Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

A Base Aérea do Sobreiro, Albergaria-a-Velha

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 14 Abr 2016.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 14 Abr 2016.


  1. baseaereea.jpg

    A Base Aérea do Sobreiro, Albergaria-a-Velha


    Uma digitalização de uma foto através do Dr. Mário Jorge Lemos Pinto leva-nos a uma viagem no tempo através do testemunho do Engº Duarte Machado.

    Em 1941 ( provavelmente ) devido às imagens dos aviões da II Guerra Mundial os irmãos Humberto e Emídio Gonçalves com graves problemas de audição e fala mas grandes marceneiros do Sobreiro resolveram fazer um avião. Assim o que vemos na imagem foi executado em madeira, com asas em lona e um sistema de locomoção, pedais, rodas, volante, etc.

    Um dia resolveram experimentá-lo e escolheram o declive a partir da casa do Dr. Quina em direcção a Aveiro. A experiência só durou até onde hoje se encontram as bombas de gasolina à entrada do acesso à Turol.

    Provavelmente o avião virou ou capotou. Nessa altura passaram dois militares que iam para o quartel de Aveiro. Na época era a estrada internacional Aveiro – Vilar Formoso. Os militares interpelaram os dois irmãos que só puderam responder com sons ininteligíveis pois eram mudos. Perante este facto, os militares dirigiram-se para o quartel de Aveiro, onde comunicaram aos seus superiores: ” Dois alemães aterraram com um avião no Sobreiro!
     
  2. Nazis do ca$/$&%lho pah! :lol::lol::lol::lol::lol:
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  3. Aposto que aquelas rodas eram sofisticadíssimas para altos voos. Dum carrinho de bébé talvez... :lol::lol::lol::lol:
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  4. Excelente história!:lol:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página