Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

A Minha Colecção De Miniaturas ... Voadoras - André B Costa

Tópico em 'Miniaturas' iniciado por André B Costa, 20 Nov 2013.

Tópico em 'Miniaturas' iniciado por André B Costa, 20 Nov 2013.

  1. Boas pessoal!

    Depois de muito tempo a ponderar quando é que iria finalmente abrir um tópico para a minha colecção de miniaturas voadoras, eis que chegou a hora de vos apresentar as pequenas grandes máquinas! :)

    Pois bem, esta colecção dá pelo nome de "Aviões de Combate da 2ª Guerra Mundial" e é da marca Altaya/Planeta DeAgostini.
    Provavelmente já ouviram falar desta colecção, pois há uns anos, quando saiu, foi muito falada e penso que houve muita gente a fazer esta colecção (ou pelo menos parte dela). Penso até já ter visto qualquer coisa referente a esta colecção aqui pelo Portal.
    É uma colecção de 50 exemplares e estão representados numa escala de 1/72.

    Amanhã, apresento o primeiro exemplar da colecção: O grande North American P-51D Mustang!

    Abraços



    Ver anexo 325952
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Ficamos À espera delabiggrin.pngbiggrin.png
     
    André B Costa gostou disto.
  3. Venham dai os clássicos do arwink.png
     
    André B Costa gostou disto.
  4. André,

    A colecção que referes deve ser anterior, mas também estou a fazer a colecção da Altaya dos aviões da segunda guerra mundial. São 60 fascículos, no próximo mês recebo as 3 últimas peças das sessenta. Entretanto vou tirar umas fotos ás colecções que tenho. Tirando os Minichamps, norev, etc etc ... da Altaya tenho algumas colecções como "Panzer - blindados da 2º WW", "Aviões a jacto da 2º WW", "Táxis do mundo", "Harley Davidson", ... ehehe umas coisitas.

    Cumprimentos e venha fotos.
     
    André B Costa gostou disto.
  5. 1º Fascículo - North American P-51D Mustang (EUA)


    Nota pessoal:

    Este avião é um dos meus preferidos da colecção, pois foi um caça com bastante importância na Segunda Guerra, tem um design simples mas lindo e bastante aerodinâmico e este exemplar vem com um esquema de pintura que me agrada bastante. Este exemplar é o famoso "Big Beautiful Doll"wink.png

    Legenda e nota histórica:

    O P-51D "Mustang" não foi apenas um dos melhores aviões de caça da 2ª Guerra Mundial, cuja carreira operacional em muito ultrapassou a duração deste conflito e se estende até à Coreia, foi também um elemento essencial na condução das operações de bombardeamento diurnas realizadas pelos B-17 e B-24, que passaram a dispor de escolta permanente.

    Antes da entrada ao serviço do "Mustang", os bombardeiros americanos eram escoltados por caças até ao limite da autonomia destes e eram acompanhados no regresso sensivelmente a partir da mesma distância, fazendo assim um longo percurso até ao alvo sem protecção, ocasião aproveitada pelos interceptores alemães para dizimar os B-17 e B-24 que, não obstante o seu armamento e tácticas defensivas, eram extremamente vulneráveis.

    O "Mustang" teve várias evoluções, sendo a D, reproduzida pela miniatura feita pela Ixo e comercializada pela Planeta de Agostini/Altaya a mais famosa, seja pelo número, seja pelo "canopy" redesenhado em forma de gota que permitia uma excelente visibilidade em todas as direcções, inclusivé para a rectaguarda.
     

    Ficheiros Anexados:

    Gonçalo Vasconcelos gostou disto.
  6. Esta colecção saiu em 2008 (salvo erro) e penso que a seguir a esta foi logo a colecção dos Bombardeiros da 2ª Guerra Mundial.
    Eu estava cheio de vontade de fazer a colecção dos Bombardeiros, e até comprei o primeiro fascículo (B-17), mas vi logo que não valia a pena fazer aquela colecção. Os acabamentos e os materiais, comparados com a colecção que eu fiz, não tem nada a ver. Não esquecendo também que as duas colecções eram em escalas diferentes.

    A colecção dos Aviões a Jacto é que também deve estar espectacular, já vi alguns exemplares na net e pareceu-me bem.wink.png

    Cumprimentos
     
  7. Sim está, pelo menos ao nível do detalhe, tirando um ou outro, está bastante boa. Pena é não ter os pilotos como essa que estás a mostrar. Cumprimentos,
     
    André B Costa gostou disto.
  8. 2º Fascículo - Supermarine Spitfire Mk.Vb (UK)

    Nota Pessoal:

    Simples, Lindo, Icónico, Espectacular e Eficaz. Todos estes adjectivos assentam bem quando estamos a falar de um Spitfire.


    Legenda e nota histórica:

    O Supermarine Spitfire é, sem dúvida, um dos aviões mais famosos de sempre e a sua associação à vitória britânica na Batalha de Inglaterra garantiu-lhe a presença em cerimónias e museus que o imortalizaram.

    Com um excelente desempenho e uma base sólida para desenvolvimento, o Spitfire manteve-se ao serviço da Royal Air Force durante todo o conflito, tendo as versões mais recentes sido enviadas para novos teatros de operação do pós-guerra, acabando a sua carreira operacional durante os anos cinquenta.

    Também o Spitfire sofreu diversas evoluções, com o modelo I inicial, armado de oito metralhadoras, que voou durante a Batalha de Inglaterra a ser substituído por versões mais potentes e melhor armadas, as quais passaram a dispor de um par de canhões de 20mm em substituição de quatro metralhadoras.


    Para mais informações sobre este avião:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Supermarine_Spitfire
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Muito bonito. Parece-me ter é algum pó, tens de ter cuidado com issowink.png

    cumpts,
     
    André B Costa gostou disto.
  10. Sim, de facto o Spitfire está com algum pó em cima. E só reparei nisso depois de ver a fotografia, porque ao vivo nunca tinha tomado atenção a isso.
    Mas são poucos os aviões com pó. A maior parte está limpa. ;)
     
    Diogo L. D. Santos gostou disto.
  11. Ainda bem André, para os Diecast não é nada bom. Para além do mais essa colecção merece ser preservadalaugh.png Um abraço e vai mostrando os modelos ao pessoal.
     
    André B Costa gostou disto.
  12. Boas André!

    Por acaso também fiz esta coleção, mas muito antes de 2008, penso que terá sido na 1ª edição da mesma, mas não sei em que ano, talvez inicio dos anos 2000.

    Uma curiosidade que reparei, muito má neste caso, é o facto de que este P-51D aqui retratado é o Big Beautiful Doll, que se perdeu em Duxford em 2011 durante o Flying Legends desse ano. :(

    Há vários videos do acontecimento, deixo aqui um deles.

    http://vimeo.com/26291756

    Por outro lado, uma ida a Duxford ao IWM e se tudo correr bem durante o Flying Legends, está nos planos num futuro, espero eu, breve.

    Isso sim, será um verdadeiro sonho.

    É incrivel a quantidade de aviões clássicos que têm a voar nos festivais em Inglaterra.

    Outra curiosidade, não sei se viste um filme, antigo, Batalha de Inglaterra, já ouvi dizer, e a mais do que uma pessoa, que alguns dos Spitfires utilizados no filme eram da Força Aérea Portuguesa, se bem que aqui nada menciona.

    http://acervosegundaguerra.blogspot.pt/2011/03/filme-batalha-da-inglaterra-1969.html

    http://www.imdb.com/title/tt0064072/

    Se não conheceres o filme, o que duvido, faz por ver, porque vale a pena.

    Abraço e parabéns pela coleção
     
    André B Costa gostou disto.
  13. Boas Gonçalo!

    Obrigado por vires aqui ao tópico e dares uma palavrinha :)

    Pois, acerca do acidente ... também tomei conhecimento há pouco tempo, aquando da minha apresentação do avião aqui no tópico. Fiquei chocado e chatiado com F grande! E então quando mostrei o vídeo ao meu pai, então aí ele passou-se! Sim, porque o P-51 é, de longe, o avião preferido dele.

    E aproveito para te dizer que esse é, sem duvida, um sonho que eu tenho! Eu inclusive até já cheguei a dizer que podia ir na boa a Londres apenas um dia. Desde que fosse visitar o Imperial War Museum, estava-se bem! :)

    Quanto ao filme, vou investigar o caso dos Spitfires portugueses :p ;)

    Abraço
     
  14. E reparaste no sangue frio do piloto?

    Primeiro afasta-o do público, ganha altitude suficiente para se largar de pára-quedas, no exato momento aponta o nariz para baixo, e se vires bem, ele não se limita a saltar fora, ele consegue trepar o avião e salta do leme de cauda!
    Impressionante!

    Mas a ir a Duxford, tinha obrigatoriamente de ser durante o Flying Legends!

    Tantos aviões, Spitfires, Hurricanes, P-51s... tantos que até "chateia"!!!

    Se não me engano há aqui um portalista que trabalha lá, até tem um blog dedicado em grande parte ao assunto.

    Foi nesse blog que descobri que um T6 ex-FAP, mas ainda com as cores da mesma, está em Duxford e se alguém quiser pode voar nele.

    http://www.saladasmaquinas.blogspot.pt/

    Realmente quando lá for será um sonho tornado realidade.

    Abraço,
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página