Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

A “melhor estrada do mundo” tem vista para o Douro

Tópico em 'Imprensa e Publicações' iniciado por Mike S Silva, 22 Abr 2015.

Tópico em 'Imprensa e Publicações' iniciado por Mike S Silva, 22 Abr 2015.

  1. Notícia de hoje, afinal temos a melhor estrada do mundo e nem sabiamos...


    522307?tp=KM&w=620&h=620&act=Resize.jpg


    "Troço da N222 entre Peso da Régua e Pinhão acaba de ser declarado 'World Best Driving Road'. E não é por acaso: esta lista mundial das melhores estradas para conduzir baseia-se numa fórmula científica.

    Em 27 quilómetros sucedem-se 93 curvas, algumas bem apertadas, outras mais suaves, e que são intercaladas por rectas relativamente longas. Esta podia ser apenas mais uma estrada sinuosa do interior de Portugal, mas acaba de ser considerada a melhor do mundo para conduzir. Trata-se da N222, no troço que liga Peso da Régua ao Pinhão, com o rio Douro sempre como companhia ao longo de todo o percurso. A escolha, divulgada esta quarta-feira, foi feita pela empresa de aluguer de automóveis Avis e tem por base uma fórmula desenvolvida por um físico teórico.


    A eleição da N222 como “a melhor estrada do mundo” tem por base a diversidade daquele traçado. Os organizadores desta competição internacional valorizaram a sensação criada pela alternância entre uma condução mais exigente e desportiva das curvas apertadas e as longas rectas, que permitem uma vista privilegiada sobre o rio e os socalcos do Douro. Os desníveis da via e a paisagem também contribuíram para a escolha que agora é tornada pública.


    A decisão da Avis tem uma base teórica. A empresa pediu ao físico quântico Mark Hadley, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, para desenvolver uma fórmula que permitisse definir os critérios através dos quais se escolheria a “World Best Driving Road”. O cientista criou o Índice de Condução Avis onde combina uma análise da geometria da estrada, o tipo de condução, a aceleração média e aceleração lateral, o tempo de travagem e as distâncias.


    A fórmula de Hadley foi depois testada, em parceria com o designer de circuitos de Fórmula 1 Hermann Tilke e o criador de montanhas-russas John Wardley. Esse trabalho permitiu concluir que o índice ideal é de 10:1, ou seja dez segundos de condução em linha reta para cada segundo gasto numa curva. Com uma relação 11:1, a N222, oferece as melhores condições de condução em todo o mundo, uma experiência vivida este mês pelos jornalistas da FUGAS e que será contada no próximo número.


    A fórmula da Avis foi aplicada a um total de 25 estradas localizadas um pouco por todo o mundo, do Reino Unido a França, no Japão e Austrália, passando pela Argentina e Estados Unidos. Além da ligação entre a Régua e Pinhão, Portugal teve outras duas estradas selecionadas para o teste, a N267, entre São Marcos da Serra e Monchique, no Algarve, e a N247 entre Sintra e a Praia das Maçãs, que tiveram desempenhos mais modestos.


    Atrás da estrada entre a Régua e o Pinhão ficaram a Big Sur, na Califórnia (EUA), e a A535, no Reino Unido, com índices de 8,5:1 e 8,4:1, respetivamente. A classificação da Avis deu também destaque à Nihon Romantic Highway no Japão, repleta de curvas fechadas; a estrada da Costa Amalfitana (Itália), com um impressionante índice de 1 segundo em curva por casa segundo em recta. Em sentido contrário, a Overseas Highway, na Flórida (EUA) tem um índice 1240:1, proporcionando uma condução de baixa intensidade."



    Fonte: http://fugas.publico.pt/Noticias/347506_a-melhor-estrada-do-mundo-tem-vista-para-o-douro
     
  2. É um trajecto lindíssimo, que quando é feito de clássico ainda sabe melhor...

    Já passei por essa estrada várias vezes, sendo que estas duas foram as que me deixaram melhores recordações.

    Num passeio em família:

    GrlfIpPl.jpg

    Na edição do Rallye do Vinho do Porto de 2014:

    OHvUrWbl.jpg

    Obrigado pela partilha da notícia. É, de facto, uma estrada fantástica para quem gosta de conduzir.

    Um abraço,

    António
     
  3. Fiz essa estrada várias vezes o ano passado nas férias mas foi de moto e confirmo, é espectacular.
     
  4. Uma maravilha que quero vir a experimentar no 127 em ritmo de "passeio":ph34r:
     
  5. Eu experimentei-a este fim de semana nos dois sentidos e confirmo que é fabulosa.
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  6. Cuidado que os radares andam por lá!
     
  7. Ficam umas fotos e uns vídeos da minha passagem por lá...
    DSC05817 (Medium).JPGDSC05903 (Medium).JPG



     
  8. Já tive o PRAZER de conduzir lá com o Capri, delicioso.

    IMG_2144_zps039dfc61.jpg

    IMG_2128_zps05b1d067.jpg

    Eu também sou daqueles (não sempre, como é óbvio..) que se aproxima do carro quando há pessoas próximas, interessadas em ver melhor um ou outro pormenor. Minutos depois desta foto, segui-se uma conversa fantástica com um grupo de ingleses que pararam ao lado num mini bus, e que andavam a visitar o Douro.
    Momentos que os clássicos tornam ainda mais especiais!:)
     
  9. Em PT há "estradas" que são um "espectáculo"; o problema é que são muitas ... e geralmente em mau estado (não é o caso) :D::D::D:
    Da Régua ao Pinhão só fiz de barco ....
    Do Porto à Régua fiz também de comboio - há muitos anos ... 1974 e 1975, e também é "lindo".
    Outra "estrada" que considerei interessante foi de Amarante até à Régua, passando por Mesão Frio.

    A estrada mais "inclinada" que passei foi por uma (deve ser municipal - nem sei) que fica na margem oposta à N222 e vem de um "miradouro", lá bem no alto, até à margem do Douro.

    Esta vai ficar em arquivo para quando houver oportunidade ..... :D::D:

    Post scriptum - um dos percursos que mais me marcou foi um, em autocarro em 1975, entre Penafiel (onde estava a "formar batalhão") e Vila Real.
    Já tentei refazer o mesmo mas não consegui, não sei se por no autocarro haver outra perspectiva de observação da paisagem ....
     
    #9 Guilherme Bugalho, 22 Jun 2015
    Última edição: 22 Jun 2015
  10. Guilherme, essa que falas entre Penafiel e Vila Real é a N15. É gira, mas muitas vezes tem trânsito com'ó caneco...

    Em que sítio é essa tal inclinada de que falas na margem direita do Douro?
     
    Guilherme Bugalho gostou disto.
  11. E....

    Um encontro do portal nesta estrada?
     
  12. Julgas que já não ando a pensar nisso?
     
  13. Então pensa lá nisso, uma ajuda se quiseres: num tom informal, devo conseguir visita a uma adega/cooperativa no Douro.
    E visita a vinhas tradicionais, em socalcos, é quando quiseres.
    E se for na altura das vindimas da pra fazermos vindima e tudo... a madrinha da minha filha tem lá uns milhares valentes de pés de videira, e a cooperativa é de familiares dela tambem, a 5 min desta bela Estrada.
     
    Guilherme Bugalho gostou disto.

  14. Hi
    Olha, o número da estrada (para Vila Real) não sei ... do que me lembro é que aquilo parava em "todas as capelinhas".
    Saí de Penafiel por volta das 8 da manhã e só cheguei a Vila Real por volta das 3 da tarde. Depois foi arranjar transporte para o quartel; tive sorte e passou um "camião" do exercito que me deu boleia ... :D::D:
    Á noite dormi na enfermaria; melhor, não dormi nada; estava lá um gajo com um "esquentamento" e toda a noite "ganiu" ...... :D::D:

    Se bem me lembro a estrada a descer deve ser municipal (não sei exactamente); mas desce do miradouro da "Galafura" para o rio .... nesse tempo ainda não havia gps .... :D:
     
    João Luís Soares gostou disto.
  15. Já estou ansioso:D:!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página