Opel Kadett C Coupe 1.2S (1204 SL) 1975

Marcos C. Silva

Markuhs Opel
Boas a todos! Por onde começar?

Bem, eu já me apresentei no fórum há uns anos atrás, até criei um tópico de como aumentar a potência a um opel 1204 sl. O projecto ficou para, houve muitos percalços relativamente a este carro, mas finalmente está num bom caminho. O carro já levou uma pintura nova, o motor foi todo revisto, assim como a mecânica em geral.

Estive um bocado hesitante em abrir este tópico, pois gosto de manter de certa forma o anonimato deste carro. No entanto, penso que seria um bocado injusto andar a pedir ajuda sem partilhar o carro com o pessoal.

Introduções feitas, agora chegou a parte dos objectivos, e qual será o meu projecto com o carro.

Para dizer a verdade não tenho as coisas 100% definidas. Tenho umas ideias sobre aquilo que quero, mas não exactamente o que irei fazer. Vou dividir em 3 temas : Estética, Mecânica e Interior.

Estética:

O objectivo é encontrar um equilíbrio subtil entre modificado e o original. Basicamente quero, ao olhar parar o carro, ver um look desportivo, mas parecer que está original. O carro tem uma excelente silhueta, por isso não será muito complicado. Estava a pensar em rebaixar um bocadinho o carro, pôr uns pneus semi-slick, um pouco mais largos (de momento tenho 175 de largura), e talvez uns espaçadores no eixo traseiro (o dianteiro já tem uns, desde que me lembro).

Mecânica:

Não pretendo correr com este carro, nem (de momento) trocar de motor. Também não pretendo que seja um carro muito rápido, para isso já tenho outro. Gosto bastante de o conduzir, principalmente do feedback que tenho de todo o carro. Ele é bastante leve e directo, e queria usar isso como vantagem. Um carro de sensações, divertido de conduzir. Nada de rectadas, nem arranques. Pura condução de prazer nas curvas. Por isso o que estou a pensar em fazer é o seguinte:

- Motor: Vou aplicar um carburador duplo. Se for preciso, baixo um bocadinho à colaça para fazer melhor partido do mesmo. Não fará ser muito mais rápido, mas dará um bocadinho de mais fôlego ao motor, pois o original nem está muito bem. Estou tb a pensar depois aplicar uma linha de inox. Por enquanto só tirei uma das panelas e coloquei no final um ponteira de inox de 60mm.

-Suspensão: para além de querer rebaixá-lo para dar um aspecto mais desportivo, estou tb a pensar em investir nuns amortecedores, pois os que tenho estão bastante maus. O objectivo é encontrar um equilíbro em desportivos e confortáveis. Conduzo um 996 carrera 2 ao fim-de-semana, um carro que considero bastante confortável, e é esse o meu modelo de exemplo de suspensão que queria ter. Absorve bastante bem a estrada, dando establilidade, mas mantendo uma boa rigidez para ter uma excelente aderência. Terei que pesquisar melhor sobre o assunto depois.

-Pneus: tenho 4 pneus de tamanho 175/70 R13: o meu objectivo seria por uns semi-slick 185/60 R13. A jante tem a largura ideal para tal, e como não queria andar muito com o carro à chuva, a incompatibilidade destes pneus com a chuva não será problema.

Penso com estas modificações o carro fique mais divertido de conduzir.

Interior:

No interior serei mais calminho. Precisa de ir ao estofador por causa dos tapetes e da carpete. E estou a pensar colocar um Backet classico, apenas no lugar do condutor, uns cintos de arnês, mas pretos para serem mais discretos. E talvez tb um volante novo.

Basicamente este será o meu projecto, que farei com tempo, e aos poucos.

De momento vou atacar para a parte do motor, e gostaria de vos pedir uns conselhos e informações. Encomendei do ebay alemão um colector de admissão para aplicar um Weber DCOE 40. Mas tive a pesquisar e tb encontrei uns Dellorto DHLA 40, e falam bem deles. O Weber iria comprar novo, mas encontrei um bom negócio por uns Dellorto usados. A minha questão é a seguinte, existe algum melhor para uso em estrada? Eles são ambos compatíveis no colector de admissão que tenho certo? Qualquer opinião será bem-vinda!

PS: Postarei mais tarde fotos, mas mostrar como está! Peço desculpa pelo longo texto e obrigado pela paciência, mas gosto de explicar bem a minha perspectiva para ser melhor compreendido.

Abraço!
 
Ora viva amigo Marco
Boas ideias não lhe faltam

Gostei de ler o que escreveu..

Basicamente está a fazer algo como pretendo fazer (continuar) no meu amarelinho.
A nível mecânico os Dellorto são compatíveis com o colector (ando à procura de um colector desses).. Mas tem de ter atenção ao venturi.. caso contrário vai "afogar" o 1.2....
Quanto à linha de escape, tem de ter atenção não aumentar em demasia o seu diâmetro.. talvez 50mm no máximo

Quanto às suspensões.. e rebaixamento.. se pretende algo como tenho no meu carro.. terá de afinar os amortecedores para ficarem mais confortáveis.. eu tenho a dureza no máximo... e com rebaixamento de 6cm

De resto é colocar fotos da máquina, afim de vermos e conseguirmos ajudar!
Abraço
 
OP
OP
Marcos C. Silva

Marcos C. Silva

Markuhs Opel
Boas, aqui estão as fotas da máquina, e de outras tb.
Numa tem um futuro clássico a acompanhar, uma boa máquina para o fim-de-semana. Noutra pus apenas para comparação com o tamanho dos carros antigos com os modernos. Sim, um é um coupé, e o outro um executivo de 5m, mas a diferença é bastante engraçada. Faz parecer quase que o kadett seja uma miniatura:


IMG_1039.JPG IMG_1244.JPG IMG_1427.JPG IMG_1428.JPG
 

Anexos

  • IMG_1039.JPG
    IMG_1039.JPG
    251.2 KB · Vistos: 282
  • IMG_1244.JPG
    IMG_1244.JPG
    277.8 KB · Vistos: 281
  • IMG_1427.JPG
    IMG_1427.JPG
    277.5 KB · Vistos: 280
  • IMG_1428.JPG
    IMG_1428.JPG
    306.3 KB · Vistos: 279
OP
OP
Marcos C. Silva

Marcos C. Silva

Markuhs Opel
Boas, no próximo mês vou instalar o carburador duplo, e preparar um bocadinho o motor para usá-lo melhor. A seguir vou tratar da suspensão e depois da linha de escape. Eu queria aplicar uma linha completa de inox. Alguém sabe de alguma loja ou site que venda panelas e colectores de escape para este carro? Senão terei que usar uma oficina especializada nesses serviços. Pessoalmente queria fazer parte do serviço, mas não tenho capacidades nem ferramentas para fazer o colector de escape. Curvar inox não é para qualquer que queira pegar no serviço
 
Boas amigo
Excelentes noticias. Eu estou a fazer uma revisão geral no meu carburador antes de aplica-lo... Irei mudar Venturi, Giglers de Ar e Gasolina, Emulsionador, pois houve quem andasse a brincar com os componentes internos do mesmo.. acabando por fazer porcaria!
Quanto à questão da linha de escape, nunca ouvi venderem linha em inox para o 1.2S.. Mas pode sempre optar por alguma oficina especializada.
 
OP
OP
Marcos C. Silva

Marcos C. Silva

Markuhs Opel
E já tem medidas que vai por para cada um desses componentes? Eu vou comprar um novo e vou ver com o que vem, e depois se necessário mudo. Tenho um livro muito completo sobre weber's e Dellorto's que até ajudam a escolher cada um desses componentes em função de variados factores.
 
OP
OP
Marcos C. Silva

Marcos C. Silva

Markuhs Opel
Boas, alguém poderia ajudar-me com uma peça em questão? Precisava de uma coluna para o rádio do carro. É a única coisa que não consigo arranjar. Gostaria de pôr uma que pelo menos tenha a mesma furação. Se possível original. Alguém sabe de algo?

E para a semana faço uma actualização ao motor (tem uma pequena surpresa dupla)
 
Onde tens a coluna? Umas fotos seriam uma ajuda!
Essa surpresa é o que estou a pensar? Então? Achas que vale a pena? O comportamento fica logo outro!
 
OP
OP
Marcos C. Silva

Marcos C. Silva

Markuhs Opel
Tenho a coluna de som no centro do tablier. Até tem no tablier uma zona perfurada para o som sair.

A surpresa ainda está por completar, mas duvido que fique desiludido. Foi serviço completo, não foi só instalar.
 
Última edição:
OP
OP
Marcos C. Silva

Marcos C. Silva

Markuhs Opel
Meses depois venho aqui fazer um update à situação:
Rebaixamento à colaça, molas das válvulas mais fortes, janelas das válvulas maiores, e claro, carburador weber duplo.
IMG_1907.JPG

Sei que vão dizer que não vale a pena o investimento feito, mas tenho que discordar. De facto poderia ter ganho mais potência com instalação de um motor 1.9, e a sua modificação, e ficaria um pouco mais caro, mas muito mais rápido, mas por outro lado perderia a dinâmica actual, e não queria torar um carro de corrida. Tinha problemas no carburador original, estive a fazer contas, e achei melhor investir no weber e a modificação da colaça do motor.

Resultado : o carro está qualquer coisa de especial. Para mim está bastante rápido, não sinto necessidade que ande mais, nem falta de potência. O carburador está muito bem afinado e nunca tive problemas a ligar o carro, nem andar com ele. Só precisa de aquecer um bocadinho e acima de 2500 rpm, funciona que é uma maravilha. Fiz Porto-Aveiro ainda há mais de um mês, sem problemas nenhuns, e ainda lhe fui a dar um bocadinho. Ao fiz, foi só rodar a chave e ir embora. Bastante satisfeito mesmo. Nos primeiros tempos até deixei o 996 de lado pelo prazer que o Kadett me estava a dar de conduzir ao fim de semana. Um pormenor, o som de indução dos weber é muito especial. É música para os ouvidos.

Depois inseri as riscas originais, que deu um aspecto muito melhor ao carro. É engraçado como deu um aspecto totalmente diferente ao carro, e ficou mesmo lindo. Aqui ficam umas fotos:

IMG_1908.JPG


IMG_1909.JPG

Agora, o próximo passo será fazer uma revisão aos travões. Preciso de pôr tambores novos, assim como as cintas, atrás. E preciso de reparar a bomba, que está a ter perda de óleo, e está a mandar para o servo-freio.

No futuro será para pôr amortecedores novos, e pneus. No que toca à suspensão, inicialmente iria pôr o carro mais baixo, mas mudei de ideias. Decidi que o melhor é deixá-lo original por fora. Gosto do facto de olharem para o carro e não saberem o que está por baixo do capô.

No que toca a pneus, vou manter a medida original tb, 175/70 R13. No entanto, não sei bem que pneu pôr, pq nesta medida os novos são todos "ECO"....
Fiquem bem, e um abraço.
 

Anexos

  • IMG_1907.JPG
    IMG_1907.JPG
    301.3 KB · Vistos: 158
  • IMG_1908.JPG
    IMG_1908.JPG
    428.1 KB · Vistos: 156
  • IMG_1909.JPG
    IMG_1909.JPG
    269.3 KB · Vistos: 152

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Gosto bastante! Aspeto discreto e motor apimentado sem exageros.

As riscas mudam completamente o carro. Parecia incompleto.
 
Nunca tinha visto uma adaptação assim.. no meu tenho o kit de aceleração todo com varetas. De facto o carro fica com outros argumentos, e com um cantar que é qualquer coisa de apaixonante.
Só uma questão, o tubo de respiro do motor, está ligado onde?
 
OP
OP
Marcos C. Silva

Marcos C. Silva

Markuhs Opel
Nunca tinha visto uma adaptação assim.. no meu tenho o kit de aceleração todo com varetas.
Foi o meu mecânico que decidiu adaptar dessa forma, era mais simples e acessível que arranjar o kit de aceleração com varetas.

Só uma questão, o tubo de respiro do motor, está ligado onde?
Está ligado a um pequeno depósito, que dá para ver na imagem, atrás do filtro de ar, onde o óleo depois é depositado. Tem um respiro. Depois ponho uma foto dele. Tb tive que adicionar uma bomba elétrica de gasolina, por precaução, para o carburador. Tenho um switch que liga-a quando a ignição está ligada. Por norma está sempre ligado, pois só preciso da ignição ligada com o motor a trabalhar.
 
O meu kit de aceleração até foi barato, e se soubesse que era assim, eu mesmo teria feito em casa..
É um mecanismo simples.. Quanto à bomba, eu apliquei uma facet, mas o carro engasgava em baixas. Deixei na mesma a bomba la, mas apliquei uma mecânica novamente.
Com o carburador duplo, tenho a mecânica a funcionar, mas como tenho a eléctrica la, ainda irei experimentar.

A nível de pneus, creio que a medida indicada em cima não é a medida original do carro. No meu caso os pneus originais são 155R
 
Topo