Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

[Ajuda] Sangramento de circuido Renault 5

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Pedro Russo, 4 Ago 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Pedro Russo, 4 Ago 2011.

  1. Boas

    estou a desesperar com o meu renault super 5 TL 1.1 de 88.

    acontece que sentia que o carro andava a aquecer demais mesmo em dias menos críticos de calor e parado sem andar a ventoinha disparava mais que uma em curtos períodos de 5 ou 10 minutos..

    pelo que achei estranho e julguei se seria do termostato pois foi coisa que nunca tinha mudado, e já que tinha feito limpeza ao circuito e tinha tudo desmontado resolvi comprar um termostato novo na concorrência da marca FAE o qual abre entre 85 - 92 graus.

    lá substitui o termostato, notei que o novo era mais curto na parte da rosca (que fica no interior do radiador) mas uma vez que o diametro era o mesmo o senhor disse que não havia stresses..

    fui fazer o sangramento do circuito:
    -vazo de expansão elevado,
    -abri torneiras da sangramento para sair as bolas de ar
    -quando coloquei o termostato novo foi com agua a sair do buraco do radiador para nao ficar ali ar alojado
    -fiz sangramento a frio e a quente com o carro já ligado
    -fiz todo o processo de sangramento com o vazo de expansão destapado

    o que me está aqui a moer a cabeça é que segundo o manometro da temperatura, o ponteiro ja estava a bater nos 90 graus e nao havia meio da ventoinha disparar...

    e pior que isso foi o liquido começou a fervilhar e a subir no nivel do vazo que se não desligo o carro a tempo havia liquido por todo o lado que aquilo cuspia tudo para fora.

    ja fiz o sangramento por duas vezes e por duas vezes me aconteceu isto.
    não sei que fazer mais :(

    agradecido pela atenção
     
  2. Nao tem oleo na agua, ou vice versa?

    Nao sente compressao a sair pelo vazo de expansao?

    A tampa do radiador nao rem tipo pasta acastanhada?
     
  3. Pedro, falas do termostacto ou da valvula que faz ligar a ventoinha, essa é que aperta no radiador e não o termostacto...
     
  4. boas amigos, ao que parece já está tudo ok.
    ou pelo menos penso eu..

    um amigo meu que também tem um super5 disse-me para dar uma volta curta ao quarteirão com o carro para que a válvula da ventoinha se estreasse a alta rotação do liquido do circuito uma vez que era nova.

    assim fiz e passado uns minutos a ventoinha do radiador já disparou aos 90 graus
    mantive o carro a trabalhar até deixar disparar uma segunda vez.

    reparei depois que a temperatura foi gradualmente descendo.
    dado isto concluo que esteja ok :rolleyes

    em relação as questões acima postas por vós, eu chamo termostato penso que seja esse o nome mas de qualquer forma vá é uma valvula que faz disparar a ventoinha do radiador quando atinge um dada temperatura (no meu caso 90graus)

    em relação ao liquido noto apenas que tem algum(Pouco barro ou lama) mas não é nada de especial até porque ja fiz limpeza toda ao circuito e pelos vistos não saíu mais nada, mas é sujidade barro e não ferrugem ou oleo.

    penso que posso estar descansado por agora mas estarei atentos as temperaturas para confirmar normalidade.

    um bem haja a todos e obrigado :D
     
  5. Como o Rafael questionou e bem o que trocaste não foi o termostato..Isso que fica roscado ao radiador não é o termostato é a valvula que faz ligar a ventoinha...também é um "termostato" mas não lhe chamam assim... por isso se alguém lhe aconselhou em mudar o termostato fez bem mas é uma peça que normalmente está situada na saída de água da cabeça do motor e fecha a passagem de água até o motor aquecer e assim que o carro está na temperatura normal de trabalho abre a água....fica uma foto

    Ver anexo 243490


    essa peça pode estar entupida ou agarrada e impedir ou dificultar a passagem de água...Quando os radiadores estão meios entupidos também acontecem coisas estranhas, como a válvula fica na parte de baixo do radiador encostada a um canto pode não passar água suficiente para activar a ventoinha..tive uma carrinha que a única solução foi adaptar a válvula na parte de cima do circuito adaptando um "T" no tubo que vai da cabeça ao radiador, porque nunca ligava a ventoinha nem a 100graus....
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página