Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda primeiro Projecto--->ARRANJAR CARRO

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por GustavoBrites, 9 Mar 2011.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por GustavoBrites, 9 Mar 2011.

  1. boas, tal como disse na apresentação vou começar o meu primeiro projecto do meu carro de sonho (Vw type 2 T1/2 mais conhecido por 'pao de forma')...


    Para tal, requisito a vossa primeira maozinha no meu projecto...


    Esta ajuda trata-se na principal, arranjar o carro para restauro, como tal, se souberem de alguem interessado em vender a um preço razoavel ou de alguem com alguma parada sem lhe dar o devido valor avisem...

    Se algum vendedor a quiser vender posso garantir pequenas condições que queira, tais como: manter baptismo original, mandar fotos e actualizações da carrinha, etc...para verem que não foi para mãos de alguem que não quero saber dela...

    Comecei agora a trabalhar para conseguir dinheiro para este projecto que e uma coisa mesmo importante para mim, por isso se souberem de alguem por favor digam que eu agradeço imenso... Já agora, teria de ser alguem que não tenha pressa no dinheiro porque ainda ando a trabalhar para o conseguir, ou seja, não pode ser nimguem que as tenha anunciadas porque esses querem 'livrar-se' porque precisam do dinheiro...teria de ser alguem disposto a fazer acordo e fecha lo (transacçao) apenas mais tarde...mas vão dizendo na mesma outros...

    E claro que depois postarei o avnaço do projecto aqui no forum ;)

    Muito Obrigado a todos pelo tempo dispensado

    Cumps

    Gustavo Brites
     
  2. Gustavo,

    Não me entendas mal, a unica forma de te ajudar é esta;

    Estás iludido e mal informado,

    1º Quem é quem nas Vw Type 2;
    As "pão de forma" não são "T1" e "T2", são VW refrigerados a ar Type 2 e foram produzidas entre 1950 e 1979. Se pretendes ter uma carro conheçe a designação correcta e evita referires-te a ela com expressões de moda, que nasceram com a geração que descobriu gostar de "pães de forma" depois do video clip dos Dzrt. Vais encontrar pela web e por vezes até na imprensa essas expressões. Acredita estão incorrectas e separam as águas.
    Nota: Os VW Type 1 são os vulgares "carochas"

    As Vw Type 2 dividem-se e 2 grandes grupos, as Type2 "Split Screen" que como o nome indica tem parabrisas dividido a em duas partes e as "Type 2 Bay Window" por outras palavras "parabrisas-baia" que como o nome indica, tem um grande parabrisas.

    As Type2 Split Sreen foram produzidas de 1950 até Agosto de 1967 (modelo de 1967) e entre a primeira a última é praticamente tudo diferente, apesar de para ti provavelmente todas "T1". Acredita se quiseres que se colocares uma caixa de direcção de uma de 1953 numa de 1961 ao virares o guiador para a esquerda as rodas viram para a direita. Um modelo de 1950 tem um motor de 1100cc e 25cv de potência a uma de 1967 tem um motor de 1500cc e 44cv.

    Uma Type2 Split Sreen de 1950
    BARNDOOR.jpg

    Uma Type2 Split Sreen de 1967
    BAY_1967.jpg

    Type 2 Bay Window foram produzidas entre Setembro de 1967 (modelo de 1968) até Agosto de 1979 (modelo de 1979), começaram com um motor 1600cc de admissão simples de 46cv e acabaram com um 2000 de 2 carburadores e 70cv., embora nesta série a diferença entre 1968 e 1979 seja menor, fora vidros quase nada é igual. Sairam com motores 1600 (2 versões), um 1700, um 1800 e um 2000cc.

    Type 2 Bay Window de 1968
    BAY1968.jpg

    Type 2 Bay Window de 1979
    BAY79.jpg


    2º Comprar um VW Type 2 há 20 e poucos anos.
    Rewind...
    Em 1988/89 comprei uma Vw Type 2 de 1963 numa sucata, completa a 100%, mas precisar de reparação de motor e com alguns podres. Custou 50 contos (250euros) e pensei que com outros 150 (750euros) resolvia o problema... uma ano depois tinha a viatura pronta e menos 800contos (4000 euros) na conta, isto em 1989.... depois disso ainda precisou de ajustes aqui e ali aos quais perdi a conta mas pelo menos uns 100contos (500 euros) devem ter ido nos primeiros meses.
    Fiz com ela mais de 100.000km de o motor agarrou em 1996 ao passar em Salamanca no regresso de uma viagem a França, a última das muitas que fiz em Portugal, França e Espanha.
    Em 1996 comprei uma Type 2 Bay impec, diz a pessoa que mais sabe de Type 2 em portugal que provavelmente foi a melhor que alguma vez viu em estado original, era uma de 1974 com o motor 1600cc e 50cv., um dono, 60.000km e livro de revisões. Na altura foi um achado mesmo no preço, 400contos (2000 euros) tendo eu gasto mais 150 (750euros) a pintar a parte de cima de branco, estofa-la a meu gosto e uma revisão geral.
    Nessa Bay, fui a Itália e a muitos outros lugares tanto cá como em França e Espanha.

    As minhas "ex" Type 2...
    T2_1963.jpg
    T2SPLIT12-1.jpg
    T2SPLIT13-1.jpg
    T2SPLIT14-1.jpg
    T2SPLIT1-1.jpg
    FRANCA_T2.jpg

    Troia_t2.jpg
    t2_74.jpg

    3º Comprar um VW Type 2 hoje.
    Fast Forward 2011...
    As Vw Type 2 estão hiper inflacionadas e será praticamente impossivel encontrares uma nas mãos dos donos que as compraram como carros de trabalho, sei de dois casos relativamente recentes mas são excepções. Se encontrares esse tipo de dono teras uma chance num milhão, de ele não saber que tem algo muito procurado. Todas as outras estão caras e quase todas à venda estão mal retauradas, ou completamente podres, ou alteradas, ou incompletas.. ou tudo isto num só carro. Por menos de 15.000 euros nunca terás nada de jeito. Na penúltima Classic Car inglesa vinha nos resultados dos leilões uma Samba (a versão da Split mais valiosa) em estado concurso, era um modelo de 21 janelas que vale sempre menos do que uma Samba de 23 janelas, mas mesmo assim foi vendida nos US por 56.000 US$, repara, não "estavam a pedir", "foi vendida" em leilão.

    4 a vida com uma VW Type 2...
    MecÂnica...
    Um restauro de um veiculo em mau estado ficará sempre por 20.000euros, conheço um caso de quase o dobro e não te iludas, sem skills em chapa, mecanica, estofador, electricista etc etc etc etc etc, perdes muito tempo, muito dinheiro e não vais a lado nenhum.
    As Split tem características mecânicas tipo redutoras no eixo traseiro e suspenções da frente por cavilhas, nas quais muito pouca gente sabe mexer.
    Tem muita chapa e uma construção muito específica e mais uma vez pouca gente conhece.
    Mesmo no normal dos VW Ar, motor, caixa, suspenções, são completamente diferente dos carros actuais e por isso exige mãos especializadas,.
    Uma boa noticia, quanto a peças há praticamente tudo, mas a má é que há muita reprodução de má qualidade, mais uma vez é preciso saber escolher.

    O dia a dia...

    Se mantidas em bom estado as VW Type 2 são fiáveis, agradaveis, com uma qualidade de construção e conforto muitíssimo acima da da concorrência na época, sobretudo as "Bays".
    Mais uma vez quem estiver habituado a carros modernos sobretudo a "gasoil", vai dar-se mal pois necessitam de condução muito especifica sob pena de gastarem muito e empatarem o trânsito na primeira subida ou entrada em via rápida.

    Em auto estrada paga classe 2 e é um desperdicio, excepto talvez no caso das 2000cc de 70cv, rarissimas em portugal.


    Se queres ver o que poder corre mal com alguem como tu (presumo) , vai à garagemvw.pt e vê o restauro da "benfas bay".

    Depois desta prosa toda se quiseres mesmo uma Type 2 manda-te, mas já sabes o que te espera.

    nuno g
     
  3. Boas, obrigado pela resposta e pela informação...

    Quanto aos modelos eu sabia, quando disse type 2 estava a me a referir a carrinha, ja que o type 1 era o carocha...e quando disse T1/2 era uma maneira de me referir a split e a bay (respectivamente), queria dizer Temporada 1 e 2, para não estar a escrever tudo, e como já vi em sites referido assim pensei que fosse mesmo...

    Quantos aos problemas já estava em parte consciente, e como é a dos meus sonhos quero mesmo aceitar a velocidade que a carteira o permitir lol

    Conto com a tua ajuda já que tens experiencia em duvidas que me possam surgir


    Obrigado

    Cumps
     
  4. Gustavo,


    Se precisares de ajuda para ver alguma Type 2 apita, dentro da minha disponibilidade arranjaremos tempo.


    Pf vê na garagem VW o tópico da BenfasBay.


    nuno g
     
  5. VW é mesmo com o Nuno.
    Informação completa e deatlhada.
     
  6. Bem , a t2 que vi , se fores ai a sede de lisboa e falares que ela esta na sede do porto eles te dão a morada completa . contudo a sede situa-se junto a praça da republica -Porto, no sentido para a avenida da boavista.

    Contudo , se me permites , gostaria de te perguntar o seguinte ? A carrinha é para uso diario ?

    No restauro , quanto pretendes gastar ? que ideia tens ?

    cumps
     
  7. Obrigado nuno vou ver, a que estou a pensar ir arranjar é a que o alex referiu e esta no porto, tem uma imagem no meu topico de apresentação...se puderes passar e ver, parece me uma boa

    Alex, a carrinha é para participar em enventos e fazer uma viagem de vez em quando, acamapar etc...maximo uns dias de 2 em 2 meses, nunca uso intensivo, estou a pensar adquirir uma e depois ir trabalhando no verão etc devagar e com calma e á medida que vou arranjando dinheiro vou restaurando aos poucos...

    Obrigado

    Cumps
     
  8. Ah, a minha ideia era por lhe 5 lugares e atras espaço para bagagem, fogao, lava loiças e frig tudo camuflado com os estofos...tb estava a pensar por lhe uma espreguiçadeira fixa no tejadilho...que vos parece?


    Se acharem que e um desperdicio fazer lhe isso monto a original como se viesse de fabrica...

    Voces e que percebem do assunto

    Cumps
     
  9. Nuno em grande entrada à campeão
    Com um esclarecimento destes é sempre mais fácil e previsível entrar num projecto destes
    VW ... é com ele
     
  10. Sendo assim a conversa é outra . Para uso diario , defacto como foi dito pelo senhor Nuno , e resumidamente , não se aconselha .

    A em questão e toda fechada . Defacto para pores com as tuas intenções (fogoes e etc) esta tinha que ser cortada para acrescentares uns vidros laterais .

    Cumps
     
  11. Pois está eu reparei...

    Já liguei para lá e não pertence à embaixada, a partida será uma associação qualquer que ele me deu contacto...estou a espera de resposta à chamada
     
  12. :) ... já é um passo . é só aguardar . Se o negocio se realizar , se precisares de ajuda para transporte diz . Cumps
     
  13. Bem, depois de muitas chamadas reencaminhadas la consegui falar com a secretaria da ordem que esta no algarve (Porque é que sempre que preciso de algo a pessoa em questao está fora??)...ela sabe qual e a carrinha e vai falar para o Porto a ver se não a usam mesmo e se faz falta ou não...quarta ligo novamente a ver o que se arranja...


    Obrigado

    Cumps
     
  14. Ela vai confirmar se a usam ? ahahah . Ah cada uma xD
     
  15. Ia...eu estava farto de insinuar que não a usam...

    Btw quanto achas que aquilo vale? não quero que me peçam imenso por aquilo se não valer tanto...
     
  16. Para comprar bem comprado , e ter ali umas massas para gastar ... 1000 euros no maximo .

    Mas ... a ver vamos . E depois a que ter em conta que se tiveres as notinhas na mão é outra coisa , se bem que nao estamos / estas a lidar nem com particulares nem stands ...
     
  17. Então 1000 euros e já estou a ser simpático né?

    Eu se o negocio se verificar só lá devo ir buscar para lisboa no verão, porque como sou de longe não sei se tenho tempo antes...mas de qualquer forma não se devem importar ao tempo que aquilo lá está...

    Tambem so devo conseguir pagar no verão...estou a trabalhar ainda
     
  18. nao ofereças ! ofereçer sem ver torna.te um mau comprador . Deixa eles dizerem que valor podem fazer ah carrinha . Depois dizes que então vais te deslocar assim que possivel junto dela . Ou perguntas aonde e com quem podes falar pessoalmente sobre esse negocio .
     
  19. Certo...Tou a ver que tenho de ir lá um fim de semana de proposito para ver se a carrinha esta boa...

    o que devo verificar mais importante?
     
  20. Pois , caso te possam fazer um preço que tu aches aceitavel , teras mesmo que vir ver a carrinha e de preferencia ja com o dinheiro na mao .

    Ui , bem , para mim o mais importante é o interior e os podres . Motores é tirar um e por outro ... agora podres nao é qualquer um que os trata em condiçoes e estufadores , é preciso encontrar os "old school" .
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página