Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Afinaçao Do Ponto Do Motor.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por joao ruivo quelhas, 2 Fev 2014.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por joao ruivo quelhas, 2 Fev 2014.

  1. Ola boa tarde.

    Peço aqui a vossa ajuda no sentido de que tenho um pistola de ponto e não sei qual o cabo de vela a que devo liga-la , julgo ter a ver com o numero do cilindro .

    Abraço.
     
  2. É no cabo da vela do cilindro nº1. A luz da pistola estroboscópica deverá depois ser apontada para a marca de TDC (ponto morto superior).
     
  3. Caro amigo,

    Por definição normalmente a pistola de ponto (ou estroboscópio) tem terminais para ligação à bateria, e um terminal de indução para ancorar à volta de um cabo de vela e dar o sinal. Geralmente verifica-se (e as marcas do motor estão feitas para usar) com o cilindro #1, mas por vezes há alguns modelos onde difere.

    Se o motor for de 4 cilindros em linha, tanto pode usar o 1 como o 4, estão posicionados da mesma forma, logo as marcas servem para ambos. O 2 e o 3 ficarão a 180º das referências.

    Espero que isto ajude... se tiver mais alguma questão, é só dizer!laugh.png

    Um abraço!
     
  4. Caros amigos,


    Antes de mais um muito obrigado pela explicação. Tudo isto começou com uma folga excessiva nos platinados dum Renault 9 Gtc de 83 com o motor 1108 que não queria pegar, graças a explicação do Rafael Marques e com a ajuda do Jorge Viegas no terreno foi corrigida a folga e o carro ficou logo a pegar de uma maneira como ate então não tinha acontecido, tudo por aselhice pois pensava que os platinados era só trocar, no entanto noto que o motor ao ralenti parece que se quer ir abaixo e uma vez que tenho uma pistola estroboscópica queria afina-lo mas a duvida residia no saber a numeração dos cilindros ou seja qual o 1º, se é o que esta do lado da corrente de distribuição. Ao fim e ao cabo cheguei a conclusão que o meu Volvo 122S esta quase na mesma isto porque pega mas os platinados foram postos sem tomar em conta a folga que ainda tenho que ver qual e. Resumindo e concluindo se tanto da o 1º ou o 4º torna-se mais fácil uma vez que são os dos estremos.

    Abraço.
     
  5. João, e ate há umas pistolas , em que na pega ( onde encaixa no fio da vela ) que tem uma seta . A seta é sentido corrente > vela .
     
    joao ruivo quelhas gostou disto.
  6. Carlos a minha acho que te essa seta, amanha em principio já o afino, tudo depende do tempo que sobrar do trabalho de cosmética que esta a ser feito numa certa Espanhola que tu conheces.
     
  7. laugh.pnglaugh.pnglaugh.png Tem de ficar linda para lhe porem dedadas e marcas de bábabiggrin.png
     
    joao ruivo quelhas gostou disto.
  8. Mas depois e o dono que vai ter que a limpar.biggrin.png
     
  9. Vai passar horas a raspar babas e ranholaugh.pnglaugh.png
    Que produto foi usado nos cromados João ?
    Eu costumo usar lã de aço daquela fininha .
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página