Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Acordo Ortográfico?

Tópico em 'Off-Road' iniciado por Helder Manuel Oliveira, 12 Fev 2012.

Tópico em 'Off-Road' iniciado por Helder Manuel Oliveira, 12 Fev 2012.

  1. Boas a todos:

    Já percebi que o Portal tem instalado um corrector (corretor) com o novo acordo ortográfico.
    Eu ainda escrevo da forma tradicional.
    Nestas coisas eu sou um pouco céptico, e neste momento a questão não é ainda consensual no nosso país,
    mas gostaria de ouvir mais opiniões sobre o assunto.

    Venham as contribuições...
     
    Jorge Viegas gostou disto.
  2. Amigo Hélder, ja somos dois ! Eu também ainda escrevo e escreverei ao modo antigo ! Não sei se estará menos correcto ou não , mas não abdico deste modo ! Ainda sou da lingua de Camões !!
     
    Jose Manuel S Lopes e Jorge Viegas gostaram disto.
  3. Eu também :D
     
  4. O acordo ortugrafico vei facilitar a vida aos brasileiros e aos portugues que escrevem mal (como eu).
    Mas ainda bem que o portal tem
     
    Jose Manuel S Lopes gostou disto.
  5. Sinceramente também não sou a favor deste acordo, levei algumas réguadas para aprender a escrever da forma que conhecemos, mas vamos ser realistas, também não é assim tão difícil escrever sem uns "p" ou uns "c"...
    Eu por mim estou a "tentar" escrever de acordo com o novo acordo porque a minha filha entrou para o 1º ano e não vou agora ensiná-la duma forma e a professora doutra, a garota é que perde e também é fácil, uma questão de hábito...
     
    Samuel Matos gostou disto.
  6. Esta história do novo acordo ortográfico tem muito que se lhe diga, então nós (Portugueses) é que ensinámos os brasileiros a falar e a escrever e agora são eles que "nos corrigem" os erros ortográficos?
    Não percebo...deixar de escrever "espectadores" (espectadores televisivos por exemplo) para passar a escrever "espetadores" é um dos muitos exemplos onde este acordo falhou! A mim ensinaram-me na escola a escrever o nome dos meses do ano com letra maiúscula, segundo o que me disseram, os nomes dos meses do ano agora escrevem-se com letra minúscula :eek:
    Quer queiramos quer não vamos ter que passar a escrever segundo o novo acordo se não os mais novos começam a achar que nós somos do tempo do Camões. (Camões é com letra maiúscula ou minúscula?) ;)
     
  7. Filipe, não é bem como dizes...

    Ensinamos os brasileiros a falar e a escrever?
    Olha que não. O português falado no século XVI (que era o tempo em que viveu o Camões) tinha as estruturas e a pronúncia mais parecidas com o português do Brasil actual do que com o português de Portugal.

    Eu também ainda não me habituei ao novo acordo, mas é um inevitabilidade e uma evolução natural.

    Se a língua não evoluísse ainda escreveríamos Pharmacia em vez de Farmácia, entre outras...

    O que temos de perceber é que o uso é que determina a norma e não o contrário.
    Trocando por miúdos, a língua falada é que faz a regra para a língua escrita.

    Se encararmos as coisas por esse prisma, percebemos melhor.

    Exemplo: Se não lemos o C na palavra "actor" porque raio havemos de o escrever??
     
  8. Para mim não vai ser fácil mas é como muita coisa na vida: primeiro não se aceita, depois discute-se e quando damos por nós já estamos a aceitar e, mesmo, a defender

    Parece-me que não vai servir de nada estar em desacordo, pois já foi "amplamente" discutido e agora já entrou legalmente em vigor

    O que neste momento me custa mais é a ler com o novo acordo, mas com o hábito vai ser mais fácil

    Quanto a ser mais parecido com o que se fala, ainda gostava que alguém me explicasse porque se usa em Português diferentes formas de escrever o mesmo som, como os "s" ou "z" no meio das palavras, o "ss" e os "ç", etc

    Agora, só não sei mesmo onde é que está o corrector ortográfico do Portal
     


  9. Se é para simplificar, vamos a isso ... :lol:

    Já nu qazu da letra “e”, também pudemux fazer alguma qoiza: quandu soa “é”, abertu, pudemux usar u “e”. U mexmu para u som “ê”. Max quandu u “e” se lê “i”, deverá ser subxtituídu pelu “i”. I naqelex qazux em qe u “e” se lê “â” deve ser subxtituidu pelu “aSempre. Simplex i sem qompliqasõex.
    Pudemux ainda melhurar maix alguma qoiza: eliminamux u “til” subxtituindu, nus ditongux, “ão” pur “aum”, “ães” – ou melhor “ãix” - pur “ainx” i “õix” pur “oinx”.
    Ixtu até satixfax aqeles xatux purixtax da língua qe goxtaum tantu de arqaíxmux.
    Pensu qe ainda puderiamux prupor maix algumax melhuriax max parese-me qe exte breve ezersísiu já e sufisiente para todux perseberem qomu a simplifiqasaum i a aprosimasaum da ortografia à oralidade so pode trazer vantajainx qompetitivax para a língua purtugeza i para a sua aixpansaum nu mundu.
    Será qe algum dia xegaremux a exta perfaisaum?
    (da autoria do blogue "A Biblioteca de Jacinto")
    :lol:
    Post scriptum - Vamos lá a mudar a regra do portal sobre o tema da ortografia :ph34r:
     
    Paulo Miguel Gomes gostou disto.
  10. João,
    Tu lês a palavra "Actor", podes é não a pronúnciar...."Actor"...eu pessoalmente prenúncio "Actor" e não Ator...quando vejo certas palavras alteradas para o novo acordo (parece que irá ser revisto) sinto algo na minha vista...parece que estou a ficar burro... :D ...só de me lembrar as réguadas que levei por escrever mal certas palavras e agora vê-las alteradas, não, não contem comigo, vou continuar a escrever como aprendi, eu acho que a lingua de um povo seja ela Português ou Chinês não devem andar conforme as tendências (modas), qualquer dia ainda vão querer alterar a bandeira nacional, se o fizeram que a alterem para o do glorioso... :D :D :D ...mas que não se esqueçam do hino... :D :D :D
     
  11. Também continuo a escrever de forma tradicional, e pelo que li hoje, até 2015 vai haver acertos ao acordo, por isso tenho esperança que corrigam certas aberrações do novo acordo.


    Da mesma maneira que se pronuncia actor, temos Egipto, que se lê como se escreve, com p, p esse que também existe noutras línguas.
     
  12. Segundo o acordo ortográfico a forma correcta é Egito porque a consoante p não é pronunciada, mas egípcio mantém o p que neste caso é pronunciado. Acho este acordo uma idiotice tremenda e totalmente desnecessário por isso jamais o respeitarei e não me importo que me chamem de ignorante, bota-de-elástico, inculto ... etc. desde que não insultem a minha querida mãezinha.

    Em coerência escrevi correcta em vez de correta conforme o acordo.
     
  13. Resta acrescentar que alguma confusão, o portal não possui outro corrector ortográfico que não sejam os nossos elementos do staff que editam algumas mensagem para corrigir k's e afins...

    O tópico foi movido para o local apropriado.
     
    Helder Manuel Oliveira gostou disto.
  14. Fica esclarecida a "confusão".
    O meu computador é que deve ter aderido ao novo acordo sem eu saber. :(
    E eu pensei que o Portal tinha instalado um corrector.
    Vou já investigar o que se está a passar com os meus correctores ortográficos.
    De qualquer forma este tópico serve apenas para ver as diversas opiniões sobre o tema, e pode efectivamente transitar para Off-Road.
    Thanks Vitor.
     

Partilhar Página