Perguntas de restauro??

Manuel_Martins

YoungTimer
Boas tardes, sou inexperiente a restaurar motas, mas quero aprender com o tempo até conseguir restaurar uma motorizada por completo sem ajuda..(sei que nao vai ser facil)

Tenho varias perguntas como é obio, quem me poder ajudar agradeço.
O meu objetivo é restaurar 3 motas que gosto, apenas ainda so possuo 2 delas, mas a outra esta em negociações xD.
Perguntas:
-No caso de a mota estiver muito ferrogenta quais os procedimentos?(imagem em anexo)
-Por exemplo, como fazer a parte do motor??
-Se eu tiver decomentos de uma mota com o msm motor e modelo posso registar-la?? E como faço??
-Quando desmontamos uma mota, como sei se essa peça é cromada, zincada, ou polida??(sei que o escape, curva, guiador, manetes, aros sao cromados) Mas como se faz no motor?? E a parte central da rosda?
-
Exemplo: a minha formula 1--> Imagem em anexo..

Se souberem de algum guia para restauro agradecia que me indicassem..

Desde já Obrigado
 

Anexos

  • 2384701160-famel-zu-72-original.jpg
    2384701160-famel-zu-72-original.jpg
    193.1 KB · Vistos: 36
  • IMG_20170919_174223.jpg
    IMG_20170919_174223.jpg
    259.4 KB · Vistos: 34

JoaoFonseca

Pre-War
Boas
No caso do exemplo atacar a ferrugem: decapar toda e dar tinta de primário.
Se tiveres os docs antigos vais ao imtt e tratas dos novos docs.

Vai pondo fotos
 
"-No caso de a mota estiver muito ferrogenta quais os procedimentos?(imagem em anexo)
-Por exemplo, como fazer a parte do motor??
-Se eu tiver decomentos de uma mota com o msm motor e modelo posso registar-la?? E como faço??
-Quando desmontamos uma mota, como sei se essa peça é cromada, zincada, ou polida??(sei que o escape, curva, guiador, manetes, aros sao cromados) Mas como se faz no motor?? E a parte central da rosda?
Se souberem de algum guia para restauro agradecia que me indicassem.."

Apesar da minha nabice na matéria tive a coragem de desmontar e montar 1 Sachs e uma Macal.
1º A parte do motor evitar sempre os ácidos, pois sendo muitas das peças em alumínio vão sofrer desgaste e corrosão. O ideal é muita lixa fina (para não riscar), desengordurante e catalogar conforme vais desmontando. O quadro e restantes peças ferro é muita lixa e paciência, podres é cortar e soldar novo depois é o processo da pintura.
2º Atenção que meu cunhado quando registou a motorizada foi-lhe solicitado uma inspecção pelo Srº Engenheiro não sei das quantas. Teve de levar a motorizada para confirmarem números quadro, motor e modelo. Não percebi muito bem a dúvida mas, tens uns documentos e queres registar outra motorizada com eles?
3º O ideal é procurar imagens no Google, normalmente o quadro, mala, suportes e pouco mais é pintado. O restante costuma ser cromado, como rodas, volantes, aros das rodas, raios, manetes, pedais, etc....tudo depende da marca e modelo. Zincar é que fico na dúvida pois pensei que era um processo que ajuda a proteger mais eficazmente contra ferrugem?????? Polir acho que é toda ela polida para "brilhar" (digo eu). Os motores pelo pouco que aprendi costumam pintar as tampas de preto letras ao natural ou ao contrário, o resto fica na cor natural (polido para durar mais). Os centros das rodas, todas as que passaram pelas minhas mão eram em alumínio, mas acho que há em ferro, não tenho a certeza.
Resumindo usa muito o Google pois encontras lá tudo o que precisas.
 
Última edição:

RubenMariz

Portalista
Portalista
O mais importante num restauro é tentar manter ou devolver a originalidade do veículo em questão...

Por isso sugiro que, comeces primeiro por encontrar / reunir todo o material que possas ter em falta , catalogar / fotografar todas as peças e o estado como se encontra a motorizada antes de a desmontares...

Tudo isto feito logo no início vai te poupar muito tempo , pois depois da pintura é começar logo a montar..

Quanto a decapagem em si existe vários processos, tudo irá depender do tempo e dinheiro que queiras gastar, pois podes fazer tu muita coisa a nível de lixar e chegar massas etc...

Existe o site motos de Portugal onde tem muitas fotos das motorizadas como elas eram , por aí é claro pelo Google poderás saber qual o material que é , polido , pintado , cromado, zincado quais os autocolantes do modelo certo etc...

Só tem um problema é que depois de restaurares a primeira mota , vais querer restaurar outra é assim sucessivamente ( foi o que me aconteceu) é o tal bichinho....
 
OP
OP
Manuel_Martins

Manuel_Martins

YoungTimer
Obrigado pela vossas respostas, agradeço imenso o vosso tempo a ajudar-me.. :D

-Entao vou fazer o seguinte, como vosses dizem, vou começar a desmontar a mota e o que não souber o que lhe fazer coloco a imagem aqui...

-Relativamente ao registo a situação é a seguinte: Quero restaurar uma mota que só existe sem livrete(já ando á procura á muito), entao se eu arranjar um livrete de outra mota, posso juntar á mota sem livrete e ficar legal??? E se sim como se faz isso?? pois aquilo tem o numero de quadro..

Muito obrigado mais uma vez, a minha primeira mota a restaurar sozinho vai ser a minha motoesa 101m "ultima versao" , irei criar um post no forum com o respetivo restauro.

Obrigado Martins
 
OP
OP
Manuel_Martins

Manuel_Martins

YoungTimer
Não encontras o livrete da motorizada?
Antes era de quem ? Se fores tu ou conheceres o antigo dono vai a Câmara e pedes uma copia do antigo. e melhor e mais simples.

Imagina que tens o livrete mas nao tens mota.. Por exemplo, tiveste um acidente, e a mota foi para abater.
Podes reconstruir uma mota e anexar o livrete nela???
 
Topo