Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda quero começar...

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Rui Ramos D., 3 Mar 2011.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Rui Ramos D., 3 Mar 2011.

  1. Olá caros colegas eu tenho 16 anos e adoro carros desde sempre, e adoro isto dos carros clássicos, no entanto não faço ideia por onde começar, logo gostava que me dessem "umas luzes" de como começar e o que devo fazer assim como de uma explicação se este hobby sai caro ou se é fácil "manter" para uma pessoa dita "normal"

    desde já o meu muito obrigado :)
     
  2. Meu caro:
    Parabens, por se interessar, pelos carros antigos.

    Restaurar um carro é uma coisa aliciante, desde que, se goste muito.
    É um processo, onde se gasta algum, por vezes, muito dinheiro.
    Se ja tiver um carro, que pretende restaurar, poupa logo mt dinheiro.
    Se tiver que comprar o carro, tendo em conta o carro que pretenda, pode por vezes gastar algum dinheiro.
    Esta compra, por vezes nao é facil, podemos estar a lidar com pessoas que cobram um valor justo pelo carro, como pode lidar com alguém que tem um carro velho e pensa que vale ouro, aliás, a escolha e aquisiçao do um carro destes, tem que ser feita com ponderaçao, sem pressa, verificar outros e faer comparaçoes. Só depois, decidir, nada de pressas.
    Claro que se tiver alguma disponibilidade, as coisas tornam-se mais faceis.
    Imaginamdo, que ja tem o carro e quer começar o restauro, prepare-se para todo o tipo de coisas, tente informar-se quais os pontos negro do carro que tem, fazer um "enxoval" comprando peças em falta ou mt detrioradas.
    Prepare-se para ver problemas em todos os sitios, o chapeiro que falta, que utliza betume, em vez de chapa nos remendos, o pintor que pintou o carro e este ficou aquem das suas expectativas etc etc etc.
    Depois, o electricista, o estofador, aquela peça que custa imenso e que nao permite acabar o carro, enfim, a mecanica, os travoes etc etc muitas dificuldades.
    Apesar deste discuro catastrófico, quando o carro esta pronto, andar com ele, é uma vaidade, e sem duvida, compensa largamente as horas perdidas, as dores de cabeça que se tiveram.
    Uma coisa muito importante, e que determina de forma mt vincada o sucesso ou nao do restauro, tem a ver com o facto de gostarmos muito, mas memso muito do carro que estamos a arranjar. Se nao gostarmos verdadeiramento do carro, masi vale estar quieto.
    Mutas das vezes, vai ter vontade em desistir, tem que ser forte e resistir.
    Custo, bem, creio que ja dei uma ideia, mas no fim, se o carro ficar bom, compensa e de que maneira.

    Cump

    Claudio
     
  3. Rui, o Claudio disse tudo, mas eu acrescento uma coisa, comprar um carro já restaurado normalmente fica mais barato...;)
     
  4. Muito obrigado Cláudio e Rafael.

    Mas por exemplo como vou conseguir arranjar conhecimentos de mecânica electricidade chapa etc?
     
  5. o que é o IPO?
     
  6. Inspecção Periódica Obrigatória
     
  7. Boas Rui,
    O Cláudio já disse quase tudo!

    Agora depende de ti: Tens algum clássico que gostes MESMO!? Que te diga alguma coisa?
    Não te metas num só por meteres, gastas dinheiro e depois chegas à conclusão que não era bem aquele... o que é chato!

    Perde 90% do teu tempo a ver, comparar, se gostas mesmo do clássico.... não compres só por comprar!

    Tens dinheiro?
    Podes já comprar um clássico restaurado. Um bom ponto de partida é aqui o Portal!
    Vantagens: Já tens o trabalho todo feito e é só dar à chave! :-D
    Desvantagens: Não sabes quem te fez o trabalho e se não for da tua confiança ou conhecimento podes vir a ter problemas mais tarde com o trabalho que tenha sido mal feito!
    O mais importante: Não tiveste o PRAZER de trabalhar no carro.
    Respondendo à tua pergunta: aprendes mecânica, chapa e electricidade aqui no PORTAL, depois lendo e pesquisando e fazendo asneiras!

    Não tens dinheiro?
    (Isto é a minha opinião) podes comprar um clássico que possas ir andando, e depois vais fazendo o restauro à medida que vais podendo!
    Vantagens: Tens o prazer de fazeres tu o trabalho;
    Desvantagens: Demora mais tempo e gastas mais dinheiro!

    Espero ter ajudado
     
  8. obrigado...

    expliquem-me uma coisa, é melhor ter IPO ou não no carro quais as vantagens?
     
  9. a IPO é obrigatória por lei caro Rui.

    se fores apanhado pelos Senhores Agentes na rua sem inspecção, é o cargo dos trabalhos.

    Antes de entrar num projecto destes mais vale andares a procura de MUITOS carros, e depois, de sites, para veres valores de peças, e etc.. um restauro de um carro (qualquer um), mesmo de inicio, levares o carro a chapa.. olha que fica carote.
     
  10. ok obrigado
    :)

    mas todos os carros clássicos ou não tem isso?
     
  11. Txiiiiiiii Rui!!! :D:D:D

    TODOS os veículos têm de ir ao IPO que é um sítio onde fazem uma bateria de exames e testes aos carros: Travões, suspensão, pneus... etc. é obrigatório!
     
  12. Como pareçe que estás pouco dentro do assunto, ninguém nasce ensinado, vou dar umas dicas. Para conduzires um carro tens de ter carta de condução. Depois o carro tem de ter seguro de responsabilidade civil, inspecção anual em dia e o imposto pago. Quanto mais novo for o carro mais alto é o imposto e de maior cilindrada ainda mais alto é o valor a pagar. O seguro há de vários valores e de várias categorias. Contra terceiros que significa que só cobra os estragos que provocares a outro carro em caso de acidente, ou contra todos, neste caso o seguro paga o estrago a outros e paga uma parte do estrago no teu carro. Esta modalidade é bem mais cara. A inspecção é anual. No caso de ter matricula cancelada, por falta de inspecção nos ultimos 5 anos, tem de ser submetido a uma inspecção chamada B, para ver se está tudo nos conformes e recuperar de novo a matricula, e tem um custo próximo de 100€. Se queres comprar um carro para restaurar convém saber se tem documentos válidos, se não está pendente alguma multa sobre o carro, e pedes a um mecânico amigo para dar uma vista de olhos e saber se é possivel restaurar sem custos exagerados. Por muito bom que possam dizer que está, há sempre problemas que não se vêem e depois são uma surpresa.
    Vou parar por aqui e deixar outros companheiros dizerem algo.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página