Fiat Fiat 124 Familiare - Diário De Bordo

Diários de Bordo

Fiat Fiat 124 Familiare - Diário De Bordo

OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Delicio-me ao vir aqui ler as aventuras desta Familiare, está como peixe na água e integra-se muito bem na vida moderna. Como nos faz feliz esta simplicidade das máquinas de outros tempos :)

Será que depois dos cuidados de cosmética irá ter o mesmo uso intensivo? (espero que sim!)

O uso não vai diminuir de certeza, esse é certo. Esta carrinha é de longe o carro que mais gosto de conduzir, e vai continuar a ser usada todos os dias.

Opá que azar essa porrada:(
Ainda noutro dia um "velho" também me ia batendo do Spider.....acho que passou a menos de 1 dedo, até fiquei azul :confused:

Mas isto pode acontecer a todos os que andam na estrada, seja de clássico ou de plástico. Não é motivo para os deixar-mos de utilizar.

Olha @Eduardo Relvas, se precisares podes vir buscar a minha a Beja que empresto-ta na boa pelo tempo que te fizer falta....ao menos dás-lhe andamento:thumbs up:

É um risco, sem dúvida. Sempre disse que temos de assumir que corremos esse risco quando circulamos e usamos os carros naquilo que é o seu propósito. Mas por esta experiência fiquei agradavelmente surpreendido, porque estava à espera de ter um enorme discussão com a seguradora e afinal eles aceitaram perfeitamente o orçamento. Julgo que os factos de ter sido a minha oficina a dar o valor (por ser especialista em clássicos) e o avaliador ter sido também compreensivo que facilitaram essa situação.

Quanto à oferta, neste momento não tenho falta de escolha de veículos por aqui ao meu dispôr... hoje estive a ressuscitar um italiano dos anos 80 que até já tem ar condicionado e que ainda partilha alguns genes do 124, que tenho ao meu dispôr para usar à vontade.

O carro ou o condutor? :p

É uma pena a 124 ir ser pintada! :( Gostava dela assim.

Podes crer João, também tenho pena de perder este visual farrusco... mas andava há anos a protelar a pintura do capot e da mala originais (ando com os sobressalentes montados), que eram os painéis piores, e embora ela ainda tenha uma boa rigidez estrutural (já a levantei várias vezes no elevador e vi bem o estado dela), há vários podres a precisar de ser corrigidos.

Há sempre a hipótese de remendar as zonas mexidas e deixar o resto igual, e é uma ideia tentadora, mas ao mesmo tempo já várias vezes ouvi dizer que não é propriamente o melhor objecto de publicidade para uma oficina de restauro... embora efectivamente já tenha salvo muito clássico, o aspecto não contribui em nada para isso, e tenho muitos clientes e amigos que invejam a fiabilidade e facilidade de uso que ela demonstra.

É a moda... até o @Eduardo Relvas escreve "school run"... para a maioria tem piada! ;)

Eduardo: não há para aí outra familiare? Estes teus relatos fazem-me água na boca (mouth watering). ;)

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Eh pá sabes que isto de ler só imprensa especializada estrangeira tem estas consequências... começas a apanhar as expressões deles.

Por acaso tenho outra que é dadora de peças, e até gostava de a conseguir ressuscitar, mas para já não há tempo para me dedicar a ela. E não há muitas no mercado, mas anda por aí uma anunciada que me pareceu uma boa oportunidade, ando com vontade de a ir ver.
 
Perto da minha casa apodreceu literalmente uma carrinha dessas, esteve lá mais de 20 anos parada até que a uns meses desapareceu de um dia para o outro.
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Perto da minha casa apodreceu literalmente uma carrinha dessas, esteve lá mais de 20 anos parada até que a uns meses desapareceu de um dia para o outro.

Pena só saber disso agora, quero arranjar uma para peças... idealmente completa, mas aceito todas as propostas, por mais podres que estejam.
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Boa tarde,

Eduardo, desculpa invadir o tópico, mas não resisti...

Ver anexo 1084584

De certeza que não é Fiat, mas é como se fosse.

E se as coisas azedarem em Portalegre, já tens uma idéia do que fazer.

Abraço,

:lol::lol::lol:

Felizmente Portalegre ainda é uma comunidade pacata... é dos melhores sítios deste país para se viver. Já tinha visto a foto, um amigo mandou-ma pelo Facebook há uns meses.

E de qualquer maneira, não sou adepto de armas... prefiro ter recursos para desaparecer rapidamente. ;)
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Bem, é hora de voltar a tentar encarrilhar a história, depois de uma pausa forçada... demasiado trabalho e pouca capacidade de me manter acordado não são compatíveis com um serão de fóruns como antigamente.

A menina ainda fez mais uns km valentes deste o último relato, uma dose dos quais foi até ao Caramulo, onde me desloquei pela primeira vez, a convite de um caríssimo amigo portalista. Como havia uma "mana" para conhecer, o único veículo para a viagem tinha mesmo de ser a 124... :)

IMG_0304.jpg


A viagem para os dois lados foi feita sempre a bom ritmo, praticamente ao andamento de um carro moderno. Ainda encostei o ponteiro no final da escala nalgumas ocasiões, mas na fase final do regresso optei por simplesmente gozar o caminho e a paisagem, embora muita dela agora tenha estes tons... :(

IMG_0337.jpg


Durante todo o fim-de-semana só abri o capot para comparar o motor com a irmã, de resto não houve razões para tal. E como nas semanas antes consegui ter vaga para ela no elevador por umas horas, resolvi o problema do retentor da cambota que perdia óleo, o que significou que nesta viagem o consumo foi quase nulo. Eu bem tinha a convicção que a maioria da perda seria por ali e que de resto o motorzinho está bastante saudável, e confirmou-se. Foram quase 600 km e muitas horas de boa disposição com uma cambada de amigos que faz valer a pena o esforço.

De resto, ainda fez algumas voltas pela cidade...

IMG_0379.jpg


... e mais alguns km.

IMG_20170910_183145.jpg


Mas entretanto voltou à oficina para ser toda desmantelada, e neste momento resta apenas um monte de peças nas minhas bancadas... o "esqueleto" está com um amigo a recuperar a sua forma devida. Esperemos que esteja pronto em breve e que rapidamente consiga voltar a fazer isto...

IMG_9376.jpg


Ainda há pouco mais de um mês que deixei de andar nela e as saudades são indescritíveis... este é mesmo o meu carro favorito.

Um abraço a todos!
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Xii. Agora é que ela vai voltar cheia de glamour.

Não vamos ter direito a relato do processo? Vais-nos surpreender logo com o resultado final?
 
Última edição:

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Vendo as coisas pelo lado positivo, assim tenho menos inveja...

Tens de actualizar o tópico (ou criar um, já não me lembro) do substituto.
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Espero que nao apareçam grandes surpresas e que tudo corra bem.

As surpresas que tinham de aparecer já foram todas identificadas... a única que eu não tinha bem ideia da extensão era dos estragos no pavimento na zona dos pés do condutor e das embaladeiras interiores. Já tinha levado a quase tradicional chapa rebitada por cima para "resolver" o chão, e havia uns buracos grandes por dentro dos cantos dianteiros das portas, naturalmente por ingressão de água pelas borrachas já meio cansadas. Quando a fui levar ao bate-chapas, levei logo o conjunto dos painéis para o chão e as embaladeiras interiores... e falei hoje com ele, já há uns quantos buracos a menos. Vamos a ver se está terminada a tempo do Ano Novo...

Vendo as coisas pelo lado positivo, assim tenho menos inveja...
Tens de actualizar o tópico (ou criar um, já não me lembro) do substituto.

Acho que já havia um tópico, vou procurá-lo...
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Vai ser só chapa? Não vais adicionar uma árvore de cames ao motor nem um carreto à caixa?

Para já é mesmo chapa, pintura e mais algumas coisinhas daquelas que andavam há anos na lista do "chatices com as quais consigo viver". O quinto carreto ainda está em aberto (assim como uma modificação ao veio de transmissão), porque já cheguei à conclusão que a caixa Lada tem alguns males nas mudanças inferiores, mas estou a estudar a hipótese de "acasalar" a quinta a uma caixa Fiat de 4.

A questão é mesmo ter tempo para isso... tenho tanto trabalho em espera que nem sei por onde me mexer, e já estou à procura de um ajudante.
 
Topo