Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

A técnica de Desamolgar Sem Pintar "DSP"

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Robert Gomes, 19 Out 2010.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Robert Gomes, 19 Out 2010.

  1. O que é Desamolgar Sem Pintar "DSP"?
    Desamolgar Sem Pintar "DSP" é uma técnica inovadora de reparação automóvel ecológica e rápida que exige conhecimentos teóricos específicos aliando coordenação táctil e visual para utilizar ferramentas tecnologicamente desenvolvidas especificamente para Desamolgar Sem Pintar "DSP".

    Onde originou a técnica de DSP?
    A técnica de Desamolgar Sem Pintar originou-se nas linhas de montagem de automóveis europeias da Mercedes Benz, BMW e Fiat entre os anos 40 e 50 e começou a ganhar um estatuto secreto entre os fabricantes de automóveis como Porsche, Bentley e Ferrari. Nos anos seguintes foi se desenvolvendo ferramentas e técnicas que vieram a ser praticadas por privilegiados que eventualmente teriam acesso aos conhecimentos específicos e que por sua vez seriam chamados mundialmente pelos restantes fabricantes de automóveis para aplicarem a sua sabedoria e desamolgar pequenas amolgadelas e toques que apareciam nos automóveis no final das linhas de montagem.

    Como é que tem vindo a evoluir a técnica de DSP?
    A técnica de Desamolgar Sem Pintar que muitos hoje em dia chamam de arte tem vindo a evoluir tecnicamente muito desenvolvida e profissional. Existe neste momento uma industria no mercado especifico e direccionado para os profissionais no ramo de Desamolgar Sem Pintar. As ferramentas que se utilizam hoje em dia são especificamente desenvolvidas para poder desamolgar as diferentes ligas de chapa desde as mais antigas até as mais recentes.

    Porque que eu não conhecia esta técnica de Desamolgar Sem Pintar?
    Geralmente falando a nível nacional cerca de 80% das pessoas não tem o conhecimento que esta técnica existe. Dos restantes 20% somente 12% dos profissionais no sector automóvel já ouviu falar e 8% tanto particulares como profissionais tomaram conhecimento aprofundado desta técnica.
    Derivado a sua história Desamolgar Sem Pintar era uma técnica que sempre foi divulgada entre aqueles que tinham o conhecimento e mantida fechada e fora de vista do público. Os bate-chapas e pintores durante anos têm vindo a mistificar e a mitificar a técnica de DSP quando relacionam com alguém que tem curiosidade ou tendem ter algum conhecimento relacionado com a técnica de DSP.
    Hoje em dia DSP é um serviço muito utilizado por particulares e profissionais do sector automóvel no Reino Unido na França, Itália, Alemanha, Estados Unidos entre outros países, derivado à sua eficácia, baixo custo e rapidez. O objectivo da maioria destes clientes é manter a originalidade do automóvel.


    Para aqueles que ainda não sabem do que se esta a falar deixo aqui um vídeo de um técnico a aplicar a sua arte num automóvel.
    YouTube - Dents Now PDR - Lexus Crease Dent Repair - Sarasota, FL

    Estão à vontade podem me fazer perguntas que eu com tempo respondo a todas:D
     
  2. E isto por cá faz-se onde???
     
  3. Eu conheço uma casa em frente ao continente de Leiria! Fui lá com um amigo tirar as mossas do Ferrari dele e realmente é espantoso!:feliz:
     
  4. Usado com frequencia (paintless dent removal) ca nos estates.Engracado que a maioria dos tecnicos que praticam esse metodo de reparacao que conheco sao Portugueses ou de raizes Portuguesas.
     
  5. Eu já usei um desentupidor , para puxar uma mossa numa porta e ficou mais ou menos :huh:
     
  6. Aí está: Os Americanos usam esta técnica, o Carlos é da Madeira e usa um desentupidor!
    Este "camones" não percebem nada desta arte e ainda estão muito atrasados no tempo!
    Ah ganda Carlos! :D::D:
     
  7. Sem dúvida muitos de nós já utilizamos um procedimento rudimentar desta técnica!!!!

    Já endireitei uma porta assim, não com aquelas ferramentas nem com aquela perfeição mas desenrascou e depois da polidela ficou muito melhor do que estava :)
     
  8. Jorge Aguiar ... Procura no google por um "Mossinhas" Sr.Luis em Setúbal, aparentemente é o melhor técnico da zona Centro Norte de Portugal. (Diz que vens da parte da DSP FIX do Algarve.) Em ultimo caso contacta-me que eu passo-te o contacto dele.

    João Pereira Bento Sabe o nome dessa casa?

    Rui Fernando Mauricio Exactly! there's so many PDR technicians is USA, almost one in every corner, you just have to be lucky to find a Pro, because the majority are all hacks using the Pros references.

    Exactamente! há tantos técnicos de PDR nos EUA, quase um em cada esquina, só se tem que ter sorte para encontrar um profissional, porque a maioria são todos aldrabões a utilizar as referencias dos profissionais.

    Carlos Jorge Sol Teixeira Ora bem! o desentupidor foi uma ferramenta secreta dos bate chapas tradicionais durante anos, até havia alguns que modificavam a pega e poliam o interior para ter mais aderência ao verniz.

    Eduardo Ramalhadeiro lol...

    JoãoCalado Também se pode endireitar com a mão mas é como dizes não fica com aquela perfeição. Isso da perfeição também depende no carro que é se for um carro que tem amolgadelas um pouco por todo lado e se a que se notava mais ficar camuflada entre as outras a aparência já fica melhor do que estava.
     
  9. Não acredito em milagres, até porque o carro do vídeo é branco e não de cores difíceis (as que queimam mais é complicado).
    Mas aquelas mini ventosas parecem-me interessantes, especialmente para aqueles vergões da portas abertas à bruta de que somos vítimas.
     
  10. Robert?
    A Newcar do Porto faz DSP?
     
  11. pintodealmeida eu também não acredito em milagres nem em magia...

    Já là vão 3 anos mas ainda sei por experiência própria e pela formação que tive de fazer com o meu ex patrão Técnico Mestre de DSP em França, e de ter de estudar sobre diferentes tipos de tintas, ligas de chapa, leitura das mossas com o reflexo de luz natural e luz artificial que o branco é uma das cores mais difíceis de se trabalhar derivado à facilidade de como se dissipa o reflexo de luz.

    No que diz respeito a pinturas que queimam mais... sei que qualquer seja o tipo de pintura se não for tratada com um polish ou um selante ou simplesmente lavado de tempos a tempos e dependendo da zona geográfica onde o automóvel se encontrar todas as cores tornam-se frágeis e complicadas porque perdem a sua elasticidade e brilho. (Mas nada que um bom técnico de DSP não possa resolver previamente).

    Para dizer a verdade não sei dizer se a Newcar tem como serviço DSP. Aconselho a pedir referencias, exemplos de trabalhos e contactos onde o técnico costuma trabalhar frequentemente para verificares a credibilidade do técnico. Eu só recomendo um outro técnico na zona Centro/Norte de Portugal o Sr. Luís de Setúbal derivado a ter ouvido falar que é um dos melhores técnicos dessa zona de resto sei que andam por ai os tais tira mossas.
     
  12. Robert , eu usei uma ferramenta do Modelo ( desculpem a pub)que me custou 1€ :D:D:D claro que nao fica perfeito :D
     
  13. Robert, sendo eu do Porto é complicado.

    Ora se o Branco é difícil, o que dizer do Amarelo Torrado ou do Vermelho Vivo na questão de se acertar com a caneta de retoque.
     
  14. Eu também tenho e uso de vez em quando para desentupir a banca da cozinha! :D
     
  15. Carlos Jorge Sol Teixeira & Eduardo Ramalhadeiro excelente iniciativa :D jà temos 2ois técnicos DIYer's por cà no fórum...

    pintodealmeida isso das canetas de retoque tem muito que se lhe diga. Se não forem da marca oficial com a com original do carro é para esquecer. E para ficar um trabalho como deve ser terá de ser aplicado por etapas e lixado novamente para recuperar o nível do verniz. Se quiser posso lhe passar um pequeno manual de como é que se faz.
     
  16. Devo dizer que sou melhor que o Carlos, sendo do Continente já é por si só uma mais valia!
    :D:huh:
     
  17. Viva meus amigos,

    para quem precisar, na zona do porto, quem faz esse serviço é o trabalhos de mestre, na rua augusto luso.

    Recomendo, já me fizeram esse serviço e é realmente impressionante.

    Abraços
     
  18. lucio ramos exactamente se possível tentem falar com o Tony ele é o indicado para obter qualquer informação Trabalho de Mestre Car Center Swissvax.
     
  19. Eduardo , aquilo serve para desntupir canos :p, bancas ?!?!?

    :wacko::wacko:sim dou-te o mérito , sempre cabes por baixo da " banca" para a desentupir, sem te agachares ( 1m 55):p
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página