Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda Tecto De Abrir Renault R5

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Samuel Pacheco, 2 Fev 2014.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Samuel Pacheco, 2 Fev 2014.

  1. Boa tarde,

    Tenho uma duvida em relação ao meu Renault 5, queria colocar um tecto de abrir de lona, mas nos documentos diz tipo de caixa:fechada.

    No Imtt disseram-me que simplesmente bastava um certificado de um ''carroceiro'' que o carro não ficava alterar em termos de segurança e assim.

    Sabem me dizer onde posso arranjar isso? Ou como realmente posso resolver o meu problema?

    Cumprimentos
     
  2. Boas, já fiz a minha apresentação no forum

    Quanto a essa expressão do ''carroceiro'' eu também não percebi bem.

    Pois fui a uma solicitadora minha amiga que costuma ir ao IMTT tratar de varios assuntos e pedi para ela perguntar.

    E o que lhe disseram foi que precisava de um certificado de que a alteração que ia fazer no carro não alterava a segurança essas tretas assim

    Penso que alguém que faço alterações em carro ou algo do genero posso passar esse certificado, so que ainda não encontrei nada, por isso pedia a vossa ajuda

    Cumprimentos
     
  3. Boas,
    Tanto quanto percebi o referido tejadilho a ser acrescentado ao Renault 5 é como se viesse de origem. Na prática a alteração leva a que se corte chapa a nível do tejadilho e após as devidas alterações se faça uma cobertura que tem, pois, alguns passos, a dar não só em termos de infiltração de água como em acréscimo de um tejadilho respeitando a estrutura (gaiola/habitáculo) da viatura.
    Devido a um problema de carroçarias a abertura de tejadilhos em carroçaria rígida obriga a que quem o faz tenha que declarar umas certas coisas sobre as devidas alterações que fez na viatura já que este tejadilho não é de origem nem a carroçaria preparada para tal nem consta no livrete "com tecto de abrir".
    Mas, conheço trabalhos feitos por alguns chapeiros a nível de transformar um simples carocha em cabriolet que só após inspecção do IMTT é que pode ser aprovada em termos de segurança.
    Creio que o problema não é só perguntar ao balcão porque depende de quem pergunta e não tem de imediato a informação precisa e técnica para a qual pretende regulamentação (fotos ou esquema de oficina credenciada para o efeito) resultando daqui uma certa confusão cuja resposta se torna também confusa.
    Na realidade qualquer um pode mandar montar tejadilho de abrir em qualquer viatura, mas o problema é que depois devido à burocracia a viatura pode ser considerada ilegal devido à diferença dos documentos e do que neles está escrito.
    Logo, deve informar-se perante as oficinas credenciadas sobre o que pode ou não fazer dentro da lei e depois vai ter que alterar no IMTT (na inspeção que não tem nada a ver com IPO) e ai chegar a um consenso com os técnicos.
     
  4. Eu percebo o que quer dizer.
    Mas em efeitos praticos o carro não tem que cortar nada, pois já tenho uma carroçaria de origem com o tecto de abrir, não tenho é os documentos dela, mas tenho outro r5 com documentos so que diz tipo de caixa fechado.

    Por isso so preciso da alteração no livrete.

    Agora outra coisa engraçada, é que tenho um amigo que tem uma fiat topolino de origem com tecto de abrir e no livrete consta tecto de abrir fechado.
    Ja ouvi outra historias de carros mais recente com um simples tecto de abrir de vidro assim de origem e no livrete também só diz fechado. Não entendo estas coisas

    Cumprimentos
     
    Luis C Matos gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página