Ford Taunus 15M V4 1966

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Fantásticos progressos!! Parabéns. Vai voltar à estrada num ápice.

Quanto às questões colocadas, posso ajudar apenas para uma delas.

E depois de uns tempos "parado" na garagem, o restauro la voltou ao ativo.
2- As palas traseiras das rodas são obrigatórias até algum ano, ou só se fossem de origem no carro? (creio que os p6 não saíram com palas, apenas para confirmar)

Até certa altura, cada país decidia os critérios de homologação dos carros. Assim, em Portugal eram obrigatórias em todos os carros, por serem o único sistema anti-projecção reconhecido pela lei portuguesa.
Desta forma, os fabricantes de automóveis eram obrigados, nos automóveis vendidos em Portugal, a colocar as palas. O Fiat Uno, exemplo que conheço melhor, não trazia palas em Itália nem em Espanha, mas os portugueses vinham todos com elas.

Em 1991, os Estados-Membros da Comunidade Europeia decidiram aproximar as suas legislações nesse domínio: foi adoptada a Directiva 91/226, que veio admitir vários sistemas de anti-projecção, com critérios certificados. Podiam ser palas, podiam ser pára-choques com capacidade para prevenir a projecção de pedras ou mais um conjunto grande de sistemas. Sempre que um sistema cumprisse a capacidade de anti-projecção, esse sistema estaria certificado pela CE e, assim, os Estados não poderiam impor outros. Isto é, se um fabricante de automóveis já tivesse colocado para-choques capazes de prevenir a projecção de pedras, deixava de ser possível ao Estado impor a colocação de palas.

Esta directiva foi transposta em Portugal por uma Portaria de 1991, mas determinando-se que só seria aplicável aos automóveis matriculados depois de 1 de Janeiro de 1993. Isto é, só para os automóveis matriculados desde essa data é que, quando já há um sistema anti-projecção homologado pela UE, não é preciso colocar palas. Os carros matriculados até 31 de Dezembro de 1992, mesmo que já tenham pára-choques anti-projecção, são obrigados a colocar palas.
Por isso é que há Unos, Corsas, AXs, 205s, exactamente iguais, uns com palas (matriculados até 31 de Dezembro de 1992) e outros sem palas (matriculados desde 1 de Janeiro de 1993).

Dito isto: o meu Uno é de 1990 e não tem palas. Nunca chumbou nem recebeu anotação... Mas é uma questão de o inspector querer ou não aplicar a norma. Sendo anterior a 31 de Janeiro de 1992, pode perfeitamente exigir a colocação das palas.
 

José A. Carvalho

Portalista
Portalista
4- A deslocação da viatura desde casa até ao centro de inspecções, numa viatura sem inspeção efetuada, pode ser pelo próprio meio? Tem de ser comunicado a alguma autoridade?

Eu tento ajudar com esta, se bem que a minha resposta não ajuda muito. Sem inspecção o carro não pode circular, nem para ir à inspecção. Para além disso presumo que não tendo inspecção também não terás seguro. Mais uma vez o carro não pode circular sem seguro.

No entanto sei quem vá sem inspecção até à centro de inspecção, depois passar na inspecção envie por e-mail para a seguradora e já sai do centro de inspecções com inspecção e seguro. Mas isso é feito sempre "fora da lei", portanto não recomendo!
 
OP
OP
Filipe M. Simões

Filipe M. Simões

Clássico
Pois, esse foi exactamente o meu pensamento. Já andei pelo código da estrada e afins em busca de algo esclarecedor mas sem grande sucesso. Coloquei a questão da deslocação sem ipo até ao centro de inspeções porque tenho lembrança ,de quando tirei a carta, ouvir o instrutor dizer a alguém que o veiculo podia circular sem inspecção unicamente no trajeto até ao centro de inspeções mais proximo do domicilio oficial do proprietario do mesmo. Isto foi algo que sempre me ficou na memória mas como não o consegui encontrar em nenhum diploma acho melhor não arriscar. Com a sorte que tenho, e mesmo residindo a cerca de 1,5km do centro de inspeção, aposto que me apanham logo na primeira rotunda ;).
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Eu não tenho conhecimento dessa exceção, mas não te esqueças que uma coisa é circular sem inspeção, e outra coisa bem diferente é circular sem inspeção e sem seguro. Como não consegues fazer o seguro antes da inspeção, acho que não tens mesmo alternativa ao reboque.

Quanto ao forro do tejadilho, acho que não dever ter problema. Eu estou a pensar fazer o mesmo para poupar uma deslocação em reboque. Mas fico também a aguardar outras opiniões e experiências.
 
OP
OP
Filipe M. Simões

Filipe M. Simões

Clássico
Pessoal, tenho estas jantes na minha posse (Ford Capri ghia). Gosto bastante de as ver no meu Taunus e gostava de as montar. O problema é que o Taunus tem furação de 3 pernos e as jantes têm furação de 4. Estas jantes estavam montadas num Ford Taunus mk3 e tenho todo o material deste mk3 à disposição para as adaptar ao meu 15M. Ainda não tive oportunidade de ver se é possivel aproveitar alguma coisa, mas sendo esse mk3 de tração traseira e o meu de tração dianteira, prevejo que não consiga fazer a alteração de forma simples. Alguém aqui sabe se isto é possivel, com este material do mk3, ou se a melhor opção é mandar fazer adaptadores?
20170117_153316.jpg 20170117_153432.jpg 20170117_153530.jpg
 

Anexos

  • 20170117_153316.jpg
    20170117_153316.jpg
    152.2 KB · Vistos: 207
  • 20170117_153432.jpg
    20170117_153432.jpg
    207.2 KB · Vistos: 208
  • 20170117_153530.jpg
    20170117_153530.jpg
    108.9 KB · Vistos: 207
OP
OP
Filipe M. Simões

Filipe M. Simões

Clássico
Outra alternativa é uma bolacha que aperte nessa furação com 4 pernos para a furação das jantes, é mais fácil e mais barato, tipo isto.

Ver anexo 1062042

Já estive a estudar as possibilidades de aproveitar material do mk3 mas não ia resultar. Já fui ao torneio mandar fazer os adaptadores.Assim aproveito e deixo também a jante mais à face e sempre que precisar de usar as jantes originais é uma troca rápida.
 
Eu não tenho conhecimento dessa exceção, mas não te esqueças que uma coisa é circular sem inspeção, e outra coisa bem diferente é circular sem inspeção e sem seguro. Como não consegues fazer o seguro antes da inspeção, acho que não tens mesmo alternativa ao reboque.

Há sempre uma hipótese, um mecânico/vendedor que tenha seguro de carta, creio que esses estão habilitados a fazer essa viagem e poupas no reboque. Sendo perto, podes sempre pedir a um amigo para ir noutro carro à frente a "abrir a estrada" e levas tu mesmo! ;)
 
OP
OP
Filipe M. Simões

Filipe M. Simões

Clássico
Está com bom aspeto. Essa sessão fotográfica foi perto de minha casa.
Vais com ele ao Caramulo?
Muito obrigado!
Infelizmente este ano vou estar a trabalhar no fim de semana do Motorfestival, mas no próximo ano lá estará para se fazer à rampa.
Também moro muito perto deste local, em frente às bombas da Cepsa.
 
Topo