Casal Carina S170 - Nova aquisição

Braulio tuba

YoungTimer
Viva,
Comprei recentemente uma Casal Carina S170 de 1981 em excelente estado de conservação.
O antigo dono fez muitos poucos quilómetros e está parada há muito tempo. Sou muuuito leigo nestas coisas e por isso precisava da vossa ajuda para me tirar (muitas) dúvidas.

- Que tipo de gasolina utilizar? Aquelas "misturas" que se vendem em alguns postos de combustíveis servem?
- Tem documentos e o dono vai passar para o meu nome. Porém, a matricula é das antigas. É necessário mudar? Como se faz?
- Que cuidados são necessários? É só colocar gasolina, ou convém de x em x quilómetros fazer uma revisão?
- E por último, para já, por mais parvo que pareça, não faço a mínima ideia como se conduz aquilo :blush: Apenas andei de scooter e conduzi uma Sachs V5 do meu pai há muitos anos. Algumas dicas para não fazer (ainda mais) figura de palerma?
 

Cesarsilvabraga

YoungTimer
Boas. Muitos parabéns pela aquisição. Não sou a melhor pessoa para tresponder as tuas perguntas todas mas pelo conhecimento que tenho...
A mota precisa de uma boa revisão por estar parada a mmuito tempo.
A gasolina é mistura eu não sei se a mota está a trabalhar mas se estiver convinha meter uma boa mistura com um bom óleo que lubrifique bem o cilindro e o piston.
 

JoaoFonseca

Pre-War
Boas
Convem fazer como o CesarSilva disse e tirar o carburador limpar bem filtro ver o depósito da gasolina dar uma boa limpeza, ver a torneira da gasolina, de certeza que a gasolina secou e cria uma pasta. e ver a vela, provavelmente comprar uma nova.Mudar o oleo do motor.

Depois e que podes por a trabalhar.
Como todos os veículos e necessário fazer uma intervenção, agora depende do uso e Kms que faças
 
OP
OP
B

Braulio tuba

YoungTimer
Acho que vou levar a um mecânico para ele dar uma vista de olhos.
Mas a gasolina/mistura que falam, pode ser daquelas que vendem nos Postos de Combustível, ou tenho de andar eu a comprar gasosa e óleo e fazer a mistura em casa?
 
Boas, dou também o meu bitaite!
Quando fiquei com a casal boss do meu sogro estava na mesma situação, primeiro tens de pedir novos documentos (basicamente é como legalizares uma motorizada nova, visto que o registo antigo não serve de nada) e só depois podes mudar de nome, deves pagar por tudo 100 ou 120€. Aconselho a quando preencheres os impressos colocares o máximo de informações, nomeadamente medidas de pneus, distância entre eixos etc, se não souberes pesquisa fichas técnicas do modelo na net, aparece de tudo e até as podes juntar ao impresso do IMT, acredita que ajuda, pois caso faltem elementos chamam-se lá para uma inspecção ao veículo para confirmar as infos em falta.

Quanto à revisão, se teve parada muito tempo convém sempre fazer uma pequena revisão, mudar óleo da caixa, vela, ver se o depósito tem lixo, ver se a torneira da gota veda bem, trocar tubo de combustível, verificar filtro de ar e gasolina se tiver, estado dos pneus e câmara de ar, verificar travões ( no meu caso os calços descolaram do suporte e se não os desmontasse não se sabia.

Quanto à mistura, não vás em letras e faz em casa, eu na Boss uso S/chumbo 95 com 2% de óleo Putoline, arranjas um frasco de iogurte líquido, marcas lá os 2% por exemplo para 1, 2 e 4 litros e já tens medidor! A vantagem é que sabes a mistura que fazes e o óleo que usas, a mistura comprada não sabes que percentagem tem e há quem diga que metem óleos usados, isso não sei mas os meus sogros nas máquinas agrícolas tais como motoserras e roçadoras, notaram a vela bem mais limpa, menos fumo a trabalhar e melhor rendimento com a mistura caseira. ;)

Mais alguma coisa apita, e disfruta dessa máquina no verão! ;)
 
OP
OP
B

Braulio tuba

YoungTimer
E ainda ninguém me respondeu à pergunta de um milhão: Como se conduz? :blush:
Deduzo que tenha mudanças de pé e travão traseira também de pé? Ou estou estupidamente errado? Alguém que me oriente para não fazer asneiras. De preferência tim tim por tim tim :D
 
Não respondi propositadamente, não faço ideia pois nunca conduzi nenhuma, aparentemente pelo aspecto tem pedal de travão do lado direito e pedal da esquerda para as mudanças, é como as motorizadas comuns! ;)
 

Cesarsilvabraga

YoungTimer
Eu já conduzi mas não me estou a recordar muito bem.
Mas se não estou enganado em relação as mudanças é 1ª para frente e 2ª 3ª e 4ª para traz. mas só há duas hipotes, ou será assim ou ao contrário(1ª para traz e 2ª 3ª e 4ª para frente).
E o travão de traz é no lado direito.
Pelo menos a minha carina era assim.
 
OP
OP
B

Braulio tuba

YoungTimer
Atualização,
Dei uma geral na Casal e consegui ligar o bicho apesar do canhão estar a rodar em falso. Mas há algo que não está muito bem pois após umas acelaradelas, o motor não aguenta e vai abaixo.
Alguma ideia do que será e de como mudar o canhão?
 
Mete fotos do canhão, é mais fácil! Quanto ao motor pode ser afinação, mas só lecandoca um entendido pois pode ter alguma parte colada no carburador.
 
Topo