Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda Na Aplicação De Bomba Electrica Fiat 128

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por luis miguel r costa, 3 Nov 2013.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por luis miguel r costa, 3 Nov 2013.

  1. Olá,
    Venho pedir se alguem sabe como aplicar bomba de gasolina electrica no fiat 128,
    Qual o tipo de bomba, qual a melhor marca,onde arranjar(comprar),esquema de ligações,onde aplicar,informações de quem já aplicou e grau de satisfação,etc,etc..
    Desde já o meu obrigado
    Luis Costa
     
  2. Luís,

    Fiz essa modificação no meu 128 pouco tempo depois de o ter comprado. Vale bem a pena, por várias razões, e a minha estava nas lonas por isso resolvi o problema assim.

    Eu comprei uma bomba da Facet (há mais baratas ainda, mas prefiro confiar num nome com reputação), através da eBay. Se quiseres posso ver qual foi e enviar-te os detalhes por MP.

    Acho que expliquei o que implicava a montagem no diário de bordo, mas de qualquer forma fica um resumo:

    - A bomba deve ser montada junto ao depósito, e o mais baixo possível. Eu montei-a no fundo do carro, junto ao sítio onde o tubo flexível que vem do depósito liga ao tubo metálico que corre o fundo do carro até à frente. Além de ser o sítio ideal para as ligações dos tubos, tem um canto aconchegado onde ela fica protegida.

    - A bomba deve ser montada com apoios elásticos para amortecer as vibrações, e não as transmitir à carroçaria. Normalmente são vendidos à parte, mas como eu sou um gajo forreta fiz os meus próprios apoios assim:

    Imagem553Small_zps99d01cd8.jpg

    Levou um bloco de espuma de alta densidade entre a bomba e a carroçaria, e foi aparafusado com umas anilhas. A parte maior são anilhas que tirei de uns parafusos de montagem, a parte estreita são uns pedacinhos de tubo fino que cortei à medida. Assim não há contacto directo da bomba com os parafusos, e amortece-se bem as vibrações, a bomba é inaudível com o motor a trabalhar.

    Depois há a questão das ligações. Podes utilizar um relé directamente do canhão de ignição, mas não aconselho. Eu fiz um pequeno circuito de controlo com dois relés:

    Imagem595Small_zps401e4115.jpg

    O relé verde liga com a ignição, e o relé prateado faz comutação. Este liguei-o ao sensor da pressão de óleo, e assim quando não há pressão, a bomba é desligada. Mas fica a dar corrente ao pequeno botão que se vê à direita, carregando nele pode-se atestar o carburador antes de pôr o motor a trabalhar (útil para quando o carburador está vazio depois de alguns dias imobilizado).

    Outra questão tem a ver com a necessidade de desactivar o retorno do carburador. Como a bomba mantém a pressão e não é vulnerável à criação de bolhas de gás como a bomba mecânica, não é preciso nem é aconselhável manter a linha de retorno, por isso essa parte deve ser fechada. Podes tirar o tubo de saída, abrir uma rosca e pôr um tampão, ou então simplesmente pões um pedacito de tubo e apertas-lhe um parafuso dentro... é rude e pouco elegante, mas funciona.

    Bom, acho que já cobri os aspectos gerais da conversão... manda as tuas questões e eu respondo.

    Posso dizer-te que fiquei muito satisfeito com os resultados. Não foi a primeira vez que o fiz, aliás, esta é uma das modificações que faço em muitos dos meus carros (o 124 Spider também tem). Vale a pena, e se estiveres disposto a fazer o trabalho, não sai muito caro.

    Um abraço!
     
    Marco Pereira gostou disto.
  3. Olá ,Eduardo Relvas.
    O meu obrigado pela atenção e disponibilidade.
    De certo que lhe irei fazer mais questões"chatear".
    Varias pessoas dizem que não resolve ou é dificil pois á a questão da pressão da bomba em bars e tem que levar um redutor de pressão ,etc, etc.
    Por cá não se consegue arranjar a dita bomba nas lojas peças auto?
    É que eu pela net não sei fazer nem tenho "paypal"
    Um abraço
    Luis Costa
     
  4. Este é o tipo de equipamento que nem todas as lojas têm, é um equipamento mais especializado, e dedicado aos clássicos. Eu em tempos consegui comprar uma aqui numa loja, mas foi encomendada de propósito para mim. Essa é a que tenho no Spider, e custou-me os olhos da cara naquela altura.

    Há bombas de baixa pressão, que não necessitam de regulador de pressão, e as que eu comprei são exactamente dessas. Nenhum dos meus carros usa regulador, e não tenho problemas. A da Facet do 128, estive agora a ver, é de 4 PSI. Aqui tens o link de uma igual.

    Talvez haja casas especializadas em clássicos que tenham, mas provavelmente será mais cara.

    Um abraço!
     
  5. Olá mais uma vez obrigado,
    De certo que vou continuar a "incomodar".
    Não dá para mandar o esquema das ligações em desenho para o maill,com as repectivas ligações e numero dos contactos dos relés e bobines ,botão ,bomba,etc.
    Assim atraves da foto baralha um pouco.
    Outra pergunta se por acaso arranjar uma outra bomba de outra marca mas com a mesm apressão 4 PSI,quer dizer que obtenho o mesmo resultado?
    um abraço
    Luis
     
  6. Não sei se será o mesmo resultado, porque aquela bomba em particular foi mesmo concebida a pensar nos carburadores dos carros antigos, dependerá do modelo em questão.

    Eu penso que tenho o esquema feito algures, sim. Vou ver e depois ponho aqui.

    Abraço!
     
  7. Obrigado,
    Cá fico á espera ,logo que possivel claro.
    Um abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página