Ajuda quero começar...

Rui Ramos D.

YoungTimer
Olá caros colegas eu tenho 16 anos e adoro carros desde sempre, e adoro isto dos carros clássicos, no entanto não faço ideia por onde começar, logo gostava que me dessem "umas luzes" de como começar e o que devo fazer assim como de uma explicação se este hobby sai caro ou se é fácil "manter" para uma pessoa dita "normal"

desde já o meu muito obrigado :)
 

Claudio Vilas

Veterano
Meu caro:
Parabens, por se interessar, pelos carros antigos.

Restaurar um carro é uma coisa aliciante, desde que, se goste muito.
É um processo, onde se gasta algum, por vezes, muito dinheiro.
Se ja tiver um carro, que pretende restaurar, poupa logo mt dinheiro.
Se tiver que comprar o carro, tendo em conta o carro que pretenda, pode por vezes gastar algum dinheiro.
Esta compra, por vezes nao é facil, podemos estar a lidar com pessoas que cobram um valor justo pelo carro, como pode lidar com alguém que tem um carro velho e pensa que vale ouro, aliás, a escolha e aquisiçao do um carro destes, tem que ser feita com ponderaçao, sem pressa, verificar outros e faer comparaçoes. Só depois, decidir, nada de pressas.
Claro que se tiver alguma disponibilidade, as coisas tornam-se mais faceis.
Imaginamdo, que ja tem o carro e quer começar o restauro, prepare-se para todo o tipo de coisas, tente informar-se quais os pontos negro do carro que tem, fazer um "enxoval" comprando peças em falta ou mt detrioradas.
Prepare-se para ver problemas em todos os sitios, o chapeiro que falta, que utliza betume, em vez de chapa nos remendos, o pintor que pintou o carro e este ficou aquem das suas expectativas etc etc etc.
Depois, o electricista, o estofador, aquela peça que custa imenso e que nao permite acabar o carro, enfim, a mecanica, os travoes etc etc muitas dificuldades.
Apesar deste discuro catastrófico, quando o carro esta pronto, andar com ele, é uma vaidade, e sem duvida, compensa largamente as horas perdidas, as dores de cabeça que se tiveram.
Uma coisa muito importante, e que determina de forma mt vincada o sucesso ou nao do restauro, tem a ver com o facto de gostarmos muito, mas memso muito do carro que estamos a arranjar. Se nao gostarmos verdadeiramento do carro, masi vale estar quieto.
Mutas das vezes, vai ter vontade em desistir, tem que ser forte e resistir.
Custo, bem, creio que ja dei uma ideia, mas no fim, se o carro ficar bom, compensa e de que maneira.

Cump

Claudio
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Rui, o Claudio disse tudo, mas eu acrescento uma coisa, comprar um carro já restaurado normalmente fica mais barato...;)
 
OP
OP
R

Rui Ramos D.

YoungTimer
Muito obrigado Cláudio e Rafael.

Mas por exemplo como vou conseguir arranjar conhecimentos de mecânica electricidade chapa etc?
 
Boas Rui,
O Cláudio já disse quase tudo!

Agora depende de ti: Tens algum clássico que gostes MESMO!? Que te diga alguma coisa?
Não te metas num só por meteres, gastas dinheiro e depois chegas à conclusão que não era bem aquele... o que é chato!

Perde 90% do teu tempo a ver, comparar, se gostas mesmo do clássico.... não compres só por comprar!

Tens dinheiro?
Podes já comprar um clássico restaurado. Um bom ponto de partida é aqui o Portal!
Vantagens: Já tens o trabalho todo feito e é só dar à chave! :-D
Desvantagens: Não sabes quem te fez o trabalho e se não for da tua confiança ou conhecimento podes vir a ter problemas mais tarde com o trabalho que tenha sido mal feito!
O mais importante: Não tiveste o PRAZER de trabalhar no carro.
Respondendo à tua pergunta: aprendes mecânica, chapa e electricidade aqui no PORTAL, depois lendo e pesquisando e fazendo asneiras!

Não tens dinheiro?
(Isto é a minha opinião) podes comprar um clássico que possas ir andando, e depois vais fazendo o restauro à medida que vais podendo!
Vantagens: Tens o prazer de fazeres tu o trabalho;
Desvantagens: Demora mais tempo e gastas mais dinheiro!

Espero ter ajudado
 

RicardoGil

Clássico
a IPO é obrigatória por lei caro Rui.

se fores apanhado pelos Senhores Agentes na rua sem inspecção, é o cargo dos trabalhos.

Antes de entrar num projecto destes mais vale andares a procura de MUITOS carros, e depois, de sites, para veres valores de peças, e etc.. um restauro de um carro (qualquer um), mesmo de inicio, levares o carro a chapa.. olha que fica carote.
 
Rui Ramos D. disse:
ok obrigado
:)

mas todos os carros clássicos ou não tem isso?

Txiiiiiiii Rui!!! :D:D:D

TODOS os veículos têm de ir ao IPO que é um sítio onde fazem uma bateria de exames e testes aos carros: Travões, suspensão, pneus... etc. é obrigatório!
 

F.V.Paixão

Clássico
Como pareçe que estás pouco dentro do assunto, ninguém nasce ensinado, vou dar umas dicas. Para conduzires um carro tens de ter carta de condução. Depois o carro tem de ter seguro de responsabilidade civil, inspecção anual em dia e o imposto pago. Quanto mais novo for o carro mais alto é o imposto e de maior cilindrada ainda mais alto é o valor a pagar. O seguro há de vários valores e de várias categorias. Contra terceiros que significa que só cobra os estragos que provocares a outro carro em caso de acidente, ou contra todos, neste caso o seguro paga o estrago a outros e paga uma parte do estrago no teu carro. Esta modalidade é bem mais cara. A inspecção é anual. No caso de ter matricula cancelada, por falta de inspecção nos ultimos 5 anos, tem de ser submetido a uma inspecção chamada B, para ver se está tudo nos conformes e recuperar de novo a matricula, e tem um custo próximo de 100€. Se queres comprar um carro para restaurar convém saber se tem documentos válidos, se não está pendente alguma multa sobre o carro, e pedes a um mecânico amigo para dar uma vista de olhos e saber se é possivel restaurar sem custos exagerados. Por muito bom que possam dizer que está, há sempre problemas que não se vêem e depois são uma surpresa.
Vou parar por aqui e deixar outros companheiros dizerem algo.
 
Topo