À procura do 1º clássico

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
O homem diz que nunca mudou nada no carro... sem ser a adiçao de um radio (que vou manter.). Posso confiar na originalidade?
A mimha ideia é manter tudo como.o homem deixou.o carro. Mudo so o.radio para algo mais "antigo".
Prefiro deixar o espirito..

Eu entendo as coisas da seguinte forma: Aquilo que o homem diz, e aquilo que está à vista... E neste momento o que está à vista prevalece, tudo isto no meu entender das coisas.

E o que me salta logo à vista é: Grelha, piscas, pára-choques e tablier... Que no contexto histórico do carro e do modelo em geral, pura e simplesmente não "encaixa", entendes o que quero dizer?

- A grelha, já está mais que debatido. Se fosse preta, teria o rebordo interior em metalizado e mesmo essa só aparece em Setembro/Outubro de 74, antes disso é sequer impensável...! Nestes carros, "sobretudo" estes carros, bastava dar um toque para estragarem logo tudo e, apesar de tudo o que homem te disse, para mim, houve qualquer coisa no passado desse carro que culminou com a colocação de uma grelha preta. E já perdi a conta a carrinhas que vi entre 71 e 74 com a grelha preta "enxertada". Era moderna, o pessoal curtia e como não havia as antigas em stock, porque o que estava em produção era a preta, o pessoal aplicava e saía da oficina como se tivesse um carro "novo"... ;)

- Piscas, são de produção da FASA e eram mato aqui em Portugal dado o acordo que tínhamos com a Renault espanhola. Tudo o que era para as 1125, vinha de Espanha. Não me lembro de ter dito ou não, mas caso não o tenha feito, aqui fica a nota: Os tipos R1125 (carro) e R2108 (furgoneta) são exclusivos do mercado ibérico. Falem disto a um francês ou italiano que para eles parece chinês... :D E o facto de teres esses piscas é bom sinal, porque ao menos o capot será o original, penso eu de que...

- Para-choques, no que toca às 1125 eram carros com requinte e topos de gama na altura e, enquanto esse tipo de para-choques já tinha sido marginalizado em França em 1967, vai-se lá saber porquê os "totós" :xD: dos espanhóis mantiveram-nos até mais tarde e dado que o tipo 1125 era originalmente de lá está explicado o porquê de termos adoptado esse elemento... E é isso que caracteriza este modelo 1125, para-choques de carril, escudetes do capot, "bigode" cromado da matricula e farolins traseiros de base cromada, se bem que estes dois últimos eram opcionais.
Porque é que o teu carro tem os para-choques convencionais, não faço ideia... mas a minha teoria volta à questão de toques ou porradas que o carro possa ter levado algures no seu passado.

- Tablier, em 1973 só havia um, o bege... Mas muita gente, para modernizar os carros facilmente fazia essas típicas macacadas do pintar tablier's, mudar bancos, etc. Era tudo muito fácil de substituir ou "destruir" e já que em Portugal só tinhas 1125 disponíveis entre 72 e 75 (não tinhas mesmo mais nada, nem 1123!), percebe-se que o que a malta queria na altura era respirar um pouco do que havia de novo lá no estrangeiro e é por isso que muitas coisas era retiradas, adaptadas, etc...

Isto só para dizer que... Independentemente do que o senhor te disse, esta é a minha análise face ao que estou a ver. Muitas das vezes eu já não ligo à conversa dos pseudo "vendedores", ainda que possam ser os donos originais dos carro. Sim, é importante saber ouvi-los, mas se elementos estão todos à vista, então, com recurso a todo o tipo de fontes fidedignas, podemos chegar a uma conclusão que decerto poderá pôr em causa a própria credibilidade do dono/vendedor. É que nunca nos podemos esquecer que muitas vezes fazem-nos aquela típica conversa do "Isto já veio assim de fábrica... Está todo original... Nunca teve toques ou foi pintado... Está pronto a andar, é só meter gasosa!" e depois, comprova-se que não é bem assim como dizem... :D :D

E dada a "suposta" estima que homem tinha pelo carro, falta-lhe imensa coisa... E só por isso, fico com mais dúvidas sobre o que já falei... ;)

O exemplo Laranja que te mostrei é, actualmente no país, o melhor exemplar de 1125S que existe e faço sempre questão de utilizá-lo como modelo a seguir, porque tem muita pesquisa, muitos contactos com gente especialista e respeita na íntegra a definição de originalidade.

@Dinis Figueira, não tomes este meu extenso comentário como desmotivante, muito pelo contrário, eu quero incentivar-te à pesquisa, à busca, às horas desperdiçadas porque não consegues descansar enquanto não encontrares um outro carro com o "tal" pormenor. :xD: :xD: Isto é um vício, e é verdade, mas também consome tempo e dinheiro... Por isso, ajusta o teu orçamento como entenderes... :thumbs up:

Já me dói os dedos de tanto escrever, vou fazer uma paragem para uma bucha...! :p
 
OP
OP
Dinis Figueira

Dinis Figueira

Honda Enthusiast / 無限
Nao me desmotivaste mas o homem tinha mesma a certeza de que nada foi mudado, mas se as grelhas não existiam, tudo bem... aliás ele mostrou o toque que seu na vida. A parte de faltar alguma coisa no interior terá sido por causa de um rádio que meteram no.tablier mas mais mostro quando puder..

Com isto tudo, durante esta semana vamos averiguar por aqui até que ponto poderá valer a pena restaurar. Sendo a pintura a última coisa a olhar (estou a pensar se também poderá valer a pena arranjar um capot original da 1125 com a grelha e também o para-choques certo e pintar depois).
O meu pai alertou-me de certos problemas que possam existir etc.
Pelo preço, não posso reclamar mas pronto.

João, conheces contactos ou mesmo lojas online onde possam vender o material que possa vir a necessitar?
 
Última edição:

Paulo Bombaça

Veterano
Antes de mais parabéns pela Renault, depois digo-te já que se esse carro fosse meu se não tivesse podres nem nada disso colocava-o para já a circular assim e juntava o material para depois fazer uma coisa em grande, mas isto sou eu que sou um bocado maluco. Podes confiar no João pois o homem percebe mesmo disto, uma coisa é certa os para choques não são daí.
Agora é abrires um tópico para a maquina no respectivo lugar para o pessoal ir acompanhando.
 
OP
OP
Dinis Figueira

Dinis Figueira

Honda Enthusiast / 無限
Antes de mais parabéns pela Renault, depois digo-te já que se esse carro fosse meu se não tivesse podres nem nada disso colocava-o para já a circular assim e juntava o material para depois fazer uma coisa em grande, mas isto sou eu que sou um bocado maluco. Podes confiar no João pois o homem percebe mesmo disto, uma coisa é certa os para choques não são daí.
Agora é abrires um tópico para a maquina no respectivo lugar para o pessoal ir acompanhando.
Obrigado :D
Abro assim que tiver a certeza que o vou restaurar. A decisão final não depende de mim. Há qql coisa que o meu pai quer confirmar no carro que parece-lhe estranho.
 
Oh pah, com fotos, já é outra história...!! ;)

Os piscas praticamente denunciaram-na (são exclusivos do mercado espanhol), mas confesso que sempre suspeitei que fosse uma 1125S de 2ª geração. Ou seja, em termos estéticos, aquilo que seria originalmente corresponderá a isto:

Ver anexo 1076144

Esta da foto é de uma grande amigo meu, também de 1973, a tal que passou na Ponte 25 de Abril a abrir com 4 "mânfios" lá dentro... :xD: :xD:

Agora... esse tablier é que já foi pintado, e percebe-se bem porque o painel do conta-km's ainda tem o fundo a bege... vai ser um tramado dar conta dele, mas nada de desesperante, acho eu... :D
Portanto, tem o velhinho 852cc que chega e basta para uma utilização quotidiana. Quanto às peças, posso ajudar-te com os meus contactos... ;)

Se possível, tira uma foto às placas do losango e à oval e, vê se há vestígios de uns números, tipo decalque a preto, na parte interior das cavas das rodas... Será o código da tinta! :thumbs up:

E vai pensando em abrir um tópico na secção dos Restauros, porque o 1º capitulo já está terminado no que toca à aquisição do teu primeiro clássico...

Abraço

@Abílio Quintas, se o interior da sua será igual a este, tenho cada vez mais reticências no que toca à originalidade... Mas para não meter a carroça à frente dos bóis, aguardo que um amigo meu, provavelmente o maior especialista de Renault 4 a nível nacional, me diga qualquer coisa... ;)

acredito que ela esteja original.
não há sinais de ser mexida...
depois vi fotos de um casamento que batem certo...
é que o dono original dela utilizou-a no seu casamento e mostrou-me diversas fotos...
nelas é bem visivel que o banco da frente é uno...
depois a pintura ainda em parece ser a original, tirando dois paineis que pintaram recentemente e a cor diferente...
por acaso vejo algumas iguais pela Covilhã, agora não sei é se são R1123 ou R1125...
 
Será que houve misturas? Mas sendo assim, a grelha nunca bate bem...?

nas fotos nunca vi a frente...
apenas a lateral/traseira e o interior.
e ainda que me tenha dito que nunca tinha batido e alterado nada, a verdade é que podia estar a mentir...

de qualquer forma já vi pelo menos 2 iguais na Covilhã e com matrículas muito semelhantes.
desconheço apenas serem R1123 ou R1125...
 

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Eu tenho fotos de uma 1125 de 74 com banco corrido e grelha preta, tablier preto e para choques de carril, logo já coloco aqui fotos. Acredito bastante na mistura de peças na montagem pois por vezes era o que existia à mão.
Também estou para ai virado. Aquelas montagens que se fazem entre series que aproveitam material de uma e outra serie.
 

Paulo Bombaça

Veterano
Na minha opinião a grelha não é daí, mas se o capô for original a furação da original está lá pois tem furações diferentes, 100% de certeza tenho é dos para choques esses não são daí as 1125 só saíram com para choques de carril. Os interiores apesar de muitos discordarem penso serem originais. Logo no PC já procuro as fotos e coloco aqui.
 
O que importa é devolveres a carrinha à estrada!

Se o para-choques não for daí, compras outro! Se grelha não for essa, compras outra!

E assim tão importante para ti o carro estar 100% original?
 

Paulo Bombaça

Veterano
O que importa é devolveres a carrinha à estrada!

Se o para-choques não for daí, compras outro! Se grelha não for essa, compras outra!

E assim tão importante para ti o carro estar 100% original?


Em certos aspectos até concordo com está afirmação, de momento pesquisar bem sobre o modelo, ver o que faz falta é por a circular, depois sim pela raridade de 1125 originais e em bom estado, voltar a por como era pois é um modelo que merece.
 
OP
OP
Dinis Figueira

Dinis Figueira

Honda Enthusiast / 無限
A mim não é importante. Alias, certas modificações que possam ter sido feitas, vou deixa-las. A pintura pelo menos vai ficar assim por enquanto. Não vejo já já a necessidade de investir uma grande quantia só na pintura.
Vou abrir o tópico de restauração e vou metê-lo aqui.
 
Viva,

Uma coisa nessa carrinha é certa e ainda não vi ninguém referir... Ela foi importada ou seja, a 1ª matrícula não foi nacional. Esse par de Letras "EV" eram dados a viaturas que vinham de fora (poderá ter sido das ex-colónias) e essa foi regista na Direcção Geral (ou Regional) de Évora.
 
OP
OP
Dinis Figueira

Dinis Figueira

Honda Enthusiast / 無限
Viva,

Uma coisa nessa carrinha é certa e ainda não vi ninguém referir... Ela foi importada ou seja, a 1ª matrícula não foi nacional. Esse par de Letras "EV" eram dados a viaturas que vinham de fora (poderá ter sido das ex-colónias) e essa foi regista na Direcção Geral (ou Regional) de Évora.
Reparei nisso hoje de manhã... amanhã tenho de verificar uma coisa nos documentos. Algo não bate certo.

PFF. Continuem no outro tópico. Assim perco rumo.
 
Última edição:

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
What else!
7618294114_6818f2d111_b_zpspccnkitl.jpg

Isto de "badge engineering" não é só a BL;
1200px-Audi_50_zpsts61iuji.jpg

Ou estes..
Volkswagen%20Polo%201_zpsgstdvurh.jpg
1920x1000px_2_2_51_Polo_II_1982_GT_Coupe_zpszmdctizz.jpg

nuno granja
 

Anexos

  • 7618294114_6818f2d111_b_zpspccnkitl.jpg
    7618294114_6818f2d111_b_zpspccnkitl.jpg
    434.4 KB · Vistos: 33
  • 1200px-Audi_50_zpsts61iuji.jpg
    1200px-Audi_50_zpsts61iuji.jpg
    153 KB · Vistos: 33
  • Volkswagen%20Polo%201_zpsgstdvurh.jpg
    Volkswagen%20Polo%201_zpsgstdvurh.jpg
    31.7 KB · Vistos: 33
  • 1920x1000px_2_2_51_Polo_II_1982_GT_Coupe_zpszmdctizz.jpg
    1920x1000px_2_2_51_Polo_II_1982_GT_Coupe_zpszmdctizz.jpg
    104.2 KB · Vistos: 33
Topo