Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda: Sofagem do meu Datsun 120y

Tópico em 'Acessórios' iniciado por António Carlos Gomes, 18 Fev 2007.

Tópico em 'Acessórios' iniciado por António Carlos Gomes, 18 Fev 2007.

  1. Boas para todos. Ao desmontar a sofagem do 120y ao tirar os tubos da ventilação que seguem até ao radiador (Penso eu) reparei que largaram muita água mas tambêm um oleo preto que não sei de onde ele é proveniente. Será isso normal? Fiquei tambêm a saber que no interior da sofagem, têm um mini radiador, deverei eu ter algum tratamento especial com esse radiador, uma vez que o restauro vai-se perlongar por tempo indeterminado?
    Obrigado e até mais
    António Gomes
     
  2. O "mini radiador" é a chauffagem, é apenas um radiador que deve ser em cobre e latão e muitas vezes com o alhete em aço.
    Cuidados a ter em special nenhuns, apenas deves colocar a chauffage dentro de água de um dia para o outro para dissolver a lama e depois se possível colocar água a ferver dentro.

    Após isto tudo tenta com uma manqueira limpar por fora, atenção para não danificares o alhete, e após isso deves sempre fazer um teste de estanquicidade.

    Tens de tamponar um dos tubos e no outro, se só tiver dois tubos, deves colocar alguma coisa que vede com uma entrada para um tubo com ar comprimido á presão de 1,2 bar.
    Pôes em seguida dentro de água e observas se sai algumas bolhas do radiador.

    Se sair estás feito, tens de a mandar reparar se não sair está ok para montar.

    nunca deves pintar ou pôr oleo nesse radiador, pois se o fizeres vai cheirar dentro do carro, se tiver algumas peças em aço e tiverem ferrugem nada mais tens a fazer que tirar com uma lixa. se tiveres de ir a um reparador para tapar alguma fuga podese sempre pedir para estanhar aa partes com corrosão.

    SE necessitares de ajuda caso tenhas alguma fuga eu posso ajudar, estou no ramo.

    Boa sorte
     
  3. Boa noite António a chauffagem vai então passar o dia a nadar em água e depois faço o teste de estanquicidade. Agora pergunto, então se não devo colocar oleo na chauffagem como é que do interior dela já saiu tanto oleo as postas, preto e da outra peça que penso ser o alhete que se referiu saiu tambem uma pasta amarelada? E futuramente se passar no teste de estanquicidade, devo aplicar a chauffagem sem nenhum liquido no interior?
    Esta peça é o alhete?

    Obrigada e até mais
     
  4. Era mesmo oleo ou uma pasta preta? é que ás vezes parece oleo, mas a tendencia nesses casos é ficar mais para o acastanhado devido á temperatura:feliz:
     
  5. Boas
    Sim era uma pasta preta.
    Agora esse pasta cor acastanhada estava no alhete.
    Agora vou tentar fazer o teste de estanquecidade. Espero correr bem.
    Até mais
     
    Miguel Ângelo Martins gostou disto.
  6. Boa noite a todos.
    Alguem desmontou uma sofagem do Datsun 120y? Preciso de ajuda.
    Alguem me sabe dizer se uma mola existente no interior da sofagem, que tem ligação com os fios do interruptor do quente/frio e velocidade, só liga de um lado ou dos dois.
    Sei que desta forma não é facil, mas se alguem poder ajudar eu agradeço.
    Se possivel sem estar a queres abusar eu envio as imagens por email.
    Obrigado e desculpem.
    Até mais
     
  7. É nestas situações que umas fotos como aconselham os mais experientes, dão muito jeito!!
    Não sei como é o sistema mas penso que ajudava uma fotografias , muitas vezes são sistemas muito semelhantes a outros carros da época e assim alguém podia ajudar.

    Relativamente á pasta preta dentro da chauffagem penso que deva ser oleo, talvez uma fuga nos canais de água no bloco do motor, a pasta amarela no alhete parece-me que deva ser um tapafugas que já deveria ser sido usado, não é um bom indicador!!!
     
  8. Boas, acho que desta forma consigo colocar as fotos.
     

    Ficheiros Anexados:

  9. A mola a que se refere parece-me uma resistência eléctrica, se apenas tiver uma penso que o seu motor do ventilador tem apenas 2 velocidades, confirme?

    Se assim fôr, dos dois fios apenas um liga á resitência, isto é , se vêm dois fios do comando do ventilador um deles penso que vai directo ao motor para a velocidade máxima e o outro vai á resistência que depois da resistência vai ao motor para a velocidade mais lenta.

    Se não se sentir á vontade o melhor é ir a uma oficina e falar com um electricista,é mais seguro.
     
  10. Boas. Só tem 2 velocidades. Isso são palavras de quem percebe.
    Essa é a instalação que tenho na sofagem.
    Obrigado e até mais
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página