Isoladores acústicos e térmico

Filipe M Campos

Clássico
Boas caros inquilinos!

Como alguns sabem, estou metido no restauro de um Capri.

Por necessidade para ver se alguém saberia me explicar uns pormenores acerca da pintura, integrei-me em alguns grupos do FB dedicados a Capris.

Hoje, no meu feed aparece uma foto de um restauro de um carrinho destes com um produto chamado Dynamat. Alguns comentários apenas diziam "Good stuff", e a minha curiosidade aguçou.

Após googlar um pouco parece que é um isolador principalmente acústico, mas ao que parece faz uma perna também em isolamento térmico.

Deixo aqui o website, mas destaco que não quero fazer publicidade: Dynamat Automotive | The #1 Automotive Sound & Heat Control Brand

A minha questão é:

Alguém usou disto ou semelhante? Compensa, reduzindo o barulho ou o calor?

Por outro lado, nos nossos eternos problemáticos clássicos, estas placas não acumulam humidade?
 
Já ouvi falar, as empresas que preparam som nos carros usam isso para controlar as vibrações das colunas, e claro, faz atenuação acústica e reduz vibrações, o que é benéfico! Quanto à durabilidade e retenção de humidade, não me parece problemático pois é aplicada no interior do carro, será como a lã que alguns carros traziam nos forros.
 

Rui Meireles

Veterano
O Dynamat fornece principalmente isolamento de vibrações. Não é uma solução tudo-em-um para isolamento acústico. Para isso há mais componentes a instalar.

Se tiver interesse recomendo a leitura deste site: Sound Deadener Showdown | Your Vehicle Quiet

Nota: neste site o termo utilizado para o material de que o Dynamat é feito é "CLD tiles". Dynamat é uma marca desse tipo de produto.
 
Última edição:
OP
OP
Filipe M Campos

Filipe M Campos

Clássico
Sem querer fazer publicidade novamente, a dynamat tem várias soluções e recomenda o mesmo que eu percebi do site que indicou, Rui. É bom ver tudo organizado.

Mas o maior problema é mesmo o preço destes materiais. Para fazer uma boa isolação, já percebi que tem que se gastar várias centenas de euros.

Claro que há produtos mais baratos, mas por exemplo nos "CLD titles", mais barato quer dizer baseado em alcatrão, que com o calor emitem cheiro.

No fim, vou aplicar umas folhas de "CLD" e estofar o carro normalmente. O objetivo não é fazer um carro silencioso! Se não tinha comprado um elétrico! :D
 
Topo