O meu DSuper de 1970

Pedro Moura

YoungTimer
Este é um texto meu, publicado na TOPOS& CLÁSSICOS DE DEZEMBRO de 2015 por gentileza do Hugo Reis, e que copio aqui quase na íntegra.

"Há precisamente dez anos, ali a seguir às férias de verão, tomei uma decisão que ora apelido da decisão mais absurda da minha vida, ora encaro como um dos projectos que mais prazer me tem dado ao longo destes intermináveis dez anos. E dos que ainda faltam, seguramente muito menos do que dez!

Na altura comecei por desmontar as duas portas da frente do meu DSuper de 1970 para tratar apenas uma "meia dúzia de podrezitos" nas embaladeiras mas dava mais jeito se desmontasse também os guarda lamas da frente... e assim foi.

Depois, como que num "já agora", segui para as portas de trás e mais tarde, inspeccionada cuidadosamente a tampa da mala, verifiquei que esta também não tinha escapado à acumulação de água na zona da borracha de vedação. É muito normal nestes carros.

Finalmente, como o capôt já estava fora, só faltava mesmo o tejadilho e assim fiquei a saber como fica engraçado um DS sem os painéis da carroçaria...

E que teríamos nós debaixo dos tapetes!? Estava com muito medo de os levantar mas tinha que ser... Ó meus Deus, quase não tinha chão do meu lado!!... A sorte é que a fuga de óleo do repartidor dos travões estava a retardar o avanço da corrosão. Tinha mesmo que tirar os bancos; e o depósito da gasolina; e o tablier. E tinha de desmontar as portas para as tratar por dentro; e tinha de substituir grande parte da alcatifa insonorizante que estava podre e a esfarelar.

Os trens da suspensão de trás, pintados no verde característico do circuitos de óleo LHM estavam mesmo feios. E as barras e crenques de direcção então nem falar... o motor e a zona do charriott estavam tão feios e sujos de óleo empapado com terra, que o motor tinha inevitavelmente que sair...E foi assim que cheguei ao natal de 2005 com o DS todo desmontado.

Fosse o DS um carro convencional e, mesmo no meu ritmo de entusiasta que evita dar o trabalho a terceiros, o carro já estaria a rolar há mais de cinco anos (como aliás foi acontecendo com outros projectos intercalados com o DS pelo meio destes 10 últimos anos). Mas um DS é um "projecto de vida" como eu costumo dizer aos meus amigos e familiares: neste carro nada é convencional; nada é normal; nada é igual a nada, a começar pela medida e passo dos parafusos M5, M7 e M9... para não referir o óbvio que é a suspensão hidro-pneumática.

A verdade é que a chapa revelou estar bastante pior do que eu algum dia podia ter imaginado e até que o chapeiro pusesse o chassis pronto a pintar demorou mais de dois anos. Tudo feito no meu armazém/oficina e nas horas vagas do chapeiro.

O tratamento dos componentes hidráulicos como a direcção assistida, o acumulador, os correctores de altura e repartidores, isto é, a sua desmontagem, limpeza, compra dos respectivos kits de reparação, pintura e remontagem, ficou a meu cargo e demorou o seu tempo.

Cedo decidi que o motor nunca iria voltar para o sítio nas condições em que estava e também ele foi desmontado até ao último parafuso. E ainda bem porque embora os pistões estivessem muito bons, os segmentos precisavam de ser substituídos. Aproveitei para limpar o bloco por dentro e por fora, para o pintar, para polir todos os componentes não ferrosos, pintar todos os acessórios externos como o depósito de óleo LHM, filtro de ar, bobina e uma panóplia de chapas de suporte que mais parece terem sido feitas na fase de produção do protótipo porque os engenheiros se tinham esquecido de como iam segurar aqueles componentes ao motor!

Pelo caminho fui recorrendo à ajuda de amigos especialistas onde o trabalho se mostrava mais complicado como a reparação da direcção assistida, o armar do bloco do motor e para rodar e afinar válvulas depois de revista a cabeça.

Este ano o carro foi finalmente para o chão com o motor a trabalhar e com todo o sistema hidráulico revisto e em perfeitas condições! Uma vitória e um marco no projecto. Atrevo-me a dizer que quem restaura um DS fica apto para qualquer carro (só o SM deve ser mais complicado uma vez que leva um motor italiano...)

O DS está agora preso à espera dos perfis de suporte das borrachas de vedação das portas e depois de montar os painéis e de afinar todas as folgas, vai pintar, algo que não serei eu a fazer porque quero uma pintura imaculada na sua cor de origem que é o Vert Charmille (AC522) com tejadilho Gris Nacree.
DSCN1773.jpg DSCN0757.jpg P1070115.jpg DSCN1773.jpg
Tenho dado por mim a pensar que o que me dá o verdadeiro gozo é o meio e não o fim, ou seja, depois de um carro pronto, é verdade que o prazer de o desfrutar é grande, mas para mim nada se compara ao gozo de vencer a batalha contra um parafuso partido num furo onde aperta a bomba de água, ou de chegar ao fim da instalação eléctrica com os fios todos ligados no sítio certo.

Ao meu ritmo de trabalhador por conta de outrem, estimo que entre pintura e estofador, o meu DS fique pronto lá para o verão de 2017 mas já estou com medo que a primeira saída não me dê o prazer que me estão a dar estes dez anos de restauro."

ps: a minha cara ficou assim depois de escovar o bloco do DS com berbequim e escova de arame.
 

Anexos

  • DSCN1773.jpg
    DSCN1773.jpg
    828.5 KB · Vistos: 93
  • DSCN0757.jpg
    DSCN0757.jpg
    665.3 KB · Vistos: 31
  • P1070115.jpg
    P1070115.jpg
    94.2 KB · Vistos: 31
Última edição:

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Pedro,

Obrigado pela partilha e parabéns pelo trabalho, não é para qualquer um...

Para além de detalhada e bem estruturada, a prosa polvilhada com uma pitadas de humor e com foto a condizer, está um luxo.

Bom trabalho e bons kms.

nuno granja
 

Samuel

Veterano
Já não falta muito para o Verão de 2017 acabar, por isso, espero mesmo que esteja em vias de voltar à estrada e ao Passeio Filinto Mota, por exemplo, no início do Outono.

Um DS não é de todo um carro convencional do ponto de vista mecânico mas isso também se reflecte na condução - nada se compara a um hidropneumático. Por isso, o fim também será bom certamente. Um 'bom' diferente, é certo, mas a justificar o empenho de todo este 'meio'.

Vou querer acompanhar os desenvolvimentos pela certa.

Continuação de bons trabalhos.

P.S.: Já elegi a marginal da Póvoa como pista perfeita para a terapia hidropneumática. :)
 
Viva Sr Pedro!

Parabéns pelo restauro, adoro os hidropneumáticos e por enquanto apenas posso sonhar em um dia fazer um restauro parecido ao seu.

Também sinto o mesmo quando diz que o verdadeiro gozo disto é o meio e não o fim, pois quando este chega e é só dar à chave, dá logo vontade de procurar outro entretem/projecto :)

Irei acompanhar e certamente aprender mais com as suas experiências.

Cumprimentos
 

Eduardo Correia

Portalista
Portalista
Muitos parabéns pelo projecto!
É uma empreitada e tanto.
Quase que subscreveria na íntegra a parte de "o verdadeiro gozo é o meio e não o fim", mas no caso de um DS não o posso fazer.
O fim é verdadeiramente sublime.
Continue com o bom trabalho.
 
Parabéns pelo projecto, sei bem o gosto que dá fazer as coisas nos nossos próprios carros. Para mim é a melhor parte de ter um carro antigo, a procura das peças, o restauro dos componentes, a montagem...Claro que conduzir dá um enorme prazer, mas a parte que recordo com mais entusiasmo é mesmo o trabalhar nos nossos próprios carros :)

Para a parte dos "cromos" com cara suja mas com um sorriso de felicidade derivado ao que estamos a fazer, sei bem o que é isso e aproveito para mostrar um dos mais recentes trabalhos :ph34r: :cool:

18010540_1897695513799041_1114270184912261446_n.jpg

Gosto muito da minha profissão, mas passar umas horas rodeado de óleo e ferrugem é um excelente anti-stress! :D


Um abraço e venha daí o restante relato dos trabalhos!
 

Anexos

  • 18010540_1897695513799041_1114270184912261446_n.jpg
    18010540_1897695513799041_1114270184912261446_n.jpg
    54.4 KB · Vistos: 47
Topo