Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

80's Hot Hatch - Qual escolheriam?

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Andre.Silva, 7 Abr 2010.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Andre.Silva, 7 Abr 2010.

?
  1. Peugeot 205 GTi

    0 voto(s)
    0.0%
  2. Renault 5 GT Turbo

    47 voto(s)
    31.1%
  3. Golf I GTi

    39 voto(s)
    25.8%
  4. Fiat Uno Turbo i.e.

    39 voto(s)
    25.8%
  5. Citroën AX GT

    15 voto(s)
    9.9%
  6. Outro - Qual?

    11 voto(s)
    7.3%
  1. 80's Hot Hatch - Qual escolheriam?


    Caros amigos, agora um pouco de nostalgia:

    Estamos nos longos e loucos anos 80, onde a música estava no seu auge, os Rally's eram um must principalmente em Portugal e a gasolina barata. Havíamos tirado a carta à pouco tempo, e como jovens que éramos, com algum dinheiro e loucura, procurávamos um Hot Hatchback, o melhor, o mais marcante, e o mais que tudo. Então teríamos de escolher um destes 6:

    (Tentem responder primeiro com o coração, e depois com a cabeça, pois têm neste momento 18 anos)

    -Peugeot 205 GTI 1.9

    2dvlypv.jpg

    Para muitos, o Peugeot 205 GTi foi o melhor hot hatch dos 1980s (fez esquecer os carros pesados) e tinha performances nunca antes vistas. No "handling" é um sonho. Muito equilibrado, faz com que o understeer seja um mito. Equipado com um motor 1.9, tinha cerca de 120cv e atingia os 210km/h.


    -Renault 5 GT Turbo

    renault-super5-gt-turbo-124.jpg

    O "Pocket Rocket", construído a partir da base do Super 5, adoptou uma motorização de 1397cc, alimentada por um carburador Solex e sobrealimentada por um turbo Garrett T2 que fazia 0.7bar de pressão, debitando assim 115cv de potência. Era muito agradável de conduzir e a acção do turbo fazia umas acelerações estrondosas e perigosas.

    -Golf I GTi

    004.jpg

    Nos 80's a Volkswagen lançava uma versão que se tornaria uma lenda na história do automóvel, gerando incontáveis imitações por toda a indústria europeia: o GTI (gran-touring injection, sigla hoje usada genericamente para esse tipo de hatch). Para muitoso melhor, contava com um motor 1600cc, com 110cv, 0 aos 100 em 9,2 s e atingia 182 km/h.

    -Fiat Uno Turbo i.e.

    FiatUNOTurboie1985.jpg

    O Uno Turbo i.e., em que o motor de 1.3 (1.299 cm3, e que mais tarde receberia um motor de 1.301 cm3) tinha sobrealimentação através de um turbo, que ajudava a injecção electrónica para esta gerar 105 cv. Construído pela Abarth, este pequeno animal era brutal.

    -Citroën AX GT

    L-Citroen-AX-GT.jpg

    Um 1.4 equipado com um carburador de duplo corpo Solex, que era muito apimentado e aliado a um baixo peso e excelente chassis fazia maravilhas. Produzia 85cv, e atingia os 180km/h, e embora menos potente que os outros nunca se deixava ficar para trás.


    Lembrando que todos rondam os 800 kg e uma boa dose de adrenalina... Se preferem outro, não existem a mostra-lo e justifica-lo.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Começo eu: Eu escolhia inevitavelmente o 205 GTi. Um grande design e um chassis/motor que fizeram para mim, o melhor Hot Hatch de sempre. É simplesmente lindo. Espero ter um antes que atinjam o valor que valem. Prefiro o 1.9, Cinza Rato com interiores pretos e vermelhos. Um must.
     
  3. Eu votei no Golf para mim esse será sempre o pai dos hot hatch e penso sempre que poderei vir a ter um :)

    Outro hot hatch que não foi falado foi o Ritmo Abarth.

    Penso que houveram algumas versões diferentes deste carro e lembro me que ainda não vai à muito tempo que corria um Ritmo destes na Taça Nacional de Rallycross e Portugal.
     
  4. Votei em outros porque estas 2 raridades tiram-me do sério:

    Citroen Visa Chrono:

    [​IMG]


    Peugeot 205 Rallye

    PEUGEOT-205-rallye-2800.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Renault 5 GT Turbo
    Gosto muito das linhas dele e do ronco que ele faz, e é Renault B)
    Mas não desgosto do Peugeot nem do Golf, são ambos bonitos.
     
  6. Este Topico pode acabar numa 'guerra'!
    Como vivi estes belissimos anos 80's tambem conheci todos os modelos apresentados e muitos outros que não foram invocados como por exemplo Ford XR3, XR2 etc, para mim foi, é e sera o Golf GTI, depois sem sombra de duvidas o 205GTI e todos os outros, na altura (como ainda hoje) a grande diferença dos outros para o Golf é que este ultimo gozava de uma fiabilidade a todos os niveis à prova de bala!

    Cumprimentos.
     
  7. Voltando aos 80´s :huh::D
    Sem dúvida alguma que escolheria outros carros, sem descurar que esses também são bons, mas escolheria os verdadeiros R5´s o R5 Alpine e o R5 Turbo 2;)
    Fizeram furor na década de 80´s pelos rallies e não só:D
    R5 Alpine(Escolho este pela sua raridade face ao irmão Alpine Turbo).
    Ver anexo 162997
    R5 Turbo2.
    Ver anexo 162999
    Acrescentado que as Jantes Renault Alpine e as Jantes Gotti(Assentam que nem luva a qualquer Renault de cariz desportiva;)) me fazem suspirar:huh::D
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Eu disse algum dinheiro, não fortunas... :huh:
     
  9. Golf sem duvida.
    Simples, bonito e eficaz!
    O 1º da lenda dos GTI's
     
  10. O meu pai tem um R5 GT Turbo, dessa lista foi o único que andei, mas que máquina é o GT Turbo!

    Só quem andou num sabe o que é..

    O Peugeot 205, GTi ou Rallye também sao valentes máquinas, infelizmente ainda nao andei em nenhum..
     
  11. Votei no 205 GTI

    Tive um e se pudesse tinha outro!
     
  12. Tive um primo que teve um 205 e 309, ambos GTI 1.9 à qual andei algumas vezes em miúdo e adorei, faziam furor nas terrinhas, com aquela curvas acentuadas e apertadas um autêntico rallie João:D e mesmo assim declino para os Renault´s:D
     
  13. Não eram assim tão caros na época tanto novos nacionais ou não, as taxas de legalização não eram monstruosidades de agora:huh:

    Tive a sorte de poder ter andado num GTTurbo de 86, mas não trocava um R5 Alpine por um GTTurbo não só pela beleza exterior que o Alpine tem como também pelo motor:huh::D
     
  14. da lista o golf gti...

    mas o melhor, para mim, lancia delta integrale!!!

    Ver anexo 163028
     

    Ficheiros Anexados:

  15. POis, e para mim o 205 T16. Com algum dinheiro, não com fortunas... :D

    205-t16.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Isso é uma cópia foleira de um outro carro francês(Turbo2) que mencionei :huh::D
    Estou a brincar:D
     

    Ficheiros Anexados:

  17. Cópia pode ser, mas foleira... :D Ah, e foi 2 vezes campeão do mundo. Mas chega de OT. ;)
     
  18. Como disse o Moisés...este tópico vai dar guerra...se vai!
    Primeiro, já se estão a desviar do tema...o LANCIA INTEGRALE não faz parte deste grupo de carros...mas mais propriamente comparado com BMW M3 E30, FORD SIERRA COSWORTH, etc...

    O Peugeot 205 GTI é o meu preferido e ainda vou arranjar um!

    Comportamento entusiamante com derivas de traseira fantásticas..um tracção à frente com comportamento de RWD! Principalmente em versão 1.6 GTI que tem o eixo diferente e é mais equilibrado do que o 1.9, apesar de ter menos potência e binário nas compensa no peso e no equilibrio do carro.
    Adoro as linhas...eram fabulosas e ainda hoje o são...interior com excelente baquets (apesar dos tecidos resitirem pouco), carpetes vermelhas, Kit exterior espectacular com pormenores deliciosos, jantes lindíssimas da Speedline (tanto as 14" do 1.6 como as 15" do 1.9), posição de condução perfeita, boa distribuição de massas e chassis e vias com a medida certa para as curvas...
    boa travagem...e manutenção mecânica muito simples!

    O GOLF GTI em segundo quase a par...pois é mesmo o mais fiável, o Pai dos Hot Hatch*s...um comportamento são, um motor robusto, baixo peso...onde tudo é à prova de bala. Para guardar como clássico...sem dúvida! Gosto da imagem Golf, da simplicidade do GTI, e da sua eficácia como automóvel, basta ser alemão e está tudo dito...


    Depois vinha o Renault 5 GT Turbo, com entusiamante aceleração e comportamento muito bom..um verdadeiro papa tudo nos semáforos..apesar de ser algo KITADO por fora com aquelas saias e daí preferir o UNO turbo i.e. pela finesse italiana.
    Entre um e outro, possivelmente o UNO Turbo i.e MkII com 118Cv tinha mais disparo em aceleração por ser mais leve e mais rotativo...era mesmo um foguete!! O pior era a curvar pois understeer era apanágio do UNO, ao contrário do Renault que tinha um chassis e vias muito mais equilibrados.

    Falta colocar aí mais alguns carrões...

    VW POLO G40 - andei num há bem pouco tempo...que máquina! Curvar é que é mais complicado mas bem afinadinho com uns bons Koni até se suporta...o pior era mesmo os apoios do motor a partir com aqule Power!
    Grande poder de reprise e aceleração mas a aprtir dos 160Km/h...parece que vamos para o caixão mais depressa....xiça!

    OPEL CORSA GSI /GT/SR ...grande escola de condução mas não travavam...abrandavam!
    Motores que nunca mais acabavam...comportamento bom e uma espécie de oversteer como o 205. São super fiáveis e faziam as delícias dos adolescentes, sobretudo os nuestros hermanos que adoravam os CORSA GSI branquinhos...são LINDOS!
    Tive um corsa gT amarelo que era uma máquina...o ponteiro colava...na parte plástica bem depois dos 200KM/h...fantástico para 75Cv (supostos pois nas medições davam mais de 80Cv...)

    FORD FIESTA XR2...grande carrinho...também muito robusto e lembro-me bem da sonoridade daqueles cinzentinhos que via por aí..

    FORD ESCORT XR3i...a resposta ao Golf por parte da Ford...mas, sem nunca o ter beliscado...

    KADETT D GTE....adoro esse carro, sobretudo em branco! Aqueles espelhos "competition", os bancos RECARO, o motor 1.8 de 115Cv e um bom comportamento faziam-me as hostes...era um carro que gostava de ter na garagem. O pior é encontrá-los originais!

    KADETT E GSI 16V.....156 cv de motor...+ de 220Km/h...contador digital....baquets RECARO...gostava na altura daquele design futurista...mas era bem mais caro e já a meio termo da categoria dos Lancia Intergrale, Sierra, 405 MI16, etc.

    VW Corrado G60...da categoria do Kadett, mecânica Golf mas espectacular! Não se compara aos mais pequenos, bombástico, boa qualidade, excessivamente CARO para a altura! Era muito inacessível...mas um sonho de carro!

    CITROEN VISA GTI...com a mesma mecânica do PGT 205 GTI...mas com um fato muito feinho...achava que era mesmo feio. Hoje, devido à raridade até acho piada mas era último que comprava.
    Visa bicampeão/Crono/GT TONIC...etc....

    SEAT IBIZA SXI....bem, fraca qualidade de construção com componentes de Fiat127..mas lembro-me que quando sairam fizeram furor com aquela estética e o nome System Porsche associado...mas sol de pouca dura...e motores gastadores e comportamento pouco preciso..prefiro um Corsa GT 1.3...

    Daihatsu Charade GTI..com pouca expressão no nosso País mas mesmo assim era um pequeno mini desportivo...

    DE TOMASO TURBO...pequeno rocket mas ...deixa muito a desejar pela fraca qualidade de construção. no entanto é muito exclusivo para quem os conhece.
    vi a apresentação desse carro e sentei-me no primeiro que veio para o Norte pois era representado pelas oficinas da Opel. Na altura impressionava aquela potência...e TURBO!!

    Honda CRX MK1...grande máquina...mas de linhas algo esquisitas na altura. O Mk2 teve mais sucesso.

    Toyota MR2 MK1....outra máquina...teria que se ter atenção aos paineis...e aos podres...mas mecânicamente aquele 16V era um foguete, aliado ao baixo peso e ao motor central, garantia de um bom curvar..

    Alfa Romeo 33 TI, QV, 16V...já nos inícios de 90..

    e muitos mais que agora não me lembro...
     
  19. O melhor comentário que por aqui passou... :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página