Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Agua desaparece.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Bruno Rafael Ferreira, 14 Nov 2011.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Bruno Rafael Ferreira, 14 Nov 2011.

  1. Boas noites.

    No meu vw golf mk1 a agua do reservatório de refrigeração evaporasse toda, já verifiquei os tubos e não estão rotos! o recipiente também não.:wacko:

    Quando retiro a tampa depois de para o carro está meio a borbulhar.

    O que poderá ser?

    Obrigado.
     
  2. Receio que possas ter queimado a junta. Pelo menos parem-me sintomas disso. Podes levar a um mecânico em condições e ele testa a pressão do circuito de refrigeração, verificando se realmente não está a conseguir conter os líquidos.
     
  3. Vê o estado do oleo e confirma se não está com agua...

    Se estiver, tens a junta da cabeça queimada.
     
  4. Também sou da opinião que deve ser a junta da cabeça, mas lá está, nada como ir a um mecânico.
     
  5. Tbm vou na opinião que deve ser junta queimada, a compressão do pist esta a ir para o sistema de refrigeração através de alguma fissura na junta da cabeça, o ar entra no circuito chegando o radiador e a válvula da tampa do radiador deve abrir e expulsa o ar para o reservatório, que por sua vez expulsa a agua que se encontra nele. isto agrava quando andas em regimes altos, mal paras o carro se fores ver o reservatório parece que tem agua a ferver "CHALEIRA" mas é apenas o vapor a sair do radiador. tbm podes ver a bomba de agua se a junta esta ok e as palhetas da turbina, a válvula de termostato se esta a abrir "os dois tubos de radiador tem de ficar quentes" tbm podes ver se a tampa do radiador esta boa, pode estar ressequida e entra ar no circuito.
    ate descobrires deves repor agua no radiador todos os dias de manha e andar muito de vagar para não aquecer isto se tiver mesmo de ser porque não devias andar assim

    Boa sorte
     
  6. Em principio será a junta queimada, mas nesses motores convem testar a cabeça e faceja-la.
    Abraço.
     
  7. Podes fazer as verificações que o Telmo disse, se estiver tudo OK provavelmente terás que abrir o motor.
    Também pode ser o bloco estalado, mas ia mais para a junta.
     
  8. Boas a todos, eu só andei com ele á uma semana e depois parei logo.Ele levou um aquecimento numa viagem que lhe fiz , quando reparei parei logo, depois não queria pegar.
    Passado um tempo pegou e lá fez 35km e veio até casa. Com a junta queimada ele andava assim? Mas sim no fim da viagem abri o reservatório e lá estava a chaleira. se for a junta basta abrir facejar a cabeça e colocar junta nova? Ou passado um tempo volta tudo ao mesmo? Vou tentar sangrar o circuito de água a ver... para já.

    Obrigado a todos.
     
  9. Boa noite,parece junta queimada, com o motor a funcionar se no deposito aparecer bolhas é a junta, verificar cor do oleo, se estiver claro é da agua.
     
  10. Do que o user telmo disse só a chaleira é que lá existe.
    O oleo está preto, como normal.
     
  11. Já se verificou se o radiador está em condições?
     
  12. a agua pode estar a sair de duas maneiras, a compressão entra no sistema de refrigeração e expulsa a agua pela zona mais vulneravel "Tampa de reservatorio" ou a agua vai para o piston e é expulsa pelo escape. nem sempre a agua vai para o oleo ou o oleo para a agua, eu ia por um despiste "barato" mudar termostado, radiador,Bomba de agua, e se tiver na mesma ai sim junta nova, e ficava com um carro 5*
    agora se não tem amor o carro e quer passar a batata quente a alguem é meter uma tampa de radiador com mais Bar e boa venda
     
  13. Telmo a ultima parte era desnecessária, mas não vou vender claro :)
    Bem eu ia mudar isso tudo agora, mas relembro-me que o carro deita um pouco de fumo branco,pelo menos em frio(o que poderá ser velas) mas isso é outro assunto. Fumo branco é sinónimo de agua nos cilindros?
     

  14. Pode ser, na minha opinião acho que devias consultar um mecânico
    e não comprar nada, o problema pode não ser nada do que se aponta e é dinheiro mandado fora, ás vezes poupar sai caro, em 40 anos de profissão já vi acontecer muito disso.
     
  15. era o meu sentido de humor "negro" pode fazer um teste de pressão o circuito de radiador "acho que não vão cobrar nada" tenho a certeza que vai perder pressão tente ver durante o teste se a agua escorre por algum ponto do motor radiador tubagem o mínimo que seja, o carro tem de estar desligado assim a agua se sair não vai evaporar com a temperatura do bloco por vezes as fugas de circuito nem tocam no chão tive um caso que era na bomba de agua e o anticongelante escorria pelo bloco e mal chegava o cárter era logo evaporado apenas deixava uma mancha branca.
    podia sempre restaurar o radiador n sei o seu estado mas sou adepto do novo o restauro vai soltar pontos de ferrugem e abrir novos orifícios no interior e pelos valores cobrados "50eur em lx" vale mais novo
    a sua ventoinha é mecânica?
    pode fazer outro teste meta o carro a trabalhar com a tampa do radiador aberta assim que o termostato abrir ou a ventoinha disparar se na boca do radiador surgir um borbulhar ou eu não percebo nada disto ou então e junta queimada.
    mas nada como consultar n um mas vários mecânicos e ouvir
     
  16. se tiver alguém que tenha uma mini Cam de video tipo esta

    [​IMG]

    tirava as velas e inspeccionava os 4 cilindros durante o teste de pressão do circuito de refrigeração mas não estou a ver uma oficina com isto, ganham mais horas a abrir cabeças

    la esta o tal humor "negro"

    se for mesmo junta queimada não basta mudar a junta tem de se descobrir o porque dela ter queimado muita gente muda apenas a junta depois volta a queimar porque não foi o fundo da questão, o queimar da junta pode ser uma consequência de algo mais ou então o seu prazo de vida ultrapassado tanta oficina bem falada por ai que apenas muda a junta e plica um rectificação de cabeça ou diz que aplica, e nem se dão o trabalho de ver os porquês.
     
  17. É como mudar um fusivel fundido sem se ver o porquê dele fundir.
    Se ao parar o motor ouve esse borbulhar, é excesso de temperatura. Pode ser a bomba de água ja a trabalhar mal. Pode haver uma entrada de ar pirata no circuito. Até o termostato pode estar avariado. Estas peças devem ser mudadas periodicamente, dependendo de cada marca, conforme a indicação do fabricante. Assim como as correias, os oleos e filtros.
    Em principio a junta da cabeça já foi à vida e a água sai em vapor pelo escape. Quando se fala em água, deve-se falar em liquido de radiador.A água não dá boa saúde ao motor.
    O que tem a fazer é consultar uma oficina de confiança e pedir uma vistoria a isso, orçamentada para não ter surprezas desagradáveis. No caso de ter de ser reparado peça também um orçamento.
     
  18. Ainda estou na esperança de não ter ido a junta , mas antes de meter a mão na massa vou consultar alguém mais especializado. A seu tempo porque as coisas não estão boas para ninguém.

    Obrigado a todos.
     
  19. claro que sim, mas já leva umas dicas do forum
     
  20. Vou levar as dicas com certeza, mas se o estrago for muita nota, penso inovar em termos de motor a seu teeeeeeeeeeeeeeeempo....
    Pa não passar de cavalo para burro.

    Thanks Telmo ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página