A mal-amada: Ford Transit

M Bento Amaral disse:
Ja estamos a aprender um punhado de coisas novas!!

Ao contrario do Nuno, eu não tenho um leque de experiências para fazer a comparação, daí ter aberto o tópico. A única coisa que posso confirmar:

Barulhentas: bastante.
Confortáveis: nenhum must, o banco apesar de fazer o contorno da fisionomia humana, é duro, não sei que consequências terá numa viagem até ao Algarve.
Refinada? Pouco ou nada, um tablier simples grande e brutamontes, a condizer com o ar de brutamontes que tem exteriormente.

E ao relantim, aquilo é um vibrador gigante! :D

Brutal Brutal era ir fazer o track night numa no próximo nacional!! :D


Mauro,

Para Track night existiram as Transit Supervan a que me lembra tinha motor Cosworth e não será para qualquer um, conduzir um bicho daqueles com motor de F1 da epoca em posição central.

link: Tamerlane's Thoughts: Ford Transit Supervans 1, 2, and 3

Ver anexo 222816
 

Anexos

  • 2891057674_c80e6d6554.jpg
    2891057674_c80e6d6554.jpg
    90.3 KB · Vistos: 4

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Moises Trovisqueira disse:
La vou eu opinar,
a ideia que tenho dos primeiros modelos Transit é que eles existiram numa época onde os utilitarios concorrentes não eram tão verssateis e a aparencia também se vendia porque o transit tinha uma linha que agradava sobretudo na época que passava os soldados da fortuna na TV, lembro-me de alguns propietarios na altura dizerem que preferiam a Transit porque tinha uma frente protetora, não era o caso da maioria da concorrencia mas o que mais me surpreende é aqui a malta a comparar a fiabilidade da mecanica quando isso é reparado ou substituido facilmente em relação ao maior defeito da Transit que é a corrosão, as Transit corroidas custam imensso reparar, é preferivel um modelo bom de carroçaria que bom de motor, mas isto na altura era o mal de quase todos .
A minha experiencia com Transit vem desde 1994 até hoje, comprei novo um modelo longo azul ontario com meio tecto elevado de 7 lugares, os defeitos era de facto um motor extremamente ruidoso, de resto até ao 470000km kilometragem que partiu a caixa de velocidades, so gastava as revisões a tempo e horas, percorri varias vezes a França ao seu volante com direcção assistida vidros e espelhos electricos e com o banco confort regulavel em todos os sentidos e não achei o Transit desconfortavel, conduz-se muito bem com a pega grossa do volante.
Em 1996 comprei outro modelo vermelho compacto com 6 lugares, ainda hoje rola nas mão dos empregados toda furada de chapa, metade da carroçaria ja não tem reparação possivel mas a mecanica continua a funcionar quase como no primeiro dia mas com 550000km feitos.
Deixo aqui esta foto que mostra um modelo identico aos que eu tive e tenho, sei que estou a falar de carros relativamente modernos mas são realmente os que conheço bem, promenor engraçado, a minha primeira Transit era Made in Portugal.

Mosés,

A "bico de pato" que cconduzi no fim dos anos 90 poderia estar algo usada, mas a minha bayde 74 com Kony e era mais silenciosa, mais confortável e tinha melhor comportamento na estrada. A transit andava mais e travava muito melhor. Esta 3º geração teria provavelmente motores (ainda) mais fiaveis

Já as séries anteriores 1 e 2 eram muito tipo "cavalo de pau" em todos os aspectos, mas como veiculos de trabalho na época eram eficazes dai o seu enorme sucesso.


nuno g
 
Temos que distinguir aqui algumas situações as Transit Mk1 não tinham praticamente concorrentes, só Bedford CF que era muito menos fiável.
As Transit só começaram a ter alguma concorrência em 1980 com Toyota Hyace, Datsun Urvan, só que estas carregavam menos e quando muito carregadas regularmente, também não duravam, dai que nesta epoca todos aqueles que abusavam da carga preferiam de longe a Transit, pois esta aguentava mais abusos, embora a Toyota fosse mais confortável.
Na decada de 90 já tem muitos concorrentes, as pessoas já são mais exigentes e não se contentam com uma carrinha dura que aguenta tudo o que se lá ponha dentro, apartir daqui é a queda da hegemonia da Transit nas carrinhas comerciais de trabalho.
 
Bela máquina, no meu serviço havia uma e era uma autentica mula de carga, nada a apontar, mas que o motor era barulhento lá isso era mas muito era fiável e só foi abatida por ter muitos km e idade
 

Raul RN Leal

Toyotista
M Bento Amaral disse:
Ford Transit no Top Gear

ja viram aquele episodio do Top Gear UK vs Top Gear Australia ??? lol os austalianos pensavam que iam ganhar a prova de drag race de Veiculos comerciais com o Holden Ute V8, e o Stig aprarece com uma Ford Transit V8!! :DD:D os autralianos levaram uma malha!!:DD
 
Uma carrinha que me tras boas memorias, pois um tio meu teve uma MK1 creme e eu adorava andar nela.
Era usada para a sua actividade agricola e nunca se negava a nada um autentico tanque :feliz:
So a vendeu pois com a idade ja lhe era complicado andar com tao grande carro, acabou por trocar por uma Citroen penso que C15.


Em tempos ainda tive em vista para comprar uma mk1 mas infelismente os a€rios não esticam :(, seria um projecto engraçado para poder fazer companhia ao Escort ...

... mas isso sao outros Quinhentos :feliz::feliz:
 

Raul RN Leal

Toyotista
Bem a minha experiencia com Ford Transit foi conduzir meia duzia de vezes uma do trabalho do ano 2003 acho eu... sei que acelera bem, mal damos conta e ja vamos a 120 :D:D! o motor e forte e nao era nada baboso...e achei muito estavel nas curvas. muito melhor do que as KIA Pregio o_O fogo e cada cagaço com elas!!!
 

João P Silva

Veterano
Transit? É só meter gasóleo. :D

Aquele fumo preto,aquele barulho. Melhor não há :p

Aquelas aventuras de jovens sem carta ao volante de uma transit . :cool:
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Andre.Silva disse:
Eu gosto bastante das 1ªs, mas não era carro que comprava.

Dessas está uma aqui em Seia com o motor V4 igual ao do meu Capri e rodado duplo, pena é que tem matriculas estrangeiras...:(
 
Rafael S Marques disse:
Dessas está uma aqui em Seia com o motor V4 igual ao do meu Capri e rodado duplo, pena é que tem matriculas estrangeiras...:(

Dessas a gasolina por cá eram raras, e as poucas que havia a maior parte foram modificadas para Diesel, que ainda era uma transformação comum na epoca, embora as transformações para diesel fossem mais comuns nos inicios de 60, nomedamente em carrinhas Opel e Ford Taunus, com os celebres Perkins, um motor pesadissimo que rebentava com os chassis mais fracos, devido à vibração e peso.
 
Topo