Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

É de lamentar, só em Portugal mesmo!!???

Tópico em 'Legislação' iniciado por Francisco Justo, 10 Jul 2008.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Francisco Justo, 10 Jul 2008.

  1. Boas a todos, aqui vai uma historia real,
    Eu como proprietario de um Ford Capri MKII 1.6 GT um certo dia pensei em alterar as medidas dos pneumaticos do meu Capri, o que pretendia era alterar os 165/70R13 para os 185/70R13 uma vez que estes vinham de fabrica com o Capri 3.0, uma pessoa minha amiga informa-me que tenho de enviar um mail para a Ford e solicitar a alteração pretendida para poder andar legal na via publica e proceder a alteração no livrete, eu assim fiz, mandei um mail para a Ford e passado 1 dia recebo um mail com a resposta onde me é informado que não é a Ford que passa a declaração mas sim uma empresa com o nome de Auto Informa,
    Apos varios dias, mando um mail a solicitar o pretendido para a Auto Informa e logo de seguida recebo um mail de uma certa pessoa que me diz que a medida maxima para alterar seria os 185/70R13 mas que só me poderia dar uma certeça com a fotocopia do livrete, ate aqui todo bem.
    Bom na semana passada mando outro mail para a Auto Informa a solicitar quais as medidas maximas para os pneumaticos do meu Capri. recebo outro mail de outra pessoa diferente que me informa as seguintes medidas 175/70R13, 185/60R14 e 195/50R15, eu não muito satisfeito com estas respostas decidi enviar por mail a fotocopia do livrete assim como aficha tecnica do Capri MKII onde constam as medidas do Capri 3.0, cheguei a conclusão que as pessoas que la exercem funções não estão de acordo umas com as outras, pois um diz uma coisa e outro diz outra, faz 4 dias recebi um outro mail da Auto informa onde menciona o seguinte "a sua questão foi colocada a Ford Lusitana. Aguardamos a resposta, que lhe enviaremos de imediato assim que recebermos" já la vão 4 dias e ainda nada, não recebi ainda qualquer resposa por parte da Auto Informa, eu ao contrario tenho enviado todos os dias mail a solicitar se posso ou não alterar as medidas dos pneumaticos para os tanto desejados 185/70R13.
    É de lamentar toda este tempo de espera, uma vez que já la vão 15 dias e nada.
    Agora não sei o que mais tenho eu de fazer para poder alterar os penumaticos,
    Sera que alguem pode ajudar?

    Obrigado,
    Francisco Justo
     
  2. As medidas devem ser alteradas de forma a manter o diametro final. Se a medida original for 165/70/13, a medida 185/70/13, não vai manter essa mesma medida original, as sugestões seguintes que a Autoinforma refere, fazem todo sentido. Se o Capri MkIII tem 185/70/13, há-de ter outras alterações internas, quanto mais não seja no velocimetro, para poder circular com esses pneus. É chato é não só não dizerem nada como não aparentarem qualquer coordenação entre eles...
     
  3. Sr. António Barbosa, quando me refiro ao Capri 3.0 estou-me a referir ao MKII e não ao MKIII.
    A ficha téncica do Capri MKII 1.6 GT é igual ao Capri MKII 3.0, os dois tem a mesma carroçaria claro que altera o motor, mas o resto é igual, já agora como se explica as medidas dos pneus e das jantes que me foram facultadas no 2º mail da Auto Informa,
    Jantes maiores e pneus mais largos 185/60R14 e 195/50R15 como se explica isto?
    uma coisa é alterar só o pneu para mais largo e manter a jante, uma vez que este não sai para fora da carroçaria, logo tudo fica seguro e legal porque o pneu não bate em nenhum lado.
    Já agora como se explica os minis alterar as jantes das jantes 10 originais para as 13 Minilite com pneus 175/50R13 que vendem na MiniShop e na Minicompetition e na realidade são homolgadas, ate metem abas nos guardalamas laterais porque caso contrario os pneus ficam fora da carroçaria é verdade ou mentira?
    Sem ofensas, eu pessoalmente acho estas jantes espetaculares nos Minis.
    O Sr. António Barbosa sabe melhor do que ninguem.
    Obrigado na mesma pelo seu comentario, apesar de eu descordar.
     
  4. Sr Francisco o Sr António Barbosa tem razão, você não pode alterar "legalmente"a largura do pneu sem alterar a altura porque lhe vai dar erros de velocímetro, vai alterar o centro de gravidade e altera todo o comportamento dinâmico do carro.
    se tiver ambas as medidas de pneus faça a experiência com um GPS e vai ver que o senhor António Barbosa tem razão.

    nos VW MK1 as medidas permitidas são 175/70/13 185/60/14 195/50/15
     
  5. olhe aqui vai uma calculadora de pneus
    e quanto ao erro pelos calculos diferenca de 5% quando vai a 103 marca 100 no carro o que 99 por cento dos carros tem erro de fabrica lol
    mas se quiser por o velocimetro certo isso e facil

    http://www.miata.net/garage/tirecalc.html
     
  6. Pois isto dos pneus como se pode ver, ao contrario do que muitos julgam, não é só alterar a altura ou a largura à vontade do freguês, existe uma relação directa que implica a mudança dos dois factores em simultâneo de modo a não alterar o perímetro exterior do pneu. Assim a AutoInforma está correcta.
    O carro pode ser precisamente igual mecanicamente nas versões referidas mas muito provavelmente haverá diferença nas relações de cx e/ou diferencial, o que já baralha tudo o que é importante na questão das medidas dos pneus. Pois o mesmo velocímetro com uma certa combinação de transmissão e pneus fica com muito erro ao colocarem-se outras medidas.
    Já agora sejamos razoáveis, 4 dias para a AutoInforma contactar a Ford a pedir um esclarecimento sobre o assunto não é muito tempo.
    Pode ser que tenha sorte e o Capri tenha Homologações de pneus como a BMW nos e30, completamente ilógica e sem respeitar a tal relação altura / largura. Se assim não for...
     
  7. Peço desculpa, mas esta eu não entendi:
    Onde é que alterar a largura do pneu (mantendo a altura e o diâmetro) "alterar os 165/70R13 para os 185/70R13"
    provoca erros no velocimetro ?
    Até fiquei zonzo com esta.

    Expliquem-me lá porque sinceramente não estou a perceber.
     
  8. Caros amigos,

    Tenho de dar razão aos vários membros que têm dado o seu contributo neste tópico.Para começar, 4 dias efectivamente é um prazo muito curto de resposta neste nosso país onde tudo anda a passo de caracol (eu só levei um ano à espera que a empresa que faz a consultoria destes assuntos à Fiat corrigisse um erro na homologação do carro na base de dados da DGV...), será razoável dar mais algum tempo.

    De qualquer forma efectivamente existe alguma razão na questão de o pneu não ser aceite como alteração de substituição directa, pois é de diâmetro maior que o original.

    Muitas pessoas não compreendem exactamente qual o sistema de identificação das medidas de pneumáticos, e isso ajudaria.

    Por exemplo, o amigo Francisco quer alterar a largura do pneu mas mantendo o rácio de perfil, isto significa que o pneu vai ter um correspondente aumento de diâmetro. O "70" significa que a lateral do pneu tem 70% da largura, ou seja, num 165 isso corresponde a uma lateral de 115,5 mm, enquanto num 185 isso corresponde a 129,5 mm. É uma diferença significativa, dado que o diâmetro total do pneu aumenta em 28 mm!

    Por exemplo, nos Fiat 124 a medida original é 165/80R13, há muita gente que muda para os 185/70R13 (que julgo estar homologado) pois o aumento de largura é compensado por uma diminuição de perfil, e o pneu fica quase com o mesmo diãmetro.

    Embora as outras medidas que indicou continuem a apresentar diferenças significativas, deverão ser compatíveis com algum tamanho de roda original destes modelos, e provavelmente ninguém se deu ao trabalho de homologar mais nenhuma, ainda para mais com a balbúrdia que é o IMTT a coisa ainda deve estar pior porque ninguém quer chegar-se à frente e dizer sim ou sopas.

    Um abraço!
     
  9. Amigo Ribeirinho,

    O "70" não é correspondente a um valor fixo, mas sim uma percentagem. Como referi acima, os pneus radiais têm a sua altura de parede expressa em relação à altura com este rácio. Assim, quando se tem algo do estilo:

    165/70 R13

    Isto significa que o pneu tem 165 mm de largura de piso, 70% disso em altura de parede (os tais 115,5 mm que referi acima) e é dimensionado para uma jante de 13 polegadas.

    Quando se aumenta a largura e mantém o rácio de perfil, a lateral aumenta também.

    Espero que tenha ajudado... um abraço!
     
  10. Aprendi !
    Julgava que fosse medida fixa e não %.
    Pronto, já deixei de estar zonzo....obrigado Relvas.
     
  11. Já agora como se explica os minis alterar as jantes das jantes 10 originais para as 13 Minilite com pneus 175/50R13 que vendem na MiniShop e na Minicompetition e na realidade são homolgadas, ate metem abas nos guardalamas laterais porque caso contrario os pneus ficam fora da carroçaria é verdade ou mentira?
    Sem ofensas, eu pessoalmente acho estas jantes espetaculares nos Minis.
    E os Ford Escort MkI que metem as mesmas jantes Minilite de 8" e tambem metem abas largas nos guardalamas para levar os 205/70R13 e ate por vezes mais largos................
     
  12. Já vai sendo normal este tipo de cenas neste país...enfim.
     
  13. Não explico, há coisas em Portugal que são inexplicáveis... :D

    Falando a sério, como muitas vezes não há uma regra rígida a seguir, os resultados do mesmo procedimento variam caso a caso consoante a "música" que se dá a quem recebe os processos ou ao entendimento de cada um. Como mais se explica que ainda hoje haja automóveis que vêm para Portugal do estrangeiro e cujas homologações (supostamente verificadas por quem deve saber, e depois dado o aval pelo pessoal da IPO tipo B e IMTT) saem completamente viradas do avesso?

    Ainda recentemente vi o caso de um senhor que tem um Spider Volumex (edição limitada de 1984) rigorosamente original à excepção dos emblemas e do número de chassis, pois assumiu a identidade de um Spider 1608 de 1970 (provavelmente para ter um seguro mais barato ou afins). Mas mesmo assim homologaram-lhe o carro direitinho e com as jantes 15"x7" com pneus 195/50VR15 como se fosse a coisa mais natural do mundo, enquanto a mim torceram-me o nariz quando pedi a verificação de homologação de um Spider de 68 com jantes 14, e até obrigaram a que levasse primeiro o carro à IPO para que o inspector comprovasse que o carro lá tinha ido com jantes 13 antes de eles me darem a homologação, não fosse eu querer enganá-los...

    Logo a seguir vejo um senhor com um 124 Coupé 1400 da primeira série de 67 que está no livrete como sendo um 1608 da segunda série... ninguém ligou peva! E o homem andava a pedir peças guiando-se pelos dados do livrete e não percebia porque é que havia imensas peças que não batiam certo com o carro dele...

    É portugal, ninguém leva a mal...

    Um abraço!
     
  14. Francisco

    Há dois aspectos a considerar aqui, o andar ilegal e o andar legal.
    Não sei quais as medidas homologadas para os modelos em questão mas a regra é sempre mesma para ser permitida uma substituição directa daquelas que a AutoInforma pode assinar de Cruz.
    Quanto aos abaulados e às rodas saidas, é outra questão diferente e para alem dos efeitos práticos em relação à projecção de sujidade, temos o "dar a volta à Lei" que impede "coisas" saidas em relação ao carro.
     
  15. Já agora acrescento outra informação relativa aos pneus:

    A largura é de questão menor no que respeita a questões legais, o fundamento básico é que o perímetro da roda sofra a menor variação possível para que o erro de leitura do velocímetro esteja dentro das tolerâncias.

    Efectivamente depois surge é a questão de pneumáticos muito sobredimensionados pois isso pode ter implicações negativas na suspensão (que vai estar sujeita a esforços muito maiores do que aqueles para que foi dimensionada) e no comportamento em estrada do carro, que vai deteriorar-se (especialmente com pneus de baixo perfil, que arruinam o conforto de rolamento - o pessoal dos Minis então deve-se fartar de gozar, o carro já era o que era, com essas fatias de borracha tão finas até devem partir os dentes se apanham um buraco!).

    Por exemplo, o meu 127 tem sempre usado os 155/70 R13 desde novo porque o meu pai o comprou com jantes especiais logo novo, e nunca calçou os 135/80 R13 que vêm no livrete. Embora tenha ganho um aumento dramático em termos de estabilidade, aderência e travagem, as peças de suspensão passaram a ter uma vida útil muito mais limitada, especialmente as homocinéticas (o meu pai chegou a ter de as trocar com menos de 15,000 km de intervalo) ao fazer manobras com o carro parado, porque custa muito mais mexer um pneu maior e mais aderente.

    Já não basta o evoluir da tecnologia que produz pneus muito mais aderentes do que eram quando o carro era novo, aumentar a área de contacto com o piso ainda aumenta muito mais o esforço requerido para o mexer.

    E para terminar, outra curiosidade sobre pneus:

    O rácio de perfil só surgiu nos pneus radiais, os antigos (crossplies) tinham sempre uma relação de 100%, ou seja, a altura da lateral era igual ao rasto, embora nalguns casos excepcionais de pneus em medidas grandes tenham surgido alguns com rácios de 90%.

    Um abraço!
     
  16. Afinal os erros de velocimetro só existem no meu Capri, porque nos Minis não devem existrir erros, mas sim problemas de caixa de direcção, rotulas e rolamentos, uma vez que levam pneus e jantes muito maiores que as originais.
    Já agora como se explica os minis alterar as jantes das jantes 10 originais para as 13 Minilite com pneus 175/50R13 que vendem na MiniShop e na Minicompetition e na realidade são homolgadas, ate metem abas nos guardalamas laterais porque caso contrario os pneus ficam fora da carroçaria é verdade ou mentira?
    Sem ofensas, eu pessoalmente acho estas jantes espetaculares nos Minis, mas sera que não existem erros no velocimetros dos Minis?
    E os Ford Escort MkI que metem as mesmas jantes Minilite de 8" e tambem metem abas largas nos guardalamas para levar os 205/70R13 e ate por vezes mais largos................
    O melhor são os funcionarios da Auto Informa, um diz uma coisa e outro diz outra diferente e depois é uma Empresa que passa a declaração para se proceder a homolgação das medidas dos pneumaticos, mas no entanto eles não sabem o que dizem, pois não entendem nada de pneumaticos e eu que espere por uma resposta sentado, talvez tentar uma cunha porque em Portugal funciona tudo desta maneira ou cunha ou dinheiro.

    Obrigado a todos
     
  17. Os ultimos Minis vieram de fábrica de Inglaterra com jante 13" homolgada, era o que se chamava o "SportsPack".
    Esse "SportsPack" incluía também os pneus 175/50/13 e as abas de alargamento, pois como foi dito, os Minis originais até Junho de 1974 só vinham com jante 10". Os alargamentos apareceram no "Mini Special" de 1979, comemorativo dos 20 anos do modelo, tinha jante 10" e pneus 165/70/10, estes pneus sendo mais largos que os 145/80/10, precisavam das abas de alargamento. A diferença entre os Minis e outros automóveis ( o Capri incluido ) é que foi fabricado durante 41 anos, o que em termos de desenvolvimento tecnológico foi muito muito tempo, os pneus radiais não existiam, como o Relvas referiu, a medida do Mini era 5.20"x10"!!!
    A DGV e agora o IMTT homolgam as medidas dos Minis que vieram de fábrica ao longo dos 41 anos de produção.
    No meu livrete tenho 5 medidas a utilizar, evidentemente que tive que mudar os carretos na caixa de velocidades para que o velocimetro estivesse correcto, mas é material barato, entre 10 e 12eur não é de localização muito acessivel, mas num Mini nada é...
     
  18. boas a medida mais parecida aos 165/70 r13 e a 185/65 r13 ok e mais se tiver so uma medida no livrete ha uma lei que pode por pra cima desde que nao saia dos contornos do veiculo
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página