Sunbeam Sunbeam Avenger 1972 - O Meu Sunbeam

Diários de Bordo

Sunbeam Sunbeam Avenger 1972 - O Meu Sunbeam

Carlos Vaz

Pre-War
Ahahahah... "felizmente" para este efeito o francês da casa já cá não mora... sei que teria umas coisinhas para contar!

Os japoneses costumam ser bastante discretos... pode ser que me safe.
 
Olá, há mais de 6 meses que que não aparecemos por aqui, eu e o FP.

Desde a excelente viagem a Coimbra, falhei Aveiro, Laúndos, Caramulo (que dor de alma), Exponor e até à Senhora da Hora nunca mais voltamos desde o encontro do portal com o CARSPOTTING PORTUGAL.

A vida, pelo menos a minha, é assim, tem alturas em que os dias se sucedem uns atrás dos outros sem espaço para apreciar e fazer as coisas de que realmente gostamos.

O Sunbeam nestas alturas fica preguiçoso e entediado, passa horas, dias e meses sem sair do quarto, perdão da garagem.

Claro que nestas alturas não há nada para contar, o que não quer dizer que não vá acompanhando o que se passa neste nosso pequeno universo de ferrugem charmosa a que chamamos clássicos.

Na realidade vou passando por cá para espreitar as novidades e há sempre coisas novas. Ele é o Austin 3 Litre: THE LAST BIG LUXURY AUSTIN, o @António José Costa que agora tem mesmo um leão (O corolário de um desejo? +10posts) , o Citroën XM V6.24 (1993), A garagem dos "chaços". As aventuras de um portalista. +10posts, o Toyota Celica AT160 - Diário de Bordo, os DBs do @antonioconceicao que tem uns carritos engraçados, só para citar alguns.
Depois há os post(e)s de portalistas como os do @JorgeMonteiro ou do Rafael Isento que são sempre um gosto ler, mesmo nos dias em que nos limitamos a andar com a cabeça entre as orelhas.
Mas quem tem um clássico tem esperança e quem tem plásticos e um clássico tem o destino escrito nas estrelas: mais cedo ou mais tarde chega o dia em que um dos sintéticos avaria ou tem que ir à revisão e é um todo um novo mundo de oportunidades que se abre.
E esse dia chegou, o charuto mais novo cá do sítio atingiu a data limite de validade, como os iogurtes, e começou a debitar mensagens de que amanhã era a data limite para ir à primeira revisão.
O puto, do carro, tem apenas 10.000 km.s, mas tem de ir à revisão porque se não o mundo pode acabar e o concessionário tem que ganhar a vida.
Assim como assim há que aproveitar, é garantido que vou deixar um monte de ordens de pagamento do Banco Central Europeu no concessionário para continuar a pagar os ordenados dos crânios que inventaram o puto do carro, mas, quase, vale a pena, amanhã é dia de levar o Sunbeam para o trabalho.
Pelo caminho tenho que deixar a filha na escola, a não menos de 500 metros que os colegas da miúda não sabem distinguir um carro velho de um clássico e portantos… a miúda não quer que pensem que o pai é um pobre diabo, mais pobre do que pobre realmente é.
Mas para mim é uma alegria, até me vou levantar mais cedo e agradecer aos deuses a bênção de mais um dia.
Mas marinheiro de mares largos que se preze avia-se em terra e portanto já acrescentei o anticongelante, verifiquei os níveis de óleo do motor e travões (que estão como sempre, com grande nível), anulei o corta corrente, dei ao motor de arranque três vezes (tantas quantos os meses que esteve a dormir) et voilà... se reveille (tres, tres chique).
A seguir engata-se a 1ª, uns toques no acelerador, algum trabalho (duro) com a embraiagem e a regueifa, contornar a máquina de lavar sem tirar uma secante e... salta lá para fora.
Depois, já que acordou, fomos logo esticar as pernas e aproveitar para verificar os cascos, isto é, a pressão dos pneumáticos que pareciam estar um pouco barrigudos.
Mais umas voltas pelos quarteirões mais longínquos e volta para casa. Para casa mas não para o quarto, isto é a garagem, que já chega de preguiça.
Amanhã, daqui a bocado, é dia de levantar cedo e há (é com agá não é?) que estar preparado para a fresca matinal, portanto dorme ao relento que ferrugento que quer ter charme e ser clássico não tem medo do frio nem da chuva, aliás a chuva até é boa, tira o pó e dá sempre uma novo viço… à ferrugem.
Depois volto para dentro de casa, que o reumático não me permite dormir ao relento na biatura, mas é nesse momento que tenho o primeiro momento de verdadeira alegria e orgulho… o meu Sunbeam é muito British, very British inded, um verdadeiro dog a marcar o território.
Duvidam?

Então aqui fica a prova…


Ver anexo 1126191

Ver anexo 1126185

Ver anexo 1126182

Ver anexo 1126183



Prontos, para quem tais mais conhecimentos de mecânica do que de anglicismos e francesismos há sempre a solução do Google Tradutor (que é o que eu faço) e não se queixem, pois para gajos como eu não há site no Google que valha a minha infinita ignorância… sobre carros.
A parte dos bês pelos vês é só para quem aprecia tripas... à moda do Poarto, carago (os mais puristas também podem sempre substituir o guê por um él e um agá)

Passem bem que se tudo correr bem… depois conto como foi, talvez

JP do FP


Com isto tudo irão descobrir-se algumas verdades!!!
JP olha que também faltaste ao encontro da família!!! ele pode ter algumas coisas a dizer por não o teres ido ver os primos!!!
Saudades deste bons e belos textos.

Ab
Marco Pereira
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Com isto tudo irão descobrir-se algumas verdades!!!
JP olha que também faltaste ao encontro da família!!! ele pode ter algumas coisas a dizer por não o teres ido ver os primos!!!
Saudades deste bons e belos textos.

Ab
Marco Pereira

Pois a família, às vezes com a família ainda é pior, enfim desde Março falhei com todos
 

António Barbosa

Red Line
Portalista
Olá, já percebi que o FP tirou a barriga de misérias, bastou não lhe cortar a corrente, deixá-lo ao lado do puto que está ligado à NET e começou a inventar largo.

É reconfortante saber que os amigos portalistas acham tudo muito engraçado, também ficarei muito animado quando os vossos clássicos também arranjarem forma de vir para aqui contar as vossas histórias, verdadeiras ou não, aliás já achei graça ao comentário do PP do JL e estou ansioso para ver os próximos, pois tenho a certeza que aos poucos a informação vai passar e vão começar a aparecer aqui histórias muito interessantes, só espero que não venham com imagens, sabe-se lá o que os vossos carros já viram ou ouviram, têm a certeza que não correm o risco de virem aqui parar imagens, digamos, embaraçosas? Já pensara que uma imagem uma vez publicada na NET fica disponível para todos e para sempre neste caótico e perverso universo de bytes?

Aliás nota-se que o FP tem aprendido rápido, começa a dominar a técnica de criar mentiras com meias verdades. São este tipo de mentiras que as redes sociais ampliam e disparam em todas as direcções e que rapidamente ganham o estatuto de verdade indesmentível. Se está nas redes sociais é verdade e se não é passa a ser, porque o que conta é o que circula na NET e quanto mais circular mais verdade é.

Se lerem com atenção o texto do FP descobrem pequenas contradições, deslizes de quem ainda é novo nestas coisas. Por exemplo ele diz que quando ando com a minha mulher e a minha filha sou sempre muito cuidadoso na condução e logo a seguir diz que levei a minha filha, que até adormeceu, para escola com uma condução temerária, irresponsável. Então sou cuidadoso ou sou um irresponsável que anda com a filha num carro com quase 50 anos a conduzir como um doido?

Por deformação profissional, sou desconfiado, já estou treinado em situações em que alguém, ou alguma coisa, me queira tramar.

O que faço?
- Nada de especial, basta ir guardando sistematicamente provas para, se necessário, desmontarmos as ciladas em que nos querem apanhar.

Têm dúvidas?

- Então vejam pequenos vídeos que mostram como foi a viagem na Quarta-feira de manhã...







e ainda tive tempo de tirar umas fotos à paisagem...

Ver anexo 1126321
Ver anexo 1126319
Ver anexo 1126317
Ver anexo 1126315
Ver anexo 1126312
Ver anexo 1126310
Ver anexo 1126309
Ver anexo 1126308
Ver anexo 1126307


Perceberam?
Vêm como ele vos contou uma história completamente destorcida.
Façam como eu, não confiem demais no vosso clássico, joguem sempre à defesa, a qualquer momento ele pode querer tramar-vos e nessa altura há que ser mais esperto, afinal de contas temos, eu pelo menos tenho, muitos mais km.s do que eles.

Não digam que não vos avisei
Boa sorte, passem bem

É impressão minha ou o voltímetro do Sunbeam diz "VOLTS" de pernas para o ar?
Sunbeam.JPG
...o "FUEL" até está bem, a data e a hora da foto estão como os "VOLTS"...algo está verdadeiramente distorcido neste clássico!
 

Anexos

  • Sunbeam.JPG
    Sunbeam.JPG
    60.3 KB · Vistos: 140
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
É impressão minha ou o voltímetro do Sunbeam diz "VOLTS" de pernas para o ar?
Ver anexo 1126488
...o "FUEL" até está bem, a data e a hora da foto estão como os "VOLTS"...algo está verdadeiramente distorcido neste clássico!

Chiça dizem que os tísicos têm ouvido apurado, qual é o defeito dos gajos que vêm coisas que mais ninguém vê?
Estás a ver mal... isto é, está tudo de pernas para o ar, menos a data e o voltímetro, percebes? não?
Pois é natural que não... mas também o que é que se pode esperar de um clássico que publica comentários na Net? Achas normal?
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Olá

Espero que continuem a achar engraçada esta brincadeira infantil de dar vida a carros como se eles tivessem pensamento e sentimentos. Estejam à vontade.

Entretanto o @António José Costa desafiou-me a ir ao Fim d'Ano da Figueira como equipa do portal.
Nem estava assim com muitos planos para ir à Figueira, mas o @Edgar.Guerra já disse que ia e o sangue começou logo a ferver...
Assim como assim também surgiu a vontade de dar uma volta ao carro...
Já há bastante tempo que ando a pensar abrir o motor do Sunbeam para o retificar, enfim dar-lhe uma nova vida. Penso também meter-lhe uma ignição electrónica, rever o circuito de refrigeração, substituir a embraiagem, rever os colectores de escape (tem fugas) e melhorar, um bocadinho, a carburação, mas tudo sem estragar nem alterar o motor, apenas, diga-mos, rejuvenescer e optimizar.
Como todos sabem os meus conhecimentos são 0 e preciso de ajuda (preciso mesmo) para fazer o papel de cliente esclarecido. Confio completamente no meu mecânico, mas gostaria de saber o que pedir e tomar as decisões importantes sem falir entretanto.
Assim para começar:
- Ignição electrónica, que aconselham? (há uns anos discutiu-se aqui no forum uma cena americana, penso que o @Eduardo Relvas é que conhece)
- Refrigeração, além da paraflu (será que compensa) o que aconselham? Cuidados a ter no circuito? (radiador reconstruído há 20 anos e circuíto actual, incluindo shaufagem, sem fugas)
- Não sei mas estou convencido que o termostato está anulado, faz falta?

Fiquem estas duvidas para começar, agradeço, muito, todas as dicas
Desde já um bem haja aos portalistas de boa vontade (e bons conhecimentos...)

JP
 

Edgar.Guerra

Pre-War
Premium
Portalista
Olá

Espero que continuem a achar engraçada esta brincadeira infantil de dar vida a carros como se eles tivessem pensamento e sentimentos. Estejam à vontade.

Entretanto o @António José Costa desafiou-me a ir ao Fim d'Ano da Figueira como equipa do portal.
Nem estava assim com muitos planos para ir à Figueira, mas o @Edgar.Guerra já disse que ia e o sangue começou logo a ferver...
Assim como assim também surgiu a vontade de dar uma volta ao carro...
Já há bastante tempo que ando a pensar abrir o motor do Sunbeam para o retificar, enfim dar-lhe uma nova vida. Penso também meter-lhe uma ignição electrónica, rever o circuito de refrigeração, substituir a embraiagem, rever os colectores de escape (tem fugas) e melhorar, um bocadinho, a carburação, mas tudo sem estragar nem alterar o motor, apenas, diga-mos, rejuvenescer e optimizar.
Como todos sabem os meus conhecimentos são 0 e preciso de ajuda (preciso mesmo) para fazer o papel de cliente esclarecido. Confio completamente no meu mecânico, mas gostaria de saber o que pedir e tomar as decisões importantes sem falir entretanto.
Assim para começar:
- Ignição electrónica, que aconselham? (há uns anos discutiu-se aqui no forum uma cena americana, penso que o @Eduardo Relvas é que conhece)
- Refrigeração, além da paraflu (será que compensa) o que aconselham? Cuidados a ter no circuito? (radiador reconstruído há 20 anos e circuíto actual, incluindo shaufagem, sem fugas)
- Não sei mas estou convencido que o termostato está anulado, faz falta?

Fiquem estas duvidas para começar, agradeço, muito, todas as dicas
Desde já um bem haja aos portalistas de boa vontade (e bons conhecimentos...)

JP

Sei responder à do termostato. Faz falta sim. Sem ele, o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento, Gasta mais e potencialmente provoca um desgaste prematuro a longo prazo.
Troquei o termostato do meu KE20 no ano passado e já vou ter de trocar outra vez porque o que lá pus já foi à vida.

Quanto ao resto, ignição eletrónica sou contra. Refrigeração, Paraflu é bom, o meu Alfa tem Febi Azul (?), recomendado pelo sr. doutor como sendo o mais apropriado para aquele circuito, e no meu KE20 vou meter o anticongelante da Toyota, que dizem também que é bom.
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Sei responder à do termostato. Faz falta sim. Sem ele, o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento, Gasta mais e potencialmente provoca um desgaste prematuro a longo prazo.
Troquei o termostato do meu KE20 no ano passado e já vou ter de trocar outra vez porque o que lá pus já foi à vida.

Quanto ao resto, ignição eletrónica sou contra. Refrigeração, Paraflu é bom, o meu Alfa tem Febi Azul (?), recomendado pelo sr. doutor como sendo o mais apropriado para aquele circuito, e no meu KE20 vou meter o anticongelante da Toyota, que dizem também que é bom.

ignição electrónica és contra por comprometer a originalidade ou por reservas técnicas?
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Só por comprometer a originalidade e por tirar uma (muito) pequena parte do prazer de conduzir e manter um clássico.

compreendo bem, mas quando ando com o Sunbeam tendo a esquecer a idade que ambos temos e então estou disponível para pequenas melhorias para o manter jovem e seguro, por exemplo alterei o circuito de travagem para ser duplo está a usar um bomba de travões de um Opel muto mais moderno (mas guardo todas as peças originais). Em todo o caso vou ter que perceber se a ignição electrónica acrescenta alguma coisa à fiabilidade até porque a original continua a funcionar como um relógio
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
off topic

lá num recôndito lugar… corre-me uma gota de sangue tropical que agora parece diluir-se num mar agitado, mas aqui segue um imenso abraço



e hoje deu-me para isto

mas aqui o assunto é carros. sabiam que o Sunbeam foi fabricado nesse imenso continente que é o Brasil no tempo dos carochas?

Pois é verdade

Dodge Polara – Wikipédia, a enciclopédia livre

ele há coisas do carago, por acasos da vida fui nascer Carioca numa terra de carochas e Dodges (Sunbeams), os carros que, já deste lado do Atlântico, me ligam ao meu avô
 
Última edição:
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Olá

Já há bastante tempo que ando a pensar abrir o motor do Sunbeam para o retificar, enfim dar-lhe uma nova vida. Penso também meter-lhe uma ignição electrónica, rever o circuito de refrigeração, substituir a embraiagem, rever os colectores de escape (tem fugas) e melhorar, um bocadinho, a carburação, mas tudo sem estragar nem alterar o motor, apenas, diga-mos, rejuvenescer e optimizar.
Como todos sabem os meus conhecimentos são 0 e preciso de ajuda (preciso mesmo) para fazer o papel de cliente esclarecido. Confio completamente no meu mecânico, mas gostaria de saber o que pedir e tomar as decisões importantes sem falir entretanto.
Assim para começar:
- Ignição electrónica, que aconselham? (há uns anos discutiu-se aqui no forum uma cena americana, penso que o @Eduardo Relvas é que conhece)
- Refrigeração, além da paraflu (será que compensa) o que aconselham? Cuidados a ter no circuito? (radiador reconstruído há 20 anos e circuíto actual, incluindo shaufagem, sem fugas)
- Não sei mas estou convencido que o termostato está anulado, faz falta?

Fiquem estas duvidas para começar, agradeço, muito, todas as dicas
Desde já um bem haja aos portalistas de boa vontade (e bons conhecimentos...)

JP


Resolvi avançar, mas estou receoso.
Deixei ontem o Sunbeam na MMSport, como habitualmente, com a seguinte ordem de trabalhos para um mês:
- Abrir motor, ver o que se passa lá dentro e retificar o que for preciso. Aparentemente, além de babar óleo, não se passa nada, apenas me parece que o carro perdeu alguma força. A ideia é rever tudo esperando que não precise de substituir peças. À partida as maiores dificuldades podem ser vedantes, juntas e coisas do género. Em Inglaterra arranja-se tudo, mas tem um preço em elevado em Libras mais o transporte. Os colectores de escape têm algumas fugas, vamos ver se é possível soldar ou se tem que ser substituído. Se for para substituir o preço deve doer porque deverá vir da Inglaterra. Também já é certo que terá que levar relas novas;
- A ideia é recuperar, trabalhar um pouco a cabeça e mexer um pouco no Stromberg para recuperar alguma juventude;
- Ao nível da refrigeração vai levar favos novos e, espero, mais nada. Ainda tenho que decidir que produto será usado;
- Continuo a ponderar a ignição electrónica, penso que no forum do @Eduardo Relvas já se discutiu um módulo americano (MSD?) sendo que em tempos pesquisei e existe para o Avenger americano, o
Plymouth Cricket.
- Vai substituir embraiagem.

Oficialmente deixei o carro na oficina para revisão e inspecção, espero que o custo seja gerível se não vou ter problemas em casa. Depois é para acamar de maneira a estar no ponto para ir ao fim d'ano da Figueira com a equipa do Portal.
Vou acompanhar os trabalhos e partilhá-los aqui para pedir conselhos. Toda a ajuda será importante.

JP
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Rally Fim-de-Ano (o resto a malta já respondeu):

Será que o 33 pode ir? É de Julho de 1990.
Dava-me jeito ir, para carregar a bateria e limpar os carburadores :xD:

se tiver andamento... e orientação... pode. Se quiseres emoções fortes vens comigo, será a minha 4ª participação e procuro o 4º navegador, em condições, negociáveis
 
Topo