Honda Prelude 2.0 16i 4ws - Restauro

Honda Prelude 2.0 16i 4ws - 1989. 3º série - 140.000 Kms - Sem restauro, a não ser pequenas intervenções para melhoramentos. Viatura de Fim-de-semana; Encontro de clássicos e fazer o gosto ao pé.

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Lembrei-me agora. Há uns fulanos também apaixonados por clássicos que tinham uma oficina para os lados de Sintra, mas que se iam mudar para a margem sul.
Não sei preços, nem tenho a referência do trabalho deles, mas pelas fotos que publicam parecem ser apaixonados por aquilo que fazem e assim sendo, os serviços devem ser cobrados de acordo. Mas não custa tentar.

São estes Vintage Factor.
 
Boas Tardes a todos.

Obrigado companheiros, pelas vossas respostas. Fiquei bastante satisfeito com todas elas.
Além de ouvir a s vossas opiniões e saber, faz-me sentir que não estou sózinho nesta aventura, o que é muito gratificante.

Quanto aos parafusos, vou mesmo que ter que perder o medo que os percam, e vou ter que os catalogar a todos para os mandar para a zincagem.
Mas tem de ser um local onde os zinquem como deve ser, pois já vi trabalhos de zincagem com muito mau aspecto.
No entanto estou a pensar fazer uma máquina caseira de limpar e preparar os parafusos, de forma que quando forem para a zincagem estejam 5 ***** e não tenham a desculpa que os parafusos vinham já danificados. Quando fizer a máquina e se der resultado, apresento-a aqui, para todos voçês.

O trabalho tem prosseguido, devagarinho.
O chassi está pronto a ser lavado e desengordurado novamente, depois de ter tirado a maior gordura manualmente. Desta vez, vou utilizar um produto próprio para o efeito ( detergente cásutico ) , que espero que dê o resultado esperado.
Aqui vão algumas fotos dos fundos prontos para a lavagem.
Ver anexo 1084585

Ver anexo 1084587

Ver anexo 1084588

Ver anexo 1084589

@Rui Meireles , concordo plenamente com a opinião que o anti-gravilha, é eficaz. Prova disso é que onde ele está ou estava não existe um ponto de ferrugem.
No entanto eu só o tirei nos locais em que ele se desprendia mais fácilmente, ( usando para isso uma espátula simplesmente de plástico ).
E isto para quê ? Para aderir como é devido à tinta que vou aplicar.

É que vou pintar o chassi com uma tinta epóxi de 2 componentes, que segundo li ( estou-vos a vender pelo preço que comprei ). É uma das melhores soluções para pintar chassis, estructuras imersas de pontes, partes de barcos, etc. A sua espessura é tão elevada que tenho de "mascarar" as roscas, porque se ficam pintadas, depois da tinta estar seca, nunca mais se tira o parafuso ou a porca..
Durante vários anos foi o producto nomeado pela revista "Pratical Classics" , como sendo o melhor para proteger chassis.
E na Inglaterra devem perceber melhor de proteger chassis do que nós, pois o tempo é muito mais rigoroso.
Foi por estes motivos, que retirei o anti-gravilha mais solto. Para que a minha nova opção dê o resultado mais perfeito possível.
Não sei se foi a melhor opção. Só o tempo o dirá.

No entanto lembram-se de aquela foto acima com a seguinte legenda ? "Chariot traseiro onde leva a caixa de direcção traseira, não está podre mas está bastante oxidado.".
Surpresa, das surpresas. Afinal era anti-gravilha que tinha, todo sujo de óxido, provávelmente libertado por outras peças adjacentes. Depois de limpo ficou com este aspecto.
Ver anexo 1084590
Não parece o mesmo.

Amanhã, se tudo correr bem, lá vai a limpeza e Domingo, escovar ferrugens e aplicar conversor. Depois "Mascarar" e tinta para cima.

Enquanto isso , vai continuando devagarinho a limpeza e restauro de peças. No ultimo fim de semana, terminei o restauro do radiador da direcção assistida.
A foto abaixo mostra os tais sais ( cristais ) que o ácido fusfórico cria ao remover a ferrugem. Sais esses que têm de ser eliminados antes da pintura.
Ver anexo 1084591 Pode-se ver entre as "alhetes" aquele tipo de pedras de sal. Usei um removedor de sal e escova de arame de aço para os remover.

Ver anexo 1084592
Aqui pode-se ver o trabalho do ácido fusfórico + escova de arame de aço. Pronto para levar tinta. Usei uma tinta do tipo Harmerite. ( para não ter que usar aparelho + tinta, de forma a não criar uma grande espessura de material, que iria prejudicar o arrefecimento do óleo de direcção). Só são minhas teorias. Não quer dizer que sejam as correctas.

Ver anexo 1084593
Finalmente, trabalho acabado. Está bonito. Será eficaz ? Veremos. só o tempo o dirá.

Também comecei a preparar as protecções da linha de escape.
Ver anexo 1084594
Estado inicial.

Ver anexo 1084595
Pronto para a pintura de alta temperatura, depois de muita escova de arame de latão, no berbequim.

Também sobrou um tempinho para colar uma protecção plástica, partida de um farol de nevoeiro.
Ver anexo 1084596
Estado inicial.

Ver anexo 1084597
Passagem com uma "Dremel" para melhor aderência da cola.

Ver anexo 1084598 Uma "Dremel".

Usa-se uma cola, que julgo ser do tipo "cianolítica", tipo "super-3", onde ponho no local a colar.
De seguida, em volta do sitio colado, coloco uns grãos de uma material que não sei o que é, que quando leva essa cola por cima, cristaliza e reforça o local colado.
Á quem diga que se pode usar "bicarbonato de sódio". Não sei, mas um dia vou experimentar.
Ver anexo 1084599
grãos de material, parecido com açucar.

Ver anexo 1084600
Depois de se pôr cola por cima, cristaliza, ficando um material rígido, reforçando o local da colagem.

Ver anexo 1084601 Esta foi a cola e o material que usei. Não é barato. Por isso é que um dia, vou experimentar com cola "super-3" e "bicarbonato de sódio" para ver se fica mais barato.

Pronto companheiros destas andanças. Por hoje não tenho mais nada. Também já me doi os dedos de teclar.
Só me resta mais uma vez, agradecer a todos e desejar um óptimo fim-de-semana.

Cumprimentos.
Frederico Nina.

Estou rendido, jà tinha Lido as peripecias com o pintor mas so agora e que li o post todo do principio , posso te assegurar que aprendi muito contigo e gostei imenso de ler , pena não ter o espaço que tu tens. A qualidade dos trabalho a que te dedicas e efectuas so demonstra a dedicação, o estudo, a preparação e a investigação que fazes que eu por exemplo já não tenho tanta paciência.

;)
Sou fá do estilo do Cool & Vintage. (Pequena inconfidência, se saísse o Euromilhões, montava um negócio assim, só para estar entretido).

Tambem não devem ser baratos ^^
 

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Eu não conheço esse caso concreto, mas muitas vezes são apenas uns "técnicos de marketing" que tiram partido da internet para fazer a ligação entre a procura (cliente) e a oferta (mecânicos, pintores, etc)
Sim, tem muito marketing, mas marketing do bom :D





@Frederico Nina desculpa o off-topic.
 
OP
OP
Frederico Nina
Bom Dia a todos, caros Amigos.

Desculpem a minha ausência, mas o ritmo do projecto abrandou contra a minha vontade.

Foi-me diagnosticada uma doença, daquelas que ninguém quer. Quando fui ao convívio em Coimbra, já a tinha, mas não sabia, pois estava à espera dos resultados das biópsias.

Felizmente, dá-me a sensação que tudo correu da melhor maneira. Tiraram-me 2/3 do estômago. Da peça que me tiraram, analisaram e não tinha nenhuma metástase. Dando os médicos, o meu caso como curado.

Também me proibiram de fazer força durante 2 meses após o operatório, para não criar nenhuma hérnia. Prazo esse que está a findar, por esse motivo já retomei de novo os trabalhos.

Então, vamos lá ao que interessa.
Quanto ao pintor, em uma concentração do "Sintra Clássicos", encontrei um amigo ao qual lhe falei do que me tinha acontecido. Logo de pronto se disponibilizou a ajudar-me, pois o seu pai tinha sido pintor auto, estava reformado, mas conhecia um pintor de sua confiança. Esse pintor por acaso era ao pé de onde habito. Após adjudicar o serviço, fiz-me sócio do ACP Clássicos, para poder ter um reboque para levar o carro para o pintor ( Ele está desmontado).

Assim antes de ir para a cirurgia, pus o carro no pintor, para perder o mínimo tempo possível.
20180325_132710.jpg

Será escusado dizer, que isto foi já à 2 meses, e ainda não acabou o serviço. Pelo o andar, julgo que no final da próxima semana já o terei. Veremos se o serviço vem como eu quero, para acabar com este calvário.

Obrigado a todos pela a ajuda e conselhos que me deram, sobre este assunto.

Eu pelo meu lado iniciei os trabalhos, para ter já alguma coisa preparada, quando receber o carro.
Vou colocar aqui para vocês nos próximos posts.

Até já.
Cumprimentos.
Frederico Nina.
 

Anexos

  • 20180325_132710.jpg
    20180325_132710.jpg
    253.6 KB · Vistos: 125
As melhoras. O carro fica para segundo plano, se não tivermos saúde que adiante ter um clássico se não o pudemos usar :blink:
Rápida recuperação para o carro voltar à estrada :)
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Nada melhor para esquecer esse percalço do que passar os próximos tempos com as mãos na massa. Espero que de saúde se recupere rapidamente e que o Prelude venha bonitinho da pintura para começar a montagem.

Agora é preciso juízo com as posturas e os esforços para garantir uma recuperação total. Força!
 
OP
OP
Frederico Nina
Boas a todos.

Como devem saber, os frisos dos Hondas, são um pouco ingratos de restaurar.
São feitos de metal polido e depois plastificados por cima, mas com um aspecto de picotado, semelhante ao picotado de alguns para-choques plásticos.

Com o tempo esse plastificado começa a estalar e a sair. No entanto a parte do plástico que se mantém agarrado é muito difícil de sair.


20180127_154759.jpg

20180324_122030.jpg
Exemplos dos meus frisos.


Para complicar mais a situação, as extremidades dos frisos são somente em plástico, o que nos proíbe de usar algum método abrasivo, pois iria danificar o friso. Em baixo uma foto para vos demonstrar o que vos digo.
20180517_125050.jpg

Então foi assim que abordei a situação:

Isolei as extremidades ( as tais de plástico ) com fita de pintor. e usei um decapante forte no restante friso.
Depois com um X-acto retirei a plastificação já mole, devido ao decapante, mas sempre com muito cuidado para não deixar o decapante ir para as extremidades do friso.

20180409_124751.jpg
O Inicio do isolamento das extremidades dos frisos.

20180508_114810.jpg
Plástico picotado, retirado dos frisos, depois de muitas horas de trabalho preciso, de forma a não riscar muito os frisos, para que não se notem os mesmos após a pintura.


Depois surgia outro problema. Algumas extremidades destes frisos por serem de plástico muito fino e terem muitos anos, estavam quebradiços.
Tive que pensar numa maneira de os restaurar.
20180508_092258.jpg

20180508_102914.jpg

20180508_102933.jpg

Depois de ponderar algumas soluções, optei por experimentar esta.

Usei uma cola Q-Bond, penso que é uma cola cianoacrilato com uns pozinhos que em contacto com a cola, fundem-se, criando assim uma peça de solda.
Julgo que já falei aqui desta cola. É cara, mas estou bastante satisfeito com a mesma. ( não sou nenhum promotor da mesma ).
20180517_123011.jpg

Existe 2 tipos de pós. Um cinzento, para plástico cinzento, alumínio, metal e um Preto para plásticos pretos, radiadores. etc.

20180508_092156.jpg
Pus fita-cola para fazer um molde para o pó.

20180508_095553.jpg
Poe-se o pó, no sitio que falta o plástico, e de seguida coloca-se umas gotas de cola por cima, fundindo o pó e ficando um bocado de plástico soldado.

20180508_093541.jpg
Este é o aspecto com que fica a "soldadura", após secar. Depois usei uma pequena lima de ferro e de unhas para retirar o excesso.

Abaixo alguns exemplos do trabalho:
20180508_102914.jpg

20180508_104641.jpg

20180508_111125.jpg

20180508_102933.jpg

20180508_112304.jpg

20180508_112317.jpg

20180508_114801.jpg

A acabamento não necessita de estar muito perfeito, pois de seguida vai levar um aparelho aderente no metal polido, e depois tinta texturada usada nos para-choques.

Vamos ver se fica com um aspecto digno.

Já agora mostro-vos aqui as ferramentas usadas neste trabalho. As lentes são um preciosismo, não são essênciais, mas eu gosto de usar, pois se com eles postos gosto do que estou a ver, então de certeza que com a visão normal ainda estará melhor.
20180508_120456.jpg

20180508_121337.jpg

20180508_121356.jpg

Quanto aos frisos, não tenho por agora, mais nada para vos mostrar. Depois quando tiverem pintados, logo vos mostro, se ficou alguma coisa de jeito.

Por agora é tudo. Vou almoçar, que também preciso.
Da parte da tarde, vou ver se arranjo um tempinho para vos mostrar o que fiz nos para-choques.

Fiquem bem, Amigos.
Não se esqueçam, hoje na RTP 2, às 19:00 em directo, o início do Rallye de Portugal.

Cumprimentos.
Frederico Nina.
 

Anexos

  • 20180127_154759.jpg
    20180127_154759.jpg
    242.3 KB · Vistos: 108
  • 20180324_122030.jpg
    20180324_122030.jpg
    120.8 KB · Vistos: 108
  • 20180517_125050.jpg
    20180517_125050.jpg
    284.2 KB · Vistos: 108
  • 20180409_124751.jpg
    20180409_124751.jpg
    201.8 KB · Vistos: 108
  • 20180508_114810.jpg
    20180508_114810.jpg
    183.3 KB · Vistos: 107
  • 20180508_092258.jpg
    20180508_092258.jpg
    152.6 KB · Vistos: 108
  • 20180508_102914.jpg
    20180508_102914.jpg
    151.3 KB · Vistos: 109
  • 20180508_102933.jpg
    20180508_102933.jpg
    139.8 KB · Vistos: 107
  • 20180517_123011.jpg
    20180517_123011.jpg
    434.6 KB · Vistos: 108
  • 20180508_092156.jpg
    20180508_092156.jpg
    141 KB · Vistos: 108
  • 20180508_095553.jpg
    20180508_095553.jpg
    163.6 KB · Vistos: 108
  • 20180508_093541.jpg
    20180508_093541.jpg
    107.7 KB · Vistos: 106
  • 20180508_104641.jpg
    20180508_104641.jpg
    129.3 KB · Vistos: 106
  • 20180508_111125.jpg
    20180508_111125.jpg
    183 KB · Vistos: 106
  • 20180508_102933.jpg
    20180508_102933.jpg
    139.8 KB · Vistos: 106
  • 20180508_112304.jpg
    20180508_112304.jpg
    107.1 KB · Vistos: 106
  • 20180508_112317.jpg
    20180508_112317.jpg
    166.6 KB · Vistos: 106
  • 20180508_114801.jpg
    20180508_114801.jpg
    156.1 KB · Vistos: 106
  • 20180508_120456.jpg
    20180508_120456.jpg
    155.6 KB · Vistos: 107
  • 20180508_121337.jpg
    20180508_121337.jpg
    213 KB · Vistos: 106
  • 20180508_121356.jpg
    20180508_121356.jpg
    124.5 KB · Vistos: 107
Caro Frederico, as melhoras a saude e' o mais importante. que corra tudo bem para finalizar este projecto e desfortar o mais possivel

Um abraco, pode sempre contar com o meu e nosso apoio seja no que for.

Antonio
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Caro Frederico, pelos vistos ainda há bons médicos e "médicos".
Folgo em saber que a saúde do dono e do carro vivem melhores dias e que os projetos podem (finalmente e felizmente) avançar.

A Q-Bond já conhecia, mas nunca tive relato da experiência de ninguém. É efetivamente um produto interessante, principalmente para plásticos que são sempre difíceis de reparar.
Obrigado pelos ensinamentos!

Votos de boa recuperação para o Frederico e para o Prelude.
 
Caro Amigo Frederico, folgo em saber que o Amigo está a recuperar bem desse obstáculo que te foi colocado na estrada da vida. Nunca é demais frisar que agora tens de ter muito cuidadinho com a saúde e dedicares mais tempo a ti próprio, evitar ao máximo produtos, alimentos e aventuras que te possam prejudicar.
Aguardamos por cenas do próximo capítulo deste DB.
Força Amigo.
 
Topo