraiagem que na última semana começou a deixar marcas na garagem

    IMG_20171012_094351.jpg

    IMG_20171012_094705.jpg

    Ontem levei-o ao mecânico para o colocar no elevador e fazer uma análise mais aprofundada das intervenções que serão necessárias.

    A substituir:
    - Óleo do motor e filtro;
    - Óleo do diferencial (agradecia uma ajuda para saber qual devo utilizar);
    - Liquido do radiador;
    - Liquido da embraiagem;
    - Casquilho do esticador da suspensão frontal direita (já o tinha referenciado e vai ser agora substituido);

    A comprar:
    - Bomba auxiliar da embraiagem;
    - Termóstato, no manual não consigo ter a certeza mas penso ser um deste tipo:
    Termostato.jpg

    - Casquilho da suspensão;

    Tenho já um pedido de orçamento para o que preciso, ao qual juntei um jogo de juntas para a caixa da direção. Esta continua bastante pesada e ontem o mecânico alertou-me que o problema pode mesmo estar na caixa... vou deixar este trabalho (bem como a reparação da caixa de velocidades) para quando tiver o carro em Lisboa mas aproveito que têm o jogo de juntas em stock e já fica tratado.

    À partida vai ser um trabalho simples de se realizar, não tenho infelizmente condições em casa para o fazer e assim será entregue ao mecânico, o qual me pôs à vontade para acompanhar os trabalhos e aprender qualquer coisa :D:

    Após a lavagem de fim de semana :wub:

    IMG_20171012_123306.jpg


    Quando chegar a Lisboa tem já um calçado novo à espera
    image-0-02-05-39aa66e401fb2d6642aff838dff0edf693f6caf9f3dd261047fda82d3464aa82-V.jpg

    Jogo de 5 jantes originais e respectivos tampões foram o presente de aniversário pelos 6 meses que está comigo :D:

    Entrentanto as saídas com ele têm sido curtas, umas idas à praia/café e deslocações para o trabalho (e como fica lindo o parque de estacionamento com o Ghia e o Alfa lado a lado).
    No entanto a ilha é pequena e não dá para esticar muito as pernas como ele me pede :blush:

    Um abraço,
    Luís
     
  14. afonsopatrao

    afonsopatrao Portalista
    Portalista

    Registo:
    3 Abr 2014
    Local:
    Coimbra
    Veículos nas Garagens:
    3
    Já tinha saudades de saber deste Alfa!
     
  15. Gomes Miguel

    Gomes Miguel Clássico

    Registo:
    26 Dez 2014
    Local:
    Águeda
    Já que vais fazer uma manutenção extensa, o que achas em trocar óleo da caixa também?

    Filtro de gasolina também é barato e podes trocar com facilidade. Filtro do Ar, merece uma olhadela.

    Tens o óleo dos travões para ver, se estiver escuro, pensa em trocar também (é chato porque tem que ser sangrado).

    Manutenções preventivas são assim :)

    tudo o que eu possa ajuda, avisa-me.

    Abraço
     
    Luís Filipe R Batista gostou disto.
  16. Edgar.Guerra

    Edgar.Guerra Portalista
    Portalista Premium

    Registo:
    4 Jan 2017
    Local:
    Lisboa
    Veículos nas Garagens:
    1
    Na minha opinião, com essas jantes originais o carro vai ficar a roçar a perfeição.
    Parabéns!
     
  17. João Pereira Bento

    Portalista

    Registo:
    13 Dez 2006
    Local:
    Alcobaça
    Veículos nas Garagens:
    1
    Concordo.

    As outras são giras para um reboque de cães de caça! :)
     
  18. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro
    O óleo da caixa foi verificado e está ainda com boa qualidade, dá para ir rolando até esta ser reparada.

    Fazes-me bem em lembrar do filtro de gasolina, como tive uma fuga esquisita à dias não custa nada trocar por um novo. Filtro do ar passou-me por completo mas já acrescentei à lista!

    Óleo dos travões vai também ser verificado/trocado, é o mesmo da embraiagem portanto troca-se tudo.


    Obrigado Edgar!
    Então agora que perdi um tampão da jante (saltou a caminho da oficina) retirei os outros 3 e fica simplesmente horrivel!

    IMG_20171020_172552.jpg

    Tampão perdido
    IMG_20171020_161547.jpg

    Vou ter de aguentar andar com o carro assim porque não estou com disposição de pagar o que pedem por eles.
     
  19. Luís Filipe R Batista

    Portalista

    Registo:
    21 Jun 2016
    Local:
    Aveiro
    Encomenda acabadinha de chegar e amanhã já tem visita marcada no mecânico :)

    IMG_20171114_211541.jpg
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página

  1. Este site utiliza cookies para o ajudar a personalizar os conteúdos, aprimorar a sua experiência de utilização e manter a sua sessão activa no caso de ter conta registada.
    Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies.
    Fechar Aviso