Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

A Lenda Silver Arrow

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 12 Nov 2009.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 12 Nov 2009.

  1. A Lenda Silver Arrow - os Flecha de Prata

    Ver anexo 141305



    A história começa em 1934, quando o regulamento desportivo das corridas de Gran Prix passou a impor aos monolugares um peso máximo de 750 kg. A Mercedes criou o W25, equipado com um motor turbo de oito cilindros em linha, com 340 cv de potência, que chegava aos 280 km/h.

    A apresentação esteve marcada para a prova agendada para o circuito de AVUS, em Maio de 1934, mas problemas técnicos impediram os W25 de alinhar à partida, e a estreia foi adiada para a prova de Nurbürgring, disputada no grande circuito das montanhas de Eifel.

    Ver anexo 141307



    Na sua segunda saída das oficinas, novos problemas de última hora estiveram quase a impedir a presença dos monolugares da Mercedes na corrida: durante as verificações técnicas, os W25 acusaram mais um quilo do que o permitido, apesar de a equipa ter tentado de tudo para os “emagrecer”, retirando o estofo do banco do condutor e fazendo furos na carroçaria.

    Durante a noite, foi retirada a pintura e a carroçaria foi polida à lixa

    Foi quando Alfred Neubauer, o carismático director desportivo da equipa, tomou uma medida radical: durante a noite, mandou remover a pintura branca, cor oficial do Automóvel Clube da Alemanha, e lixar a carroçaria, que na manhã seguinte se apresentou com a chapa a brilhar.

    Quando o W25 voltou à balança, pesava os 750 kg regulamentares: alinhou à partida e Manfred von BrauWchWitsch garantiu a vitória. “Acreditem-me, ninguém pode esquecer uma experiência como aquela. Quando estávamos para ficar de fora da nossa primeira grande corrida – e era isso que a prova em Eifel representava para mim –, conseguimos aquela grande vitória”, recordou, anos mais tarde, o piloto alemão, que esteve na origem da saga dos “Silver Arrows”.


    Ver anexo 141306


    A partir daí, a equipa liderada por Alfred Neubauer deixou de lado a pintura branca que identificava a Alemanha nas pistas, passando a coleccionar vitórias com pilotos como Brauchitsch, Rudolf Caracciola, Luigi Fagioli, Hans Geier e Hernest Henne. Em 1935, uma versão evoluída, e mais potente, do W25 venceu nove das onze corridas de Gran Prix em que participou, o que permitiu a Rudolf Caracciola ganhar o Campeonato da Europa desse ano, o equivalente dessa época àquilo que é o actual Campeonato do Mundo de Fórmula 1.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Re: A Lenda Silver Arrow - os Flecha de Prata

    Alguém não coube nas mangas da camisola depois desta noite!!! :D

    Boa historia pá, desconhecia...

    cumprimentos.
     
  3. Re: A Lenda Silver Arrow - os Flecha de Prata

    …e que lindos que esses carros eram.
    Esguios e sem publicidade.
    Com rodas de bicicleta e equipados com pilotos de coragem (ou falta de amor à vida) aprova de bala.

    Já vi esse carro ao vivo e tenho de corrigir um facto. O carro está com o alumínio todo raspado. Está tudo menos brilhante…

    Vê algumas imagens que tirei no antigo museu da porsche:
    Galerias de Pedro Miguel Afonso Matos Oliveira (2)

    …e obrigado por falares de tempo que nunca mais se irão repetir.
     
  4. Mais um excelente tópico, história fantástica!!
    Obrigado!:D
     
  5. Bela história. Obrigado Carlos.
     
  6. Re: A Lenda Silver Arrow - os Flecha de Prata

    lixar um carro mão é dose, imagina a pedalada deles, nos para polir a tua mala foi 3 horas.
     
  7. Re: A Lenda Silver Arrow - os Flecha de Prata

     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página