Nissan 100 Nx

Franclim Costa

YoungTimer
Boa noite!
Acabei de fazer o meu registo pelo que peço desculpa por me iniciar colocando uma questão.
Tenho um NISSAN 100 NX de 1993/Setembro motor GA16DE (já de injecção/a partir de Abril de 93) 1597 cm3 103 cv, que comprei para o meu filho. Tem 150 000km e parece estar muito bom de mecânica. Tem um roncar maravilhoso. De chapa e pintura também está apresentável. Está original porque tenho um amigo, "amigo" dos automóveis, que tem um igual e me confirmou. Já estofei o interior (a gosto do rapaz) com couro sintético preto/vermelho. O Carro é vermelho.

A questão é esta: a vida está difícil para todos e eu não sou excepção. O meu filho está num trabalho temporário mas para o ano vai provavelmente para a faculdade e vai acrescentar mais alguns Km aos que já faz. Será este um bom carro para instalar GPL?
Gostava que alguém re respondesse a essa questão. Obrigado!
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!

A meu ver, a instalação do GPL começa a ser cada vez mais uma alternativa. Tem é de se ponderar bem se o investimento compensa.

A fazer a instalação, que seja numa oficina "de jeito" para não se andar a brincar com a segurança.

Quanto ao Nissan, tem fama de ser um carro fiável. Além disso, começa a ser raro e até tem a sua graça.
 
Bem vindo ao Portal!

Em relação ao GPS tenho a mesma opinião que o João Soares, Tem que ser uma instalação feita em condições, não pode ser feita por um "falcatruas" qualquer se não o cheiro a gás é constante e pode ficar com fugas que podem trazer problemas graves de segurança.
O GPL, pelo que tenho ouvido dizer, compensa para quem faz viagens de alguma distancia, porque para o "pára/arranca" das cidades tem que se estar constantemente a colocar o carro a gasolina porque no arranque convém ser a gasolina.

Assim como quem utiliza o carro a GPL para "ir ao café" que fica a 1km também não compensa, porque quando se pára o carro, todo o gás que se encontra no circuito é desperdiçado, logo numa distancia curta é mais o combustível que se gasta quando se pára o carro do que o combustível que se gasta para se chegar ao local.

Portanto o carro a GPL compensa e bem para quem anda fora das cidades e faz percursos com uma distancia considerável. Os consumos do GPL costumam ser idênticos aos consumos da gasolina que o carro faz actualmente. (que no Nissan não devem ser baixos).

Isto são tudo opiniões/informações dadas por uns conhecidos meus que têm carros a GPL, corrijam-me se estou enganado, estou a vender a informação tal e qual como a comprei. ;)

Por fim resta-me dar os parabéns pela máquina, é um belo carro e será um belo clássico! :D
 
OP
OP
F

Franclim Costa

YoungTimer
Obrigado "João Luis Soares", obrigado Filipe Nabais Pinto, pelos vossos comentários que são sempre úteis e trazem sempre informação que nos escapa. Obrigado ainda pelas boas-vindas postadas pelo Jorge Viegas.
O instalador do GPL tem um cá em Vila do Conde (Touguinha) muito recomendado e com um bom feedback. Relativamente às distâncias, provávelmente serão de 60 km diários (com um consumo de 9/10 litros (+ 10% em relação ao consumo de gasolina, segundo dizem e afirmam os instaladores ou, até, um consumo igual dependendo de muitos fatores) o que dará, a gpl, um gasto aproximado de 4,5€ por dia que sempre poderão ser divididos por outros estudantes que vão para o mesmo destino (diga-se que pagar um quarto terá os mesmos custos). Contudo ficarei pra ver se entretanto surgem outros comentários nomeadamente sobre os fabricantes dos kits GPL e expriência no GPL em motores GA16DE. Assim não será tão fácil de "ser levado"! Obrigado
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Bem vindo.

O GPL é sem dúvida uma boa alternativa ao diesel, agora se compensa o investimento face aos kms que vai faze, aí deve fazer bem as contas, se fosse eu não alterava esse carro, acho mal empregado...
 
OP
OP
F

Franclim Costa

YoungTimer
Bem vindo.

O GPL é sem dúvida uma boa alternativa ao diesel, agora se compensa o investimento face aos kms que vai faze, aí deve fazer bem as contas, se fosse eu não alterava esse carro, acho mal empregado...

Pois, é uma opinião a ter em conta e na verdade ainda não decidi nada... apesar de que é o "brinquedo" é para andar todos os dias. Por enquanto pequenos percursos que não justificam o GPL.
 

Rogerio

YoungTimer
Boas, eu tive uma Nissan Primera P11 de 2000 com esse motor a GPL, só posso dizer que é um óptimo motor para colocar GPL, à carros necessitam de uma peça adicional para fazer a lubrificação do motor no caso desse motor não é necessário (segundo o que me disse o técnico que instalou o Kit. Em relação ao GPL muito se fala que desafina o motor, que é inseguro, etc etc é tudo mitos, os motores desafinavam nos sistemas com alguns anos pois os actuais tem uma centralina electrónica à parte, se andar no pára arranca não vai ligar e desligar para gasolina, apenas necessita da gasolina para ligar o motor ao fim de uns segundos passa GPL e só volta a passar para gasolina caso fique sem GPL no deposito. Tenho à uns bons anos um Mitsubishi V6 2500, tive um Suzuki Samurai 1.3, Nissan Micra 1.0 e uma Nissan Primera 1.6 todos eles a GPL e com o deposito do GPL no lugar da roda suplente (excepto o Samurai). Existe uma despesa que geralmente não se fala que é substituir o filtro do GPL ao fim de 10 000 km que custa em média 60€.
 
OP
OP
F

Franclim Costa

YoungTimer
Boas
Andei muito tempo afastado, principalmente por motivos de saúde. Instalei o kit de GPL. Uso um óleo 10w40 e faço 10 000km sem consumir gota de óleo. O Quando faço a muda o Óleo sai sempre como novo (não sai escuro). Está instalado o kit há 3 anos e nunca deu problemas a não ser a boia do nivel do gaz que nunca funcionou bem mas é uma questão de andar atento e ter sempre gasolina no carro. Já fez 40 000 km. Já teve uns acidentes pelo meio que me entrataram bastante na carteira (rapazes) um deles tive que procurara na sucata um carro igual e comprei a traseira que ficou sem conserto. MAS NÃO DESISTI DO CARRO. A nível de potência do motor não notei qualquer perda. É UMA MÁQUINA DO CARAÇAS!!! tem um binário formidável aguenta uma 4ª., a 40km/h numa subida ligeira :) :) NADA ARREPENDIDO
 
Topo