100 anos BMW: Marketing duvidoso ou verdade?

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Até a Mercedes já veio gozar com esta "celebração" e de facto existem algumas reservas no que toca á idade desta marca automóvel. Gostaria de saber as vossas opiniões, fundamentadas.

No que me diz respeito, acho que a Bmw (mais conhecida como Bê Eme) fez o seu primeiro carro algures por 1927 ou 1928... se assim for só faz 100 anos daqui a 11 ou 12 anos.

BMW – Wikipédia, a enciclopédia livre
 
Última edição:

João Paulo Ferreira

Portalista
Portalista
As raízes da BMW estão ligadas a Karl Rapp e Gustav Otto. Em 1917, a empresa Rapp Motorenwerke tornou-se a Bayerische Motoren Werke GmbH, a qual foi convertida em AG em 1918. Em 1916, a empresa Flugmaschinenfabrik Gustav Otto foi incorporada à Bayerische Flugzeug-Werke AG (BFW) a pedido do governo. A BMW AG, em 1922, transferiu as suas operações de construção de motores – incluindo a empresa e os nomes da marca – para a BFW. A data de fundação da BFW, 6 de março de 1916, entrou para a história como a data de nascimento da Bayerische Motoren Werke AG.

Inicialmente a Bayerische Motoren Werke AG foi fundada com o intuito de produzir motores para aviões, mas após a Primeira Guerra Mundial, devido ao Tratado de Versailles, foi proibida de construí-los. Por esse motivo chegou a produzir motocicletas, e mais tarde dedicou-se à fabricação de automóveis. Até há pouco tempo a própria BMW dizia que o seu símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera, mas em descobertas recentes, a BMW alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera. O símbolo BMW foi estampado na carroceria de um carro pela primeira vez em 1928.

Heinrich Ehrhardt fundou a Fahrzeugfabrik Eisenach (FFE) em Eisenach em 3 Dezembro de 1896. Inicialmente ele produziu bicicletas e armas, mas passados dois anos começou a produzir um carro a que chamou Wartburg sob licença da marca francesa Decauville. Esta companhia foi a terceira a fabricar carros na Alemanha depois da Daimler e da Benz tornando-se uma das maiores da Turingia.

Em 1903 a família Ehrhardt abandonou a administração da fábrica devido a perdas financeiras e porque a licença para produzir carros Decauville foi revogada. A fábrica começou a produzir veículos sob o nome Dixi em 1904.

Durante a 1ª Guerra Mundial a companhia produziu camiões e armas. Como resultado da derrota da Alemanha e das reparações de guerra que teve de pagar foi forçada a fundir-se com a Gothaer Waggonfabrik AG em 1919. Outra consequência da crise económica instalada foi a necessidade de começar a produzir carros pequenos, para o que foi celebrado um acordo com a Austin para fabricar sob licença o modelo Seven em 1927, o Dixi DA-1 3/15.

Em Novembro de 1928 a BMW comprou a Fahrzeugfabrik Eisenach A.G. ("Dixi") pondo fim à existência da Dixi como marca independente e a fábrica de Eisenach tornou-se o local de nascimento do ramo automóvel da BMW. O Dixi continuou brevemente como o BMW-Dixi mas a rebatizada BMW-Factory Eisenach cedo começou a fazer uma versão melhorada do carro chamando-lhe BMW 3/15PS e deixando cair o nome Dixi.

bmw-dixi-04.jpg
 

Anexos

  • bmw-dixi-04.jpg
    bmw-dixi-04.jpg
    409.1 KB · Vistos: 188

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Parece-me uma inocente manipulação dos factos por motivos de marketing.
A BMW é para 99.9% das pessoas uma marca de carros não uma marca de motores de aviões, pessoalmente descobri isso hoje, o inicio do século passado pouco me diz a nível de tudo.

Com ou sem manipulação, falseando ou enaltecendo os factos com um bocadinho de exagero, a marca bávara vai continuar a ser uma das mais vendidas e das que melhores produtos coloca no mercado, não precisa propriamente de inventar muito, aquele círculo branco e azul vende-se a ele mesmo.
 
OP
OP
Pedro Pereira Marques

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Bem, é uma confusão. Vá lá que pelo menos eram motores de aviões e não cortinados ou bolas de berlim.

Em relação aos automóveis e não contando com o Austin sob licença, o primeiro carro Bmw construído e projectado qual foi? O 303 de 1933? Se assim for, como marca AUTOMÓVEL, só fará 100 anos lá para 2033.
 
Independentemente de não ter começado por ser uma marca dedicada aos automóveis, a BMW deve ser, presentemente, uma das marcas da indústria automóvel que mais recorre aos seus veículos classicos em campanhas de marketing e isso, para além de ser algo que deve ser salientado por si mesmo, significa que é uma marca que sabe valorizar aquilo que produziu no passado.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
As marcas vão construir a narrativa que no momento considerarem adequada, independentemente de esta ser mais ou menos aproximada à realidade.

A Skoda já foi acusada do mesmo há uns anos.

O "marketing" explicado a putos reguilas

No início dos anos 80 o curso de design de comunicação tinha o primeiro ano em comum com os de pintura e escultura e os alunos só optavam no segundo ano. Por esse motivo fui aluno deste Senhor;
Domingos Pinho – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um dia mestre Domingos Pinho encontra a sala onde ia dar uma aula de pintura numa anarquia de total em termos de arrumação e limpeza. Visivelmente aborrecido prega-nos um sermão durante o qual afirma "o meu atelier está sempre tão limpo e arrumado, que até poderiamos comer no chão"...

Vai dai o "je" em jeito de puto récem saído do liceu que se acha engraçado e com futuro no meio publicitário replica em tom provocarório; "ó professor, mas isto assim tudo desarrumado com materiais e pinceladas espalhados por todo o lado não lhe parece uma anúncio da "Talens"?"

A Talens era à época e se calhar ainda hoje, o Rolls Royce da tintas para pintura artistica; Royal Talens

O mestre Domingos Pinho, olha-me nos olhos e com toda a calma responde; "Acha que eu quero dar aulas no cenário de um anúncio da Talens? Diga-me lá uma coisa, quando bebe uma cerveja também lhe aparece a "gaja boa" do anúncio?"

Carrega Granja. Resposta à medida e uma grande lição.


Quero com isto dizer que uma coisa é a realidade e outra as narrativas que as marcas criam.

Por vezes as narrativa coincide com a realidade do produto e os valores reais da marca, um exemplo;
Hot-Wheels.jpg

Mas cada vez é amais difícil, por exemplo para vender um Fiat 500, que no fundo é um Panda com uma carroçaria que é um cartoon do 500 original, tem de se inventar e muito.

BMW tem ainda um problema maior. A grande maioria das pessoas que adquirem um BMW, fazem-no pela valorização social que marca proporciona. No entanto as razões admitidas publicamente são sempre porque tem qualidade alemã, é seguro, fiável, amigo do ambiente e um longo etc. A BMW sabe disso mas não o pode dizer e os clientes sabem disso mas não tem coragem de o assumir. Isto implica uma gestão da comunicação entre a marca e os clientes com pinças.

Por vezes (poucas) dizem a verdade.
Tenho pena de não ter cópia, mas já vi um anúncio ao Z8 da BMW USA.Tinha com fundo uma foto do carro durante um "sunset" à beira mar (com surfistas e tudo) e condutor, um rapaz bem parecido falava com umas "babes" ainda mais bem parecidas que aparentavam um enorme interesse no tal rapaz.
O "headline" era este;
"Sejamos honestos, se não fosse por causa das mulheres, andávamos todos de Yugo"

Nos US o Yugo é (ou era) visto como o patamar zero da motorização.

Outro exemplo, a SAAB continuou a sugerir o DNA aeronáutico, mesmo quando já eram Opels travestidos;
sabb-turbine-add.jpg

nuno granja
 

Anexos

  • sabb-turbine-add.jpg
    sabb-turbine-add.jpg
    346.6 KB · Vistos: 0
  • sabb-turbine-add.jpg
    sabb-turbine-add.jpg
    346.6 KB · Vistos: 0
  • sabb-turbine-add.jpg
    sabb-turbine-add.jpg
    346.6 KB · Vistos: 0
  • sabb-turbine-add.jpg
    sabb-turbine-add.jpg
    346.6 KB · Vistos: 0
  • Hot-Wheels.jpg
    Hot-Wheels.jpg
    63.8 KB · Vistos: 6
  • Hot-Wheels.jpg
    Hot-Wheels.jpg
    63.8 KB · Vistos: 0
  • Hot-Wheels.jpg
    Hot-Wheels.jpg
    63.8 KB · Vistos: 0
  • Hot-Wheels.jpg
    Hot-Wheels.jpg
    63.8 KB · Vistos: 0
  • Hot-Wheels.jpg
    Hot-Wheels.jpg
    63.8 KB · Vistos: 0
  • sabb-turbine-add.jpg
    sabb-turbine-add.jpg
    346.6 KB · Vistos: 6
Última edição:

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
(...) A grande maioria das pessoas que adquirem um BMW, fazem-no pela valorização social que marca proporciona. No entanto as razões admitidas publicamente são sempre porque tem qualidade alemã, é seguro, fiável, amigo do ambiente e um longo etc.

(...)

Já agora não há um Mercedes (classe A) que tem como base um Dácia?

E não há Mercedes com motor Renault? No entanto continua a ter muito mais pinta estacionar um Classe A que um Mégane, a mesma lógica do status, mesmo que por baixo da maquilhagem a exclusividade não esteja lá.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
HI
A esmagadora maioria das empresas que hoje fabricam carros (atenção que não digo "marcas"), começaram por produzir outras "coisas".
No caso dos "alemães" é ainda mais "complicado" por causa das guerras ...

Depois algumas "jogadas de marketing", apoiadas na idade, transformam o "GmbH" - (GmbH – Wikipédia, a enciclopédia livre) em "AG" (Aktiengesellschaft – Wikipédia, a enciclopédia livre).
Apesar de serem juridicamente empresas distintas, no exemplo que dou, e como se acrescentou, antecedendo AUDI, a "coisa" até parece muito antiga.

Isto é só mais um exemplo de "classicismo pretensioso" de algumas marcas ...
 
Independentemente da (im)precisão nas datas, a BMW é detentora de uma excelente imagem. A Mercedes tem por sua vez uma imagem ainda mais forte e por isso não acho que a resposta "cínica" da Mercedes a este Spot da BMW tenha sido feliz.

À Mercedes bastava ancorar-se no seu historial invejável e não precisava entrar em comparações implícitas...isso parece-me que seja "guerra" para outros emblemas...
 


No fórum Mercedes que frequento, encontrei isto!

Por acaso ontem à noite, acho que essa publicidade passou na televisão quando estavamos a jantar.
Eu nem estava a olhar atentamente.
Não é que o meu puto de 14 anos me diz:
"Oh pai, esta publicidade é da Mercedes, mas a grelha que apareceu no início é da BMW"

:blink:
Agora percebi depois de ver este tópico!
 
Se a Bmw faz 100 anos agora ou daqui a 30 anos, isso que interessa? Bicada deveria levar a Mercedes por se sentar no alto da sua reputacao e andar a vender gato por lebre!! Isso de vender carros com corações franceses, não dá com nada. A verdade é que faz " comichão " a Mercedes e aos fãs de Mercedes e mesmo aos fãs de outras marcas, que actualmente cada produto que a tal " be he me" lança seja um sucesso, de tal forma que as ditas marcas premium tem que pedalar muito para acompanhar.... ( então nós 6 cilindros gasolina para não falar no gasóleo tem que pedalar muito mais).
Eu como admirador da marca , se continuarem a lançar produtos a gasolina como tem lançado pois festejarei os 100 anos agora ou daqui a 20 ou 30 anos sem problemas nenhuns:)
 
OP
OP
Pedro Pereira Marques

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Se a Bmw faz 100 anos agora ou daqui a 30 anos, isso que interessa? Bicada deveria levar a Mercedes por se sentar no alto da sua reputacao e andar a vender gato por lebre!! Isso de vender carros com corações franceses, não dá com nada. A verdade é que faz " comichão " a Mercedes e aos fãs de Mercedes e mesmo aos fãs de outras marcas, que actualmente cada produto que a tal " be he me" lança seja um sucesso, de tal forma que as ditas marcas premium tem que pedalar muito para acompanhar.... ( então nós 6 cilindros gasolina para não falar no gasóleo tem que pedalar muito mais).
Eu como admirador da marca , se continuarem a lançar produtos a gasolina como tem lançado pois festejarei os 100 anos agora ou daqui a 20 ou 30 anos sem problemas nenhuns:)

O que é que interessa? Sei lá, mas foi a Bmw que deu o mote para esta conversa. Ou melhor dizendo: se fossem mesmo 100 anos interessava, mas como se calhar não é bem assim agora já não interessa? Temos que ser coerentes...

Se a marca Bmw encarar os clientes dos seus carros como encara o público alvo desta publicidade, então é mau sinal. A honestidade é uma coisa que tem que ser levada em conta. Ainda recentemente foi a Volkswagen a enganar tudo e todos, ainda mais recente a Mitsubishi com os dados falsos dos seus eléctricos e agora a Bmw com esta publicidade... é sinal que os tempos estão a mudar e as marcas não olham a meios para terem lucro. Antigamente o objectivo era agradar o cliente, hoje o objectivo é enganar o cliente mas de maneira a que o mesmo não se aperceba!

Em relação ao que referiste dos Mercedes e dos motores Renault, estás apenas a apanhar 2 ou 3 anos de uma marca que já conta com bem mais de 100, ou seja referes uma parte da história que corresponde a uma ínfima parte da mesma. Aliás, não é só a Mercedes, a própria Renault já carrega bem mais de 100 anos! Os Bmw também nasceram como Austin e um dos modelos mais populares da marca foi o Isetta. O M1 era projecto Lamborghini e muitos dos primeiros Bmw (anos 30) tinham assinatura Touring Milano (para serem bonitos). Todas as marcas já tiveram co-produções e alianças com outras e hoje em dia, tendo o lucro como objectivo máximo, ainda mais exemplos desses existem.

Os Bmw são hoje em dia um sucesso? São sim senhor, e agora tenho que parar de escrever, porque... estou com comichão e vou-me coçar todo!!!

Se ainda estivermos vivos, aqui festejaremos os 100 anos da Bmw!!! Até lá!!
 
Última edição:

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
...........................
..............
Em relação ao que referiste dos Mercedes e dos motores Renault, estás apenas a apanhar 2 ou 3 anos de uma marca que já conta com bem mais de 100, ou seja referes uma parte da história que corresponde a uma ínfima parte da mesma. Os Bmw também nasceram como Austin e um dos modelos mais populares da marca foi o Isetta. O M1 era projecto Lamborghini e muitos dos primeiros Bmw (anos 30) tinham assinatura Touring Milano (para serem bonitos). Todas as marcas já tiveram co-produções e alianças com outras e hoje em dia, tendo o lucro como objectivo máximo, ainda mais exemplos desses existem.

Os Bmw são hoje em dia um sucesso? São sim senhor, e agora tenho que parar de escrever, porque... estou com comichão e vou-me coçar todo!!!

Se ainda estivermos vivos, aqui festejaremos os 100 anos da Bmw!!! Até lá!!




Bem ......
O que essa "marca" fez à "Isetta" .............. será que já pagaram os "direitos de autor" ???

Mas não é só esta "marca" (balde de massa ..... :lol::lol: ) .... há mais .... e por estarmos a falar de marketing .... lembram-se de uns anúncios que passavam na TV tuga e referiam os seus carros como "Das Auto" ?? ......
pois é, mas esta designação é muito velha e era usada (internamente) por quem ????
Pois ... mais uma vez ..... pela "Mercedes" :eek::eek:
 
Última edição:
OP
OP
Pedro Pereira Marques

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Tenho que acrescentar que esta dúvida surgiu-me ante-ontem depois da visita á colecção Schlumpf, ver tópico:

Musée National/Collection Schlumpf

Este museu integra uma colecção vasta de automóveis de várias marcas, tendo como base a época que vai até anos 40/50. Sabem quantos Bmw tem por lá? Nenhum...

Juntando esta realidade á publicidade que a Bmw anda a fazer, pensei para comigo próprio: "será verdade?" e daí surgiu este tópico.
 
Topo