Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Óleo Famel XF-17

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por joaomanuel, 13 Jul 2009.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por joaomanuel, 13 Jul 2009.

  1. Tenho uma Famel XF-17. Gostava de saber opiniões sobre que óleo usar para o motor e a proporção da mistura gasolina/óleo.
     
  2. Olá. A questão não é tanto de alguém dar opiniões sobre os óleos ou misturas.
    A questão é ficar a saber que o óleo da caixa e embraiagem é Valvulina SAE 80 e o óleo da mistura será um bom óleo sintetico a 2 ou 3%, e se mineral a 4% até 6.
    Agora, é escolher uma boa marca, e boas voltas.

    PM
     
  3. O que eu aconselho e que utilizo nas minhas 3 xf's para a caixa de velocidades é um 75W90 que normalmente é sempre 100% sintetico e nota-se imensas diferenças em andamento.
    Para gazolina um óleo 2T bom mineral a 1/25 ou então sintético 1/35 ou 1/40, se deita fuma é sinal que está bem lubrificada e se andas sempre a bombar convem fazer a mistura assim. A xf's praticamente de origem vêm todas equipadas com cilindro super therm que segundo a famel na altura a mistura seria 1/50 mas pessoalmente axo que isso é muito! Oleo 100% sintetico por exemplo shell advance vsx 2T ou advance racing que são os que utilizo a mistura a 1/40 é impecável!
    E só salienter que "valvulina" não existe! É comum em portugal cometer este erro grave! O que existe é uma marca de óleos bastante antiga que se chama Valvoline e que como á muitos anos atrás era das poucas cormecializadas com oléos para caixas comexaram a generalizar o nome! Nenhuma caixa de oleos se repararem diz "valvulina"!
     
  4. Só mais uma questão.
    Que marcas de óleos sintecticos para mistura é que consideram boas?
     
  5. Shell, como ja referi...
    Praticamente todas as marcas têm oleos 2T sinteticos...
     
  6. Em resposta ao comentário mais ou menos disparatado do Fábio Nunes, sobre a "gravidade" do "erro grave" de se chamar valvolina ao óleo da caixa das motas, acrescento que é tão grave, que todos sabemos o que significa, independentemente da marca, e que em qualquer oficina de mecânica, sabem exatamente a que se refere o termo valvolina.
    Nas lojas da especialidade podem até pedir óleo 70W ou 80 ou 90 que o empregado vai perguntar se é óleo para a caixa e dirá...ah,o que vocé quer é valvolina, certo?ok!

    ...E se é para dar uma explicação da marca em relação ao nome, se é antigo ou não, tudo bem. Só que de "grave" não tem nada.

    A óleo da caixa de velocidade das motas ou carros, chama-se valvolina...Pelo nome se distingue imediatamente que embora seja óleo,regra geral, não é para o motor nem para fazer mistura,... e apesar disso é um excelente óleo para lubrificar as correntes sem danificar os O-rings. Em motas de enduro e motocross por ex.é o indicado.

    E assim me vou e já não volto. Se gostam de complicar não contem comigo...;)

    Fiquem bem

    PM
     
  7. Em resposta ao comentário de cima....
    Se lhe aparecer uma mota que leve na caixa um óleo 10w40, como é o caso das NSR 125o que é que chama a isso?
    Valvulina W40? Valvulina SAE40??
    Se as pessoas têm consciência das coisas tal como refere então porque não se chamam as coisas pelo nome?
    Não vejo qual a complicação que viu nisto ao ponto de comentar dessa forma...
    Mas se tenho de pedir desculpa ela aqui fica...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página