Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

A ver se recupero a minha Forvel Cross

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por José M. Vieira, 19 Nov 2010.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por José M. Vieira, 19 Nov 2010.

  1. Boas a todos,
    É o meu primeiro post neste forum, e desde já um abraço a todos.
    Em Janeiro de 1977 comprei uma Forvel Cross, quase um ano antes do nascimento do meu filho. Durante cerca de 11 anos andei com muita regularidade com ela. Fiz de tudo, desde gincanas a passeios, meio de transporte para o emprego etc etc.
    A partir de 1988, a minha vida sofreu algumas mudanças e saí da minha zona de residência perto de Alenquer, passei pelo Algarve, Madeira quase 16 anos, Porto outros 3 anos. No início desde ano voltei a morar no Concelho de Alenquer, mas nunca mais me lembrei da minha Forvel. Até que há dias a ver papeis de arquivo descobri o livrete da menina. Recordei que ela havia ficado numa garagem num terreno Agrícola que tinhamos vendido há quase 10 anos, e deu-me uma saudade imensa da minha forvel. Fui indagar quem tinha comprado o tal terreno, e eis que quando o descobri, tive a alegria do homem a ter guardado estes anos todos e que estava á minha disposição. Fui buscá-la nesse mesmo dia, e são algumas fotos dela que aqui deixo. Já a comecei a desmontar, e espero vir a recuperá-la a pouco e pouco, embora os meus conhecimentos de mecânica sejam de quase analfabeto.
    Deixo-vos então algumas fotos, e se alguém souber de locais perto de Alenquer ou Torres Vedras onde possa levar peças para pintar com alguma perfeição, outras para cromar, mecânica etc me deixem a informação.
    Abraço
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Esta muito porreira a mota. Isso é começar a desmontar e com calma ir arranjando o local para fazer as coisas. Só tenho um pequeno reparo e espero que não me leves a mal, quando a arranjares tira-lhe aquela pala do guarda lamas da frente de resto recuperada vai ficar linda.
     
  3. Mas que bela história...

    Parabéns pela mota e toca a por isso a brilhar... Não se esqueças das fotos :huh:
     
  4. Boas,
    Obrigado e nada a levar a mal. A pala é dos tempos onde fiz algumas incursões individuais por enduro com muita lama, mas claro que agora sai de certeza.
    Abraço,
     
  5. Gosto mesmo imenso deste modelo. Parabéns pela (re)-aquisição!
     
  6. Boas

    Amigo José, que belo exemplar, vê-se poucas ou quase nenhumas nos encontros de motorizadas

    Bem restaurado, fica um mimo, boa sorte amigo!!

    No que respeita a pintura, existe um sr. perto de Alenquer/Santana da Carnota, que o pode ajudar

    Abraço amigo
     
  7. Isso é que foi uma sorte!!!;)

    Agora há que restaurar a máquina...:D
     
  8. Muito porreira, que sorte o Sr a ter guardado estes anos todos :oo

    Agora é desmontar e tirar fotos para facilitar a montagem e ir colocando isso novo ;)
     
  9. Este tipo de motorisada é uma das coisas que quero ter. Mas tem de ser Tuga porque elas por cá parecem aspiradores. Não se arrastam.
     
  10. O meu pai anda com ideias de arranjar uma já há muito tempo..

    Há uns tempos deram-lhe uma, ele pediu a um aluno para a guardar, passado um ano foi lá e o aluno dele tinha-a dado porque estava a ocupar espaço..:(
     
  11. Realmente é triste. Acredita que quando deres uma voltinha numa menina destas vais ficar deliciado.
     
  12. Ao menos contactava com ele para a ir buscar e não fazer esse serviço :wacko:
     
  13. Boas novamente,
    Não tinha cá voltado, dado afazeres profissionais. Hoje a minha manhã de sábado foi o trabalho de desmontá-la toda. Deixo o registo fotográfico da menina toda descascada.
    Quando houver mais evoluções volto de novo.
    Abraços
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Bom trabalho e sobretudo há que continuar nesse ritmo. Uma menina que espera tantos anos pelo dono é fiel por isso merece ser tratada com imenso respeito.
     
  15. Bem vindo ao Portal dos Clássicos e parabéns pela Casal Forvel Cross ;)

    Um amigo meu e mecânico do meu Portaro, tem também uma Forvel Cross de 1978. Tem estado a recupera-la embora não esteja a manter o rigor na originalidade, para grande "desgosto" meu :huh:
    Tenho tido grandes "guerras" com ele para manter a motorizada original, tem o guarda lamas da frente tal como a sua e isso está a manter, o pior está na traseira....ou seja tem um guarda lamas normal e junto à roda ( horrivel ) :p

    Um destes dias tiro umas fotos do estado da Forvel, para já deixo aqui duas na altura do restauro ( se me permite ).

    Boa continuação!!

    Ver anexo 201066

    Ver anexo 201067
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Claro, coisa rara nos tempos de hoje. ;)

    Abraço
     
  17. Caro Miguel Ângelo,

    Desde já o meu obrigado pelas boas vindas. Sobre a inserção das fotos da Forvel do seu mecânico, nada a dizer, fez bem dá para tirar ideias.
    o meu principal problema é a falta de espaço, pois não tenho garagem, e estou a usar o quarto de arrumações cá de casa, o que não vai dar muito jeito para as pinturas e limpezas, mas vamos ver como me desenrasco. Na pintura possívelmente vou ter de usar tinta de spray pois não posso ter um compressor no espaço tão exiguo.
    Também gostaria de saber se haverá algum produto que tire pontos de ferrugem nos cromados e no ferro, antes de aplicar um primário.
    Qualquer sugestão é bem vinda.
    Abraço
     
  18. Não percebi essa, retirar a ferrugem dos cromados para depois aplicar primário :huh: o_O
     
  19. Claro, embora o Português não esteja correcto, o que eu escrevi foi, tire pontos de ferrugem nos cromados e no ferro, antes de aplicar um primário. e referia-me, obviamente ao quadro e outras peças como guarda lamas e laterias. O caro amigo omitiu a palavre "ferro" e ficou só os cromados, que não leva primário algum.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página