Autobianchi / Lancia Y10 Turbo

Boa Tarde.

Não escrevi muito neste forúm, todavia com a minha nova aquisição, talvez venha a necessitar da vossa ajuda e conhecimento.

Adquiri muito recentemente um Autobianchi y10 Turbo de 1987, o qual necessita de alguns pequenos reparos para ficar em estado como novo.

Noto um ligeiro "engasgar" / hesitação em certos regimes quando se acelera com mais vigor. Sei também que estes carburadores são algo específicos, pelo que terei de "por precaução" comprar um kit de juntas/reparação de Carburador e mandar substituir por forma a poder mandar "afinar" o mesmo.

Antes de passar ao carburador, terei de eliminar todas as restantes variáveis que podem, eventualmente, influenciar o funcionamento do Carburador e provocar os sintomas que indico.

- Verificar sistema de gasolina, nomeadamente pré filtro , bomba e filtro de gasolina; ( ver se tem alguma fuga)

- Verificar o estado das velas e respectivos cabos.

- Verificar o ponto do motor (muito honestamente me parece estar correcto)

Deste motor em especifico não conheço muito, apenas o comum, como cilindra, potencia e afins, deriva do motor do Y10 Touring ( este sem Turbo) que por sua vez é proveniente do 127.( salvo o erro).

Alguém sabe de alguma casa mesmo especialista em reparação/ afinação de carburadores na zona da Grande Lisboa?

Todas as informações serão bem vindas.

Muito Obrigado, desde já pela vossa ajuda.

Cumprimentos.
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Julgo que as tubagens em carros com turbo são críticas, se houverem fugas, puff!

Regra geral a melhor solução é espetar com tubagens de silicone, duram o resto da vida, mas nem sempre existem kits específicos para o modelo.
 

Hugo Maranhão

YoungTimer
Boas, sou novo nestas andanças, e mal tirei a carta, foi me apresentado o negocio para este y10 gt ie de 89...
Dei uma volta nele e logo me apaixonei!!!
Parti a grelha original do GT ie, a que arranjei foi uma de um y10 normal.. Muito difícil arranjar peças de GT ie... alguém sabe onde posso comprar uma e se ha novas...
Obvio que nao é um topo de gama, ainda assim já envergonha alguns meninos!!
Quando o comprei tinha a junta da cabeça queimada, meti junta nova e retifiquei a cabeça.. Mal vi o motor aberto fiquei tonto depois de ver uns belos pistons cavados!!
Deu.me ideia de meter um turbo 10 só pa desenvolver um pouco mais... Mas para isso teria de mudar, primeiro que nada, as suspensões da treta que o carro tem... Vamos ver...
Problemas... O carro ta.me a fazer um consumo acima do que devia... Com 3 litros de gasolina faço 25\30 km o que acho muito para um 1.3
A eletronica deste carro é um serio problema... Neste momento se travar com o carro esligado sem chave na igniçao, acendo um medio e a luz do quadrante... Terei de achar algum bom eletricista!!
 

Anexos

  • WP_20170321_17_25_36_Pro (2).jpg
    WP_20170321_17_25_36_Pro (2).jpg
    346.9 KB · Vistos: 35
  • WP_20170321_17_25_36_Pro (2).jpg
    WP_20170321_17_25_36_Pro (2).jpg
    346.9 KB · Vistos: 29
OP
OP
R

Ruben Rudrigues

Clássico
Boa noite,

Agradeço as sugestões e os comentários.

Vou verificar e apontar a questão das fugas, Obrigado.

Sr. Hugo, eu no seu lugar manteria a viatura no seu estado original, pois já vão sendo raras e ainda para mais a sua é a versão GT, uma das melhores e mais desportivas.

Relativamente aos problemas eléctricos, de facto são comuns nestas viaturas, mas por norma de fácil resolução, sugiro que verifique falta de massa nas várias ligações, ou até mesmo o estado dos fusíveis, aproveitando para a limpeza dos contactos dos respectivos.

No que diz respeito ao consumo, sugiro que verifique a sonda lambda da viatura.

Obrigado e bons restauros.
 

Hugo Maranhão

YoungTimer
Ja me tinham dito para verificar a sonda sim, pois é algo que irei fazer ja hoje.. Quanto á eletronica, esse já é um problema bem mais chato.. Fiquei sem vidros elétricos e desconfio que seja o fusivel, o pior é que arranjar um 30 amperes daquele tamanho ( e acreditem que é grande ) é bem difícil... Ja fui a algumas casas e nao tem.. Eles mandam.me ir diretamente á fiat e comprar la... O pior é que ainda nao tenho a certeza ser dos fusiveis... Uma coisa é certa, ainda nao houve vez nenhuma que nao tenha fundido fusiveis... Acho que ja faz parte da elétrica este carro... Ehehe
Gostaria de saber se algum de coces sabe onde buscar peças para este carro.. Gostava muito de arranjar a grelha do GT e ta bem difícil.. Arranjei uma á uns tempos, velha ja usada por 40 euros... Apesar deste carro ser uma reliquia, achei um bocado caro para uma grelha usada.. E por este valor prefiro comprar nova...
Obrigado pela resposta.. Abraço
 
OP
OP
R

Ruben Rudrigues

Clássico
Boa Tarde,

Relativamente à grelha, nova já não vai encontrar (pelo menos a do GT) uma vez que e material que já se encontra fora de produção .

Sugiro que tente sites de classificados, um centro de abate ou em alternativa o Ebay, mais propriamente o Ebay.it(italiano) mas deverá preparar-se pois é material escasso raro e como tal vai ser , por norma, caro!

Cumprimentos.
 
Topo