Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Afinação de carburador do Mini Clubman

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gongas, 29 Mar 2015.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gongas, 29 Mar 2015.

  1. Olá pessoal....

    Alguém pode ajudar na afinação de carburador de origem do Mini clubman 1.100cc. de 1975? ?

    Sendo que já foi limpo, removido todo o oleo e atestado com um novo e reatestado, pois ele purga o excesso, afim de ficar cerca de 1cm do topo do cilindro. Também foram substituídas duas juntas do carburador. Já estive lá quase na afinação ...mas entretanto ta a engasgar.
    Na verdade o ideal era saber concretamente o número de voltas da porca da agulha (por baixo), e do parafuso...
    Desde já o meu obrigado
    Gongas
     
  2. Se calhar é melhor passar antes pelas apresentações,digo eu....
     
  3. Boas....com toda a certeza....apresentação feita....as minhas desculpas e obrigado.
     
  4. A porca e o parafuso que te referes são quais? A porca grande que fica por baixo do carburador que regula o jacto? O parafuso é o do ralenti? O carburador é o original? SU HS4? Se puderes tira fotos e põe setas a apontar para os pontos de afinação que tens em duvida.
     
  5. Boas....desde já muito obrigado.

    O carburador dizem que é de origem, não sei se hs2 ou 4. De momento não estou a conseguir carregar as fotos, em breve o farei.
    A porca por baixo do carburador penso que regule a agulha e o parafuso com mola, fica do lado esquerdo junto ao parafuso de fixação do carburador que julgo regular o ar. O parafuso do ralenti fica mais abaixo do mesmo lado.....não sei se me fiz entender.
    Obrigado, cumprimentos
     
  6. Isso do número de voltas depende da agulha que tenha e do desgaste do carburador.

    A porca que fica em baixo, vai regular a entrada de gasolina, o tal parafuso que diz ficar junto ao parafuso de fixação do carburador, regula o relentim e o ultimo que sai da patilha do acelerador regula a abertura da borboleta quando puxa o cabo de ar.





    Espero ter ajudado...
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  7. Junto seguem as imagens do manual Haynes relativas à afinação dos carburadores SU.

    HS2
    HS2.jpg

    e HS4

    HS4.jpg
     
    M Bento Amaral gostou disto.
  8. Muito obrigado ao Luís Alves e António Barbosa....pelo desenho é o HS 4.....este fim de semana em principio irei dar mais umas voltinhas para ver se atino com a afinação...depois direi algo.....muito obrg.
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Pelo comprimento do gargalo da 'garrafinha' do carburador é HS2. Essa bomba de travões é das melhores que saíram de fábrica em todos os Minis!
     
  10. Por norma os carburadores costumam ter como regulacao basica duas voltas e meia. Cortas a gasolina toda ou seja com o carro a trabalhar rodas o parafuso no sentido de aperto ate o carro se desligar. Depois desapertas duas voltas e meia e ja esta. Experimenta andar assim.
    Se der estalos pelo escape esta pobre, quer mais gasolina. Se fizer fumo preto tem gasolina a mais.
    Posto isto e estando regulado, vai inspecionando as velas que depois de puxar bem pelo carro devem estar castanhas pastel no polo. Brancas esta pobre e pretas esta rico.
    Espero q lá vas com estas dicas :)
     
    Luis Antonio Ferreira gostou disto.
  11. Muito obrigado pelas dicas....hoje eu e o meu amigo (dono do Clubman) fomos dar uma volta para aquecer o motor e proceder em conformidade com a dita afinação..... mas passados escassos quilómetros o motor morreu..... punha a trabalhar e desligava....assim sucessivamente, até que deixou de pegar mesmo..... dava a sensação que não chegava gasolina ao carburador....contudo fomos desmontar e na câmara da boia, não tinha praticamente gasolina alguma..... entretanto no mexe e remexe a bóia danificou-se onde se fixa ao veio.

    Tirei umas fotos para ver se me podem dar uma ajuda!!! (Fotos do carburador; Bóia; ???)

    Como remover a bóia para substituir por uma nova? O veio é de rosca? Ou é só batucar que ele sai?

    Que cilindro é aquele que antecede a bomba mecânica? Pode entupir?

    Onde fica o filtro de gasolina neste mini?

    Desde já grato pela vossa atenção.
     

    Ficheiros Anexados:

    M Bento Amaral gostou disto.
  12. Aquele cilindro faz parte do sistema de respiro do motor. Pode entupir mas não tem nada a haver com gasolina, carburador ou nada desse sistema.
    O filtro de gasolina num Mini dessa época é opcional, não creio que viesse de fábrica. Pode ser colocado antes da bomba, mas será de difícil acesso/inspeção. Eu tenho o meu entre a bomba e os carburadores.
    Se a cuba está vazia, ou o depósito não tem gasolina, ou a bomba de gasolina tem o diafragma roto.
    O eixo da bóia não tem rosca, tem umas estrias, às vezes gastas, que seguram a bóia no sítio. Se reparares, ao colocares a tampa da cuba (onde está a bóia) o eixo não consegue fugir, bate na parede e fica automaticamente seguro.
    Uma bóia para esses carburadores ( que na foto parece boa) pode ser vendida numa das casas da especialidade assim como uma bomba de gasolina. Se precisares de contactos diz, e enviarei por mensagem privada.
     
    M Bento Amaral gostou disto.
  13. O eixo da boia sai melhor por um lado do que pelo outro e não tem rosca. Pode ser realmente a boia que esteja a obstruir a entrada de gasolina. è fácil ver, montas a boia e sopras pela abertura, se a boia estiver em baixo tem de passar ar, à medida que com a mão vais subindo a boia, chega a uma altura que o ar já não passa.

    O problema também pode residir na bomba de gasolina que tenha a membrana rota ou entrada de ar pela junta. Como primeiro teste, sugiro que coloques o tubo de gasolina que vai da bomba à entrada da cuba do carburador, num frasco vazio, dês às chave e verifica se a gasolina entra com pressão no frasco. Se não tiver pressão ou entrar com bolhas de ar, o problem,a reside na bomba de gasolina.

    Quanto à afinação do motor, tens de ter em conta a afinação da mistura (o melhor era afinar através duma máquina de CO ou de mistrura ar-combustivel) mas também é muito importante o avanço da ignição estar correto (entre 7 e 10 graus às 1000rpm consoante o motor).

    Boas afinações
     
  14. Ok......muito obrigado...... Como há outras coisas a fazer na maquina, vamos leva-lo ao Dr. de Canecas....
    Até breve e obrigado
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página