1300 CROSSFLOW com "repro"

edgar ribeiro

Clássico
Boa noite caros amigos

Venho aqui ,talvez ajudar, ou nao, todos akeles k se debatem com akele problema de aumento de potencia em motores de m#$%a como e o meu caso.
Como ja recorri varias vezes a este site para as minhas duvidas e sempre fui bem tratado e sempre ajudado por todos, acho k ta mais do k na hora de poder retribuir.
Porke tambem nao e so pedir e sem retribuir.
Entao aki vai, tenho 1 FORD CORTINA MK3 1300 crossflow como sabem valente porcaria de motor e tendo em conta a carcaça que tem de puxar ui ui.
Iniciei a minha busca pelo aumento de potencia que todos diziam ser 1 desperdicio de dinheiro,so ia beber mais, nao ia compensar enfim...Sim eu sei que 1 motor 1600 e k era bom,ficava mais barato,etc.
Mas nao e o motor original ponto final, nunca quis carro de drift,corrida, burnout e etc. Mas como o texto ta a ficar grande vamos passar akilo k interessa a todos, que pecas temos que mudar para ficar 1 canhao

Atencao que tudo o k vou partilhar e por experiencia propria e nao 1 amigo, do vizinho do cao da formiga......

1º- troquem o coletor de escape por 1 coletor independente- no meu caso 4-2-1 e escape direto com panela final a diferenca e notoria, o carro fica mais solto e sempre a puxar ate ao redline

2º-trocar o carburador- no meu caso weber32/36 DGAV progressivo foi dificil acertar com a configuracao certa mas depois de se acertar o carro muda da noite pro dia.
E agora perguntam se os consumos aumentam??
Nao nem por isso apenas se andar com o pe direito no fundo que por acaso é muito muito viciante.

3º-ignicao electronica com cabos de velas desportivas. Nao é obrigatorio mas o carro ficou a puxar mais certinho

4º- 1 ligeiro adianto no distribuidor responde mais rápido , mais potente, o grande senao ficou com menos velocidade de ponta

Se anda tanto como 1 motor 1600?nao sei, se gastei muito? algum, se trocasse de motor ficava mais caro.Se estou feliz com o resultado? sem qualquer duvida recomendo a todos.
Peço desculpa por este testamento e espero conseguir ajudar alguem

Bom Ano para todos
 
Mesmo para os 1300 GT crossflow existem bastantes preparações "fast road" que dão um ar da sua graça a esses motores. O @Rafael S Marques é um bom exemplo daquilo que referi.

Uma arvore de cames, uma boa carburação e um escape à medida ( para os motor Ford está tudo inventado, para todos os gostos, feitios e carteiras), tornam o carro mais interessante de conduzir. Se recorrer a quem verdadeiramente sabe o que está a fazer. Cá a preparar bons Ford só conheço uma pessoa . O mestre Fausto da Faustune.

Um abraço e excelente 2018
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Sim eu sei que 1 motor 1600 e k era bom,ficava mais barato,etc.
Não é mais barato, esses motores já são caros, e muito sinceramente, se não for para fazer corridas, o 1300 com uns "pózinhos" fica muito engraçado, curiosamente estou a preparar um 1300 para meter no meu escort para tirar o 1600.
Abraço e obrigado pela partilha da experiência.
 
Topo