Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

A minha pasteleira!!! :D :D :D

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por M Bento Amaral, 9 Dez 2009.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por M Bento Amaral, 9 Dez 2009.

  1. A historia:

    Tenho 25 anos, e sempre me lembro de, num palheiro velho aqui em casa, ver duas pasteleiras penduradas, cheias de pó, ferrugem, e teias de aranha! Nunca fiz caso daquilo, não sabia.. nem ligava.... Ha poucos meses, lembrei-me de as ir la buscar, para mim, e como é sempre assim, já la não estavam.... devem ter ido para o lixo ou para a sucata.... enfim....
    Como sou uma pessoa que gosta muito dos anos 50, até finais de 70, gosto de ter coisas dessa altura, e perguntei a um velhote, la da fábrica se tinha alguma lá para casa... má sorte a dele, quando disse que sim!!!

    Ze: Sim tenho!
    Mauro: A serio??? Queres vender Zé??? Vá lá!! vende la isso! queria tanto ter uma pasteleira!!
    Ze: Nãoooo! Aquilo esta la bem! Não é para vender...
    Mauro:Oh... vende lá... tu ja nem andas nisso... eu arranjo-a para mim e depois ainda te deixo dar uma voltinha....
    Ze: Não! Não é para vender....

    Durante dois meses(mais ou menos) todos os dias, pela hora de almoço, a mesma conversa...
    até que uma segunda feira, resolvi perguntar-lhe isso de meia em meia hora, sempre que passava por ele... Na 5ªa de amanha, ele levou a mão a cabeça.. e disse: "vai la busca-la a casa"...... com ar de "já nao te posso ouvir mais" :D:D:D

    E assim foi, fui a casa dele, vi a bina, negociamos um bocado, e fizemos negocio! :) E agora aqui esta ela.


    Dados:

    YE YE , Sprinter special,
    Mudanças de cubo, campainha, dinamo, farol(nao tirei foto, mas esta uma lastima) "porta couves" traseiro(segundo ele, chegou a levar 40kgs de mercadoria).

    Curiosidade, segundo o dono, ela emabalava bem, e chegou a ir varias vezes para a Nazaré nela! :O

    Fico a aguardar pelas vossas opiniões, e desde ja informo que: Nao percebo mesmo nada disto, por onde começo???? :wacko:


    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
  2. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Mauro mais 1 sucata :p

    qualquer dia vendes tudo a peso e tens uma fortuna!!

    tou a gozar :p ta uma boa base d restauro aplica-lhe um conversor de ferrugem
     
  3. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    A Ye-Ye parece ter uma pintura fixe.
     
  4. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Pena seres de longe pá ajudava-te na boa a restaurar essa menina desmonto e monto e afino uma bicla num abrir e fechar de olhos
    Deves desmontala toda deixar só o quadro o resto já sabes preparar para pintar e pintar,volante,roda pedaleira,digamos cromados compras umas latas de duraglit que é para limpar cromados e tenta tirar o maximo de ferrugem pode ser que consigas recuperar alguma coisa duvido mas tenta raios das rodas é melhor substituir não te metas em aventuras os aros das rodas se ainda aguentarem com os raios novos terás de proceder como os restantes cromados possivelmente para ficar um brinco terás de cromar tudo de novo boa sorte
    Abraço
     
  5. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Bem amigo depois de ver as fotos ampliadas e com atenção nem conversor de ferrugem nem duraglit a rapariga está muito ferrugenta mas é bonita parabens tem cuidado ao desmontar para não partires nada;)
     
  6. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Mauro, é igual à minha, excepto o porta couves e o banco, o da minha as molas do banco são maiores atrás, já pôs umas fotos dela num tópico que existe sobre as pasteleiras, neste momento tenho o banco desmanchado para limpar os cromados e vou entrega-la a um técnico que é de Coimbra e que mexe naquilo há muitos anos, apesar de não necessitar de muita coisa, o cubo das mudanças tem que ser reparado e o aro da roda traseira talvez ser cromado ou substituido por outro, vamos ver...
    Olha começa pelo principio...há um site sobre restauro das pasteleiras, julgo que aqui pelo portal existe um ou 2 entusiastas que tem o endereço junto da sua assinatura.;)
     
  7. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Também gosto muito destas máquinas!

    Para estar completa, apenas lhe falta o guarda corrente, mas é uma peça relativamente fácil de arranjar.

    O melhor é mesmo dar uma saltada à página dos Amigos das Pasteleiras e ver como a malta faz restauros à séria, com resultados fantásticos!

    Ficam mesmo bonitas restauradinhas... Um abraço!
     
  8. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Agora é desmontar tudo, separa peças para cromar para um lado, zincar para o outro, mandar o quadro para Sangalhos para ir ao jacto de areia e ser pintadinho e com a decoração Ye Ye fica à maneira!

    Essas rodas será melhor arranjar outras, pois a cromagem não compensa €€..
    2 pneus e camaras, recuperar o Selin ou arranjar um Tabor, e na Primavera ta pronta para dar umas confortáveis pedaladas!
     
  9. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Ora, hoje estive de volta da bina outra vez, a lubrificar, e a preparar para amanha a desmontar toda!

    Andei a dar uma vista de olhos no fórum, e não percebi afinal qual o melhor metodo para tirar a ferrugem e a tinta da bicicleta!
    Eu preferia fazer em casa, com as escovas, ou algo do género, saia-me mais em conta, trabalhava eu... Alem disso, aqui na zona nem sem onde é que se dá jacto de areia..

    Adiante... a bike vai precisar mesmo de um restauro profundo...
    O guiador.... vai com os porcos.. podem ver nas imagens, que onde prende a alavanca do travão, foi soldado.. e ta feio... a marca do guiador... se levar outra cromadela por cima... vai desaparecer... :( Os aros, vão a vida também... sei lá... :x amanha vou por mãos a obra, e ver o que é que se faz então!

    Existem catálogos com informação sobre as bicicletas?
    Eu por exemplo tenho muitos para o fiat 850!
    Pergunto isto por causa da cor dela, e das pinturas... há coisas que já não se notam... e eu não sei como eram... no restauro gostava de a deixar o mais idêntica a origem possível!


    FIcam aqui algumas fotos!
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    parabens pela ye-ye! tens ai algum trabalho pala frente relativamente ao quadro... quanto as algumas peças é preferivel (a meu ver) comprar novo, pois mandar cromar deve sair mais caro... essa bina não lhe faltam os guardas lamas e a "cena" da corrente? ou vais usar umas molas nas calças para não as sujares?? :p :p :p :p


    Ver anexo 145186
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    ehehhe so se for uma mola de madeira, a condizer com a idade dela! :D
    Sim, faltam, mas isso compra-se oportunamente! ;)
     
  12. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Ola Mauro, parabens pela ye ye. Eu também tenho uma, mas quase nova, era do meu avó, ele nem andava nela só para a não estragar. Á tua parece faltar-lhe umas peças, faltam-lhe os guarda-lamas, o guarda-corrente, o assento não é original, o original das ye ye é maior com duas molas grandes atras.
    Bom, as ye ye foram fabricadas em Inglaterra, contudo, os chineses copiaram-na, daí que se encontra material novo de fabrico chines.
    Se queres um conselho, o que poderes arranjar novo tenta comprar, as peças são relativamente baratas, o que não conseguires arranjar tenta restaurar.
    Eu conheço aqui em Arouca um senhor que consegue arranjar material desse, se precisares de alguma coisa é só dizer.
    Um abraço.
     
  13. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Ola Paulo! Tudo fino páh? :)

    Obrigado pela disponibilidade. Para ja a prioridade é o quadro. Depois vou ver o que farei das peças!
    Tinha preferencia nas originais.. porque as chinesisses nao devem vir com os logotipos das marcas, para nao falar da qualidade muito inferior... Mas tudo se faz! :)
     
  14. HI
    Queres saber por onde começar ???? :):)
    1 Em primeiro lugar arranja bastantes euros :):)
    2 Depois tempo para sujar as mãos.
    3 E ...... só lá muito mais para a frente tempo para andar nela :):)

    Agora mais a sério. Vais mesmo ter uma grande dor de cabeça para restaurar essa bicla. Não é decididamente dos restauros mais faceis (pela pintura) de fazer, e esses filetes penso que eram feitos a pincel :):)
    Tira fotos :):), muitas dela, porque são uma excelente ajuda depois (na montagem final) e no restauro em geral.
    Força nisso
    GB
     
  15. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Caro Amigo, restaurei há pouquissimo tempo um bicicleta uns bons anos mais antiga que essa, fiz tudo sozinho e por isso não ficou perfeita nem perto disso, mas já deu para num passeio nocturno de bicicletas (Pedaluar) deixar toda a gente de olhos trocados.
    Agora quanto á sua, tente arranjar um farol e um dínamo da marca "Miller" e deite esses para o arquivo cesto, não compre material novo se conseguir fazer alguma coisa do que tem, mais vale tosco e antigo do que novo e de qualidade duvidosa. Eu tive a sorte de a minha bicicleta ter quase tudo em bom estado, as unicas coisas que comprei para ela foram dois pneus e duas câmaras de ar, mas quanto ao quase excelente estado da peça, só tenho a agradecer aos cuidados do antigo proprietário que não a utilizando a manteve sempre resguardada até que me ofereceu a dita bicicleta.
    A bicicleta é uma SuperSaid de roda 28 com cubo de três velocidades. Quando puder vou tirar fotos e posto aqui na minha garagem, mas tenho vergonha pelo estado em que está o guiador, pois levou tinta e ela ali pelou-se, ou seja vou ter que descascar o volante porque não gosto do resultado final, para além de que tudo o que era filetes já era, porque aqui na minha zona ninguém executa esse tipo de serviço e eu não estava disposto a gastar dinheiro com a bicicleta.
    Se eu me esquecer das fotos vá-me lembrando porque para além da falta de tempo e de ter o Carocha em fase final de reparação também tenho as minhas doses de preguiça... como bom Alentejano que sou.
    Vá em frente com o projecto e lembre-se do que lhe digo, tente fazer o mais possivel sozinho e sem gastar dinheiro e depois vai ver o gozo que lhe dá pedalar.
    Um Abraço
    António Caetano Grilo
     
  16. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Também restaurei uma, podes ver na minha garagem ;)

    Demorou quase um ano mas valeu a pena...

    Eu fiz assim:

    Desmontei toda e enviei através de uma casa de bicicletas no Cartaxo para pintar o quadro, guarda-lamas, porta couves, forqueta que enviou a mesma para Sangalhos (os dados da oficina não me forneceram :wacko:) mas veio nova e com pintura com os "risquinhos" e tudo por 50€ se não estou enganado :feliz:

    O guiador o meu foi todo desmontado peça a peça e foi cromado em Torres Novas, veio melhor que novo, mas o preço é puxadote :huh:

    O teu estando partido o melhor é arranjares um usado e mandares cromar.

    Na luz dianteira arranja uma usada em bom estado eu consegui uma da Miller por 5€, um achado :D

    Atenção que há bicicletas que não traziam protecção de corrente, na minha não vinha e eu não coloquei nenhuma.

    Se precisares de tirar alguma dúvida se eu souber apita ;)
     
  17. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Olá Amigo

    Não sei se vão ficar aborrecidos comigo mas posso dizer-vos que em Oliveira do Hospital á uma casa que vende dessas bicicletas novas. Não tenho a certeza mas acho que custam perto de 300€ e são exactamente iguais.

    João
     
  18. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Não são bem iguais, são feitas com peças chinesas e indianas ;)
     
  19. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    sei de uma oficina de bikes em que tambem pinta ou manda pintar as ye-ye; se quiseres arranjo o contacto!
     
  20. Re: A minha pasteira!!! :D :D :D

    Parabéns M. bento,

    Esse modelo vai ser um must em termos de as bicicletas clássicas nacionais.

    Tens ai trabalho Qb mas com a vantagem dos custos serem menores.

    Diverte-te.

    Conheces?...

    men in bike - burinhosa

    Rodas de Viriato


    nuno g
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página