Problema na alimentação de carburador HS2 (mini 1000)

Rui M Vieira

Clássico
Olá a todos,
há muito tempo que não acompanhava este (nem nenhum outro) fórum, mas voltei a pegar nos "velhinhos" mini 1000 mk3 e Renault 4L, e no caso do mini tenho estado a resolver problemas no carburador HS2 de origem. Detetei o difusor preso, colado por falta de uso, e por isso não tinha a posição para o arranque a frio. Para além disso coloquei um kit de reparação só por causa das tosses (e de uma folga acentuada no veio da borboleta).

Acontece que surgiu em simultâneo (possivelmente o problema já vinha de trás mas por falta de uso do carro ainda não tinha sido detetado) um problema relacionado com a alimentação do combustível para a cuba do carburador: comecei a detetar que a agulha da válvula por vezes (muitas vezes) fica presa a bloquear a entrada da gasolina mesmo depois da boia baixar totalmente (e esgotar a cuba, e consequente falta de gasolina a alimentar o carburador)… estranho porque normalmente o que acontece é o contrário - deficiência na sede ou impurezas a não permitirem o fecho total da entrada de gasolina.
Seja como for, já coloquei duas válvulas novas (agulha + sede) e o problema persiste, sendo óbvio que a raiz do mal vem de trás…

Pergunto se já aconteceu isto a alguém?

A bomba é mecânica da série 700 (com o topo em meia esfera), e aparentemente está a funcionar, mas será que está a 100%, ou o débito esta abaixo do normal, o suficiente para não conseguir empurrar a agulha para baixo?? Não sei como deve ser o fluxo normal… li algures que a pressão será á volta de uns 4 psi (mas isso parece tão pouco…).
Certo que a agulha deveria cair por gravidade, mas fica lá, e mesmo soprando a plenos pulmões ela não cai com facilidade, embora se lhe tocar diretamente ela cai logo (parece quase presa por vácuo apenas…).

Desculpem-me o texto tão longo, e espero ter explicado claramente o problema.

Cumprimentos,
Rui
 
Topo