Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

afinar carburadores alfa romeo

Tópico em 'Mecânica' iniciado por jorge freitas, 27 Dez 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por jorge freitas, 27 Dez 2009.

  1. Boa noite

    Alguem me dá um tópico como se afina carburadores duplos do Alfa Romeo 33 1.3?
     
  2. Re: afinar carburadores alfa romeu

    Num mecânico que perceba da poda;). olha que não é com conselhos através da net que chegas lá...
     
  3. Re: afinar carburadores alfa romeu

    Olá,

    Pois é.....não é nada fácil, os carburadores do meu Alfa são afinados numa estrada a fundo....existem aqui perto umas rectas mesmo apetitosas B), de vez em quando.....lá vai ele a afinar os carburadores, hé..hé..hé...:D:D

    Abraços,

    António Mimoso.
     
  4. Re: afinar carburadores alfa romeu

    é exactamente como o Sr António disse, pegar nele, leva-lo a um AE e dar-lhe um bocadinho de pau...
    quando chegar a casa, esta impec
     
  5. Re: afinar carburadores alfa romeu

    Eu tenho um Sprint 1.5 de dois duplos também... Essa coisa de afinar em andamento é muito bonito e até dá algum resultado, mas não há nada com ser um mecânico com experiencia! De facto se andar uns km's em Auto-estrada com uma rotação elevada o carro fica mais limpinho e o trabalhar mais afinado, mas se conseguir juntar os dois, um bom mecânico a fazer a afinação de ouvido depois de dar uma esticadela na Auto-estrada, vai ver que é diferente, eu já experimentei e de facto, além de o carro fazer consumos mais baixos o trabalhar parece muito mais saudavel!

    Abraço!
     
  6. Nenhum carburador de um Alfa Romeo ou de outro carro qualquer se afina por andar a fundo numa qualquer estrada, isso é um mito. Por andar a fundo só limpamos carvão e isso dá-nos a sensação de que o carro ficou melhor.

    Nenhum carburador se desafina por Obra e Graça do Divino Espírito Santo.

    Um carburador só se desafina se lhe andarmos lá a mexer, os parafusos de afinação não se mexem sozinhos. Estão na mesma posição que os deixamos da última vez.

    Existem muitas variantes que levam ao que de uma forma comum se chama afinar carburadores e partem todas de outras situações que nada têm a ver com os carburadores em si.

    Aquilo a que a maioria das pessoas chama afinar carburadores é na verdade desafinar carburadores para novos parâmetros que permitam lidar com situações a jusante dos carburadores (e em muitas situações é correcto e prático de fazer para obter resultados satisfatórios).

    Isto levaria falar de muita coisa como ponto do motor, folga de válvulas, avanço, etc.

    Uma vez feita toda a operação correcta de jusante para montante os carburadores terão a obrigação de fazerem cerca de 10.000 Km (+/-) sem que se lhes toque, depois nos outros 10.000 seguinte teremos que progressivamente fazer a desafinação para os novos parâmetros e talvez por diversas vezes (2/3) e depois temos que voltar a falar daquilo que falei no paragrafo anterior.

    Fora isto existem ainda problemas colaterais, como a má montagem dos carburadores, falta de limpeza, desgaste de bóias e agulhas e até falta de peças no seu interior ou/e peças trocadas.

    Em revisões de carburadores já encontrei de tudo, no últimos que revi (supostamente montados por um especialista de renome) de 113 peças de cada carpo, um tinha 98 e outro 96, as bóias eram de calibres diferentes, as agulhas estavam gastas e tirei de dentro dos dois cerca de 30 gramas de depósitos cristalizados (neste caso não haveria maneira de manter os carburadores afinados).
     
  7. e o resto e musica.
     
  8. Esse aparelho é para equilibrar carburadores.

    Ainda falta afinar os gases e, em casos mais elaborados, afinar todo o carburador (bomba de aceleração, Venturi, Gigleur máximo, tubos de emulsão e correctores de ar) em função da especificação do motor.

    Para fazer toda a afinação de um motor é necessário uma ferramenta de equilibragem, um medidor de gases de escape e um banco de potência...
     
  9. Boa Noite , peço desculpa por me intrometer neste forum não contribuindo com informação útil sobre como afinar os referidos carburadores. sucede que também eu tenho um alfa 33 cujos carburadores não sei afinar, pior nem sequer sei onde ligar os pequenos tubos de ar que ligam aos carburadores e, que no caso do meu alfa estão desactivados e confusos.
    se alguém poder igualmente prenunciar-se sobre isto muito agradeço
    uma vez mais as minhas desculpas pelo abuso,
    melhores cumprimentos. José Marques
     
  10. Esses tubos ligam no concentrador de vácuo que é uma peça de plástico que se situa por baixo do filtro do ar que está ligada em T com os tubos do retorno do respiro do óleo. São importantes para fazer o avanço e devem estar sempre ligados.
     
  11. Como é possível "desaparecerem" cerca de 15 peças do corpo de um carburador?
     
  12. Como se perdem não sei explicar, só sei dizer que acontece. Nem sempre são casos tão graves, mas é muito mais frequente do que se possa pensar.
    Acho que ao longo dos anos e depois de serem mexidos por muitas mãos vão ficando assim.
    Agora isso não é nada que não se resolva, obriga é a ter atenção e a desconfiar sempre do que nos chega às mãos.
    O melhor é fazer sempre uma vistoria de segurança aos carburadores. Afinal também não é um trabalho muito complicado.
     
  13. Alguém sabe se o Sr. Nora da Aniceto Silva (Bosch-Porto) ainda mexe? Esse sabia pôr 2 duplos a cantar em qualquer Alfa e não só!
     
  14. ... Garagem Aurora no Porto...
     
  15. Boas pessoal, peço desculpa pelo desenterro !

    O meu Alfa 33 1.7 8v levou recentemente uns carburadores weber 40, o mecanico ajeitou a afinação a ouvido mas não ficou lá muito bem, no relanti tanto ficava acelerado como derrepente ficava quase a morrer...

    Acontece que eu resolvi mexer nos parafusos em ambos os carbs e até ficou melhor mas fiquei sem saber pra que lado é que eles fecham ou abrem a abertura de ar gasolina!!!

    Mexi também no parafuso do cabo do acelerador e o relanti ficou perto das 1000rpm, em termos de andamento não me parece estár a 100% acho que tem potencial para mais, será que fiz algo de errado ?

    Antes tive uns weber 36 e estes pareciam ter mais potencia !
     
  16. Possivelmente com os 40 estás a "encharcar" o motor com gasolina a mais!
     
    zé santos e Pedro Pereira Marques gostaram disto.
  17. È bem provável que sim, por vezes noto que quando piso o acelerador com mais rapidez ele faz tipo um engasgo e seja qual for a velocidade engrenada ele não responde logo de imediato!!!

    Tenho que voltar a rodar os tais parafusosbiggrin.png
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página