Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda No Modelo Desta Motorizada

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Helder duarte Barata, 3 Jun 2014.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Helder duarte Barata, 3 Jun 2014.

  1. Bom dia,
    Gostaria se me podem se ajudar a descobrir o modelo desta motorizada e todos os promenores.
    a mota era do meu Avô,quando era vivo sempre disse que esta mota era para mim. agora decidi me em restaura-la. no livrete so esta marca EFS modelo MOTOBIL.
    Gostaria e se me podessem ajudar ficava muito agradecido.
    no link da meo cloud tao varias fotos dela.

    https://meocloud.pt/link/7589045d-b496-435a-bf72-0e69897251bb/mota/

    cumprimentos
    Helder Barata
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Boas,

    Não conheço a mota na totalidade nem sou especialista em motos, mas do motor isso sei onde é que ele foi feito aqui no Norte porque afinal foi feito na Fundição Sonafi situada aqui perto de minha casa e juntamente com outros motores para motorizadas da Sachs e onde eu era forneiro e operador de maquinaria da fundição injectada e isto antes de me casar há 25 anos atrás.
    O material do motor é o "Zamak", cujo nome técnico vem de Zink-Aluminium-Magnesium-Kupferque e afinal é a denominação genérica de diversas ligas metálicas com ponto de fusão entre 385 °C e 485 °C e cujo segredo de ligas (Zinco, Alumínio, Magnésio e Cobre) nas doses certas eu sei muito bem dado ter sido forneiro e metade dos lingotes serem de uma outra fundição.
    Os motores saiam dos moldes das máquinas e depois tinham uma furação realizada por um senhor, hoje já reformado, totalmente invisual que trabalhava quase ao meu lado. Também se faziam inúmeras peças de fechaduras e chaves, puxadores, carretos de pesca, tacos de golfe, bujões de gás, corpos de válvulas reguladoras, etc.
    O lingote de Zinco tem a denominação europeia de EN1774 e eu mesmo possuo planos inteiros de montagem de uma outra fábrica de fundição idêntica. De resto somente sei de que liga é feito este e outros motores mesmo de viaturas ligeiras.
     
    João C Fonseca gostou disto.
  3. Pelo deposito e malas e de uma EFS. nos cubos das rodas diz E.F.S ?
    Tenta tirar uma foto completa da mota para se ver melhor
     
  4. À partida será uma Motobil (EFS) 220m Rekord Sport...
     
    João C Fonseca gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página