Reprovaram-me o carro...

Ontem foi dia de ir a inspecção com o meu 1602. Como estou em França lá foi o meu pai com o carro a pensar que estava tudo bem , ora pois reprovaram o carro por falta de palas nas rodas e implicaram com os faróis auxiliares de longo alcance, dizendo que so podem haver 2 e não 4 faróis.
Agora eu pergunto, os 02 em 1975 não saiam com palas de fábrica , é legal reprovarem-me o carro por falta delas?
Como poderei fazer para contestar a decisão dos senhores das inspecções? Pensei pedir um tipo qualquer de declaração na própria BMW.. que pensam vocês disto?
 

Samuel

Veterano
obrigatoriedade de uso de pára-lamas

Não vai ajudar de muito, creio eu.

De qualquer forma, creio que tem muito a ver com a altura do guarda-lamas atrás da roda (a referencia que tenho é 400mm ao solo) e com o ângulo de proteção atrás do pneu. N
O caso do BM e por exemplo, do mini, suponho que seja aqui que chumba.
Por outro lado, existe a referência da obrigatoriedade até 92 (ou algo próximo) mas não encontrei nada que indicasse uma data a partir de... (e também acho que tem de haver).
Também tenho muito interesse em ver essa questão esclarecida.
 
O meu 1602 é de 1974 e quando o comprei em 2010 trazia palas, não sei se de origem ou colocadas posteriormente.

Quanto aos faróis de longo alcance, tenho um interruptor no carro que me permite desligá-los e accionar os máximos apenas através dos faróis de origem.

Já me disseram que isso era fundamental para não ter problemas nas inspecções.

Se é assim ou não, não sei, mas até agora nunca tive problemas nas inspecções que fiz com este carro.
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Sobre as palas não sei a legislação, mas parece-me implicação dos gajos, pura e simplesmente. Conheço tantos que passam sem elas...

Em relação aos faróis, têm de ter um interruptor para funcionarem independentes dos máximos. Esses têm?
 

Samuel

Veterano
Implicação não sei mas que é ridículo (como tenho dito) que haja uma triplicidade de critérios ao sabor do vento, da chuva, do dia do mês, etc. isso é certo para mim.
O circuito dos faróis, mesmo tendo um interruptor próprio, está dependente de os máximos estarem ligados?
 
OP
OP
Nuno Almeida Santos
Quanto as palas amanhã o meu pai vai ao IMTT( penso que tem outro nome) pedir a informação, a ver se lhe dão explicações. Quanto aos faróis sim o carro tem interruptor, só funcionam com os máximos se eu quiser. O problema é que tem 4 faróis auxiliares, e segundo o inspector só são permitidos 2 faróis auxiliares... no caso dos faróis deixaram passar mas avisaram que para o ano reprova..
 
Quanto as palas amanhã o meu pai vai ao IMTT( penso que tem outro nome) pedir a informação, a ver se lhe dão explicações. Quanto aos faróis sim o carro tem interruptor, só funcionam com os máximos se eu quiser. O problema é que tem 4 faróis auxiliares, e segundo o inspector só são permitidos 2 faróis auxiliares... no caso dos faróis deixaram passar mas avisaram que para o ano reprova..
Correcto, acho que só podes ter 4 máximos contando com os de origem! No entanto vêem-se camiões com 10, 12 ou 16 faróis desses e passam sem problemas...
 
Tive quase o mesmo problema com o meu Capri quando montei os faróis nevoeiro (ou em opção longo alcance, ou ainda um de cada neste último caso com interruptores individuais) como quando saiu de origem. Faróis originais, local original, equipamento da versão XLR devidamente documentado, e mesmo assim foi o Cabo dos trabalhos para passar o carro.
Andaram até com fita métrica a medir a distância da lateral do carro aos faróis, baseAdos em legislação recente, e mesmo assim era por 1,5cm que falhava..
Depois de provar com imagens época e descritivo do equipamento XLR lá passou, com a certeza que se chumbasse seguia informação detalhada com outro caracter oficial e que eu não alterava o carro.

As palas projeção são obrigatórias como já foi referido, bem como as palas de Sol.
 
Isso julgo que deve ser um critério que depende de "engenheiro para engenheiro"...........
Julgo que podes ter os faróis " quantos não sei" o quem tens é de ter um interruptor para desligar e ligar cada par, vejo por ai camiões que só tem os de origem e outros que no para choques e no tejadilho chegam a ter perto de 20 e são bem visíveis............
Quando surgiram as inspecções ( +/- 1993) recordo-me de um colega que tinha um Fiat 127 onde na grelha colocou 2 faróis e por baixo do para choques colocou quatro com mais dois de origem tinha 8 faróis, foi fazer a inspecção reprovaram o carro por ter luz a mais........lixado sai do centro de inspecções e foi outro centro........
- ligue mínimos, médios , máximos, nevoeiro longo alcance...............siga está bonito e passou sem problemas.......
Quanto ás palas , sei que foram obrigatórias até "julgo" 1991 após essa data devido a configurações dos para choques poucos carros as trazem.........
 
Última edição:

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Nuno,

Tecnicamente não te poderei ajudar, mas pelo que li parece-me um excesso de zelo, senão um abuso.

Quase nunca levo o carro à inspeção, mas uma vez levei o Golf em Lisboa, a um centro ali para os lados de Xabregas

Durante a inspeção o tipo que estava a tratar do meu carro, disse que os faróis estavam baixos e teria de ver isso até à próxima inspecção. Respondi que o carro tem um botão que regula a altura do faróis e que provavelmente o meu filho teria mexido nele (é um dos favoritos ....) , vou a por mão nesse botão e o tipo de uma forma bastante mal educada e gestualmente agressiva disse "Não mexa ai!".

Tive que me controlar e lá sai com a anotação (o carro teria 80.000km sem nunca ter batido).

No ano seguinte passou noutro centro de inspeções sem favores nem qualquer tipo de alteração nos faróis.

Uns meses depois rebentou um escândalo sobre centros de inspeções e esse de Xabregas era um dos referenciados por práticas menos correctas.

Espero que resolvas o teu problema.

nuno granja
 
Última edição:
Caros

Isto dos faróis se for para levar tudo conforme diz a lei, certamente daria muito que falar, e muitos mais seriam os chumbos nos IPO's.

Do que sei o regulamento (penso que é o UNECE nº 48) indica que um ligeiro, em termos de luzes de estrada (máximos) pode ter 2 ou 4 unidades. Nos pesados acima das 12t podem ser 6 unidades.... o que esta fácil de ver que a levar á letra, uma boa parte dos pesados na europa estaria chumbado.
De vez em quando há algumas operações stop e/ou IPO's em que se lembram de "pegar" com os faróis. Quando o agente numa operação stop entra por ai, e se levar á letra o regulamento, penso que na maioria das vezes infelizmente o carro não se livra de um IPO tipo B.

Normalmente tendo o botao de desligar não costumam chamar a atenção no IPO, no entanto como costumam dizer se estão la é para funcionar, caso contrario seriam "luzes de trabalho" e então deveriam estar indicadas nas observações especiais no livrete.

Não sei se tudo isto está correto ou não, mas é o que vou ouvindo...
 
Boas, em relação as palas tenho a ideia que são obrigatórias em veiculos matriculados até dezembro de 1992. Isto dos IPO´s tem muito que se lhe diga, alguns passam os carros e nem lhes lembra as leis outros chumbam por tudo e por nada, é conforme o vento. Eu tenho um Golf 3 tdi importado com farolins hella, tudo de origem, desde de 2008 que o tenho e sempre passou, aqui há dois anos chumbaram-me o carro por os farolins não terem as insignias referentes aos refletores, enfim. Lá deviam ter aprendido aquilo aquele dia.
 

Carlos Pais

YoungTimer
Boa tarde,

Sou novo aqui no fórum e cheguei até vós através de uma pesquisa no google sobre uma questão relacionada com o BMW 316 i de 1990 vs inspecção.

Fui a ao centro de inspecção automóvel com o BMW 316 i, e foi reprovado pelo o facto de ter os faróis amarelos (máximos, médios e mínimos).

Passo a relatar os factos:
  • depois de estar o carro inspeccionado e parado no parque do centro de inspecções, desloquei-me À cabine onde estava o inspector, onde ele me diz que os mínimos tem de ser de luz branca, e que vai reprovar a inspecção, argumentei que o carro já com data de matricula portuguesa deste 1990, nunca reprovou devido ao facto dos faróis serem amarelos..
  • o inspector contra argumenta e saímos os 2 do centro de inspecção em direcção ao carro que estava parado no parque, e ele começa com uma fita métrica a fazer umas medições e a dar conselhos onde poderia transformar as luzes dos mínimos... nesse momento disse que não ía fazer nenhuma alteração ao carro pois tudo o que está no veículo é de origem... o inspector: "sim mas na frança é uma coisa e cá é outra"... bla bla
  • o inspector vem novamente para o centro, para uma máquina de controlo, fala com 2 ou 3 técnicos aproximadamente 3 minutos, e depois diz-me para entrar novamente no centro de inspecções com o carro..
  • eu na boa fé, lá coloquei o carro onde ele me disse, saí do carro e entrou o técnico e começou a fazer o teste dos travões ( penso eu: para reforçar a reprovação...)
Não sei, mas parece que este procedimento não deve ser o mais correcto... se alguém passou por algo semelhante agradecia a partilha de conhecimento afim de poder começar a pensar como posso dar a volta a isto... em relação ao deficiência nos travões é na boa, agora aos faróis não pretendo fazer qualquer alteração ao original..

Obs: também já reportei ao IMT o procedimento de o carro estar inspeccionado e o inspector solicitar novamente a entrada do veículo no centro para reforçar a deficiência nos travões.
 
Boa tarde,

Sou novo aqui no fórum e cheguei até vós através de uma pesquisa no google sobre uma questão relacionada com o BMW 316 i de 1990 vs inspecção.

Fui a ao centro de inspecção automóvel com o BMW 316 i, e foi reprovado pelo o facto de ter os faróis amarelos (máximos, médios e mínimos).

Passo a relatar os factos:
  • depois de estar o carro inspeccionado e parado no parque do centro de inspecções, desloquei-me À cabine onde estava o inspector, onde ele me diz que os mínimos tem de ser de luz branca, e que vai reprovar a inspecção, argumentei que o carro já com data de matricula portuguesa deste 1990, nunca reprovou devido ao facto dos faróis serem amarelos..
  • o inspector contra argumenta e saímos os 2 do centro de inspecção em direcção ao carro que estava parado no parque, e ele começa com uma fita métrica a fazer umas medições e a dar conselhos onde poderia transformar as luzes dos mínimos... nesse momento disse que não ía fazer nenhuma alteração ao carro pois tudo o que está no veículo é de origem... o inspector: "sim mas na frança é uma coisa e cá é outra"... bla bla
  • o inspector vem novamente para o centro, para uma máquina de controlo, fala com 2 ou 3 técnicos aproximadamente 3 minutos, e depois diz-me para entrar novamente no centro de inspecções com o carro..
  • eu na boa fé, lá coloquei o carro onde ele me disse, saí do carro e entrou o técnico e começou a fazer o teste dos travões ( penso eu: para reforçar a reprovação...)
Não sei, mas parece que este procedimento não deve ser o mais correcto... se alguém passou por algo semelhante agradecia a partilha de conhecimento afim de poder começar a pensar como posso dar a volta a isto... em relação ao deficiência nos travões é na boa, agora aos faróis não pretendo fazer qualquer alteração ao original..

Obs: também já reportei ao IMT o procedimento de o carro estar inspeccionado e o inspector solicitar novamente a entrada do veículo no centro para reforçar a deficiência nos travões.
Bem vindo ao Portal.
Infelizmente não posso ajudar mais , pois desconheço por complèto as leis ai.
Mas se me permite opinât, eu se fosse a voçê não deixava passar essa atitude impune, ia até onde o dinheiro e o tempo me permitisse e tentava partilhar com o Maximo de pessoas . A primeira
Coisa é apresentar queixa numa autoridade competente, policia por exemplo , e tentava ir a outro centro de inspecções , longe e desconhecido dessa, em que as pessoas fossem simpaticas e com boa reputação para fazer uma contra inspecção sem fazer nada no carro , e depois tente réunir o Maximo de provas possiveis. Isso e mesmo ser mesquinho.
 
Última edição:

Edgar.Guerra

Pre-War
Premium
Boa tarde,

Sou novo aqui no fórum e cheguei até vós através de uma pesquisa no google sobre uma questão relacionada com o BMW 316 i de 1990 vs inspecção.

Fui a ao centro de inspecção automóvel com o BMW 316 i, e foi reprovado pelo o facto de ter os faróis amarelos (máximos, médios e mínimos).

Passo a relatar os factos:
  • depois de estar o carro inspeccionado e parado no parque do centro de inspecções, desloquei-me À cabine onde estava o inspector, onde ele me diz que os mínimos tem de ser de luz branca, e que vai reprovar a inspecção, argumentei que o carro já com data de matricula portuguesa deste 1990, nunca reprovou devido ao facto dos faróis serem amarelos..
  • o inspector contra argumenta e saímos os 2 do centro de inspecção em direcção ao carro que estava parado no parque, e ele começa com uma fita métrica a fazer umas medições e a dar conselhos onde poderia transformar as luzes dos mínimos... nesse momento disse que não ía fazer nenhuma alteração ao carro pois tudo o que está no veículo é de origem... o inspector: "sim mas na frança é uma coisa e cá é outra"... bla bla
  • o inspector vem novamente para o centro, para uma máquina de controlo, fala com 2 ou 3 técnicos aproximadamente 3 minutos, e depois diz-me para entrar novamente no centro de inspecções com o carro..
  • eu na boa fé, lá coloquei o carro onde ele me disse, saí do carro e entrou o técnico e começou a fazer o teste dos travões ( penso eu: para reforçar a reprovação...)
Não sei, mas parece que este procedimento não deve ser o mais correcto... se alguém passou por algo semelhante agradecia a partilha de conhecimento afim de poder começar a pensar como posso dar a volta a isto... em relação ao deficiência nos travões é na boa, agora aos faróis não pretendo fazer qualquer alteração ao original..

Obs: também já reportei ao IMT o procedimento de o carro estar inspeccionado e o inspector solicitar novamente a entrada do veículo no centro para reforçar a deficiência nos travões.

Benvindo Carlos.
Não percebo muito do assunto, mas no teu lugar esperava pelo ano que vem e fazia uma certificação como viatura de interesse histórico (ACP Clássicos, CPAA ou Museu do Carmulo). Fim da história.
Se ainda assim legalmente tiveres de resolver os "problemas" do IPO antes da certificação como viatura de interesse histórico, arranja uns médios brancos temporariamente, e em 2020 certificas o carro, já com os médios originais.
Boa sorte!
 

João Pedras

Fiat 124 Familiare ❤
Premium
Portalista
Boa tarde,

Sou novo aqui no fórum e cheguei até vós através de uma pesquisa no google sobre uma questão relacionada com o BMW 316 i de 1990 vs inspecção.

Fui a ao centro de inspecção automóvel com o BMW 316 i, e foi reprovado pelo o facto de ter os faróis amarelos (máximos, médios e mínimos).

Passo a relatar os factos:
  • depois de estar o carro inspeccionado e parado no parque do centro de inspecções, desloquei-me À cabine onde estava o inspector, onde ele me diz que os mínimos tem de ser de luz branca, e que vai reprovar a inspecção, argumentei que o carro já com data de matricula portuguesa deste 1990, nunca reprovou devido ao facto dos faróis serem amarelos..
  • o inspector contra argumenta e saímos os 2 do centro de inspecção em direcção ao carro que estava parado no parque, e ele começa com uma fita métrica a fazer umas medições e a dar conselhos onde poderia transformar as luzes dos mínimos... nesse momento disse que não ía fazer nenhuma alteração ao carro pois tudo o que está no veículo é de origem... o inspector: "sim mas na frança é uma coisa e cá é outra"... bla bla
  • o inspector vem novamente para o centro, para uma máquina de controlo, fala com 2 ou 3 técnicos aproximadamente 3 minutos, e depois diz-me para entrar novamente no centro de inspecções com o carro..
  • eu na boa fé, lá coloquei o carro onde ele me disse, saí do carro e entrou o técnico e começou a fazer o teste dos travões ( penso eu: para reforçar a reprovação...)
Não sei, mas parece que este procedimento não deve ser o mais correcto... se alguém passou por algo semelhante agradecia a partilha de conhecimento afim de poder começar a pensar como posso dar a volta a isto... em relação ao deficiência nos travões é na boa, agora aos faróis não pretendo fazer qualquer alteração ao original..

Obs: também já reportei ao IMT o procedimento de o carro estar inspeccionado e o inspector solicitar novamente a entrada do veículo no centro para reforçar a deficiência nos travões.

Boa tarde

Faz primeiro a tua apresentação e da máquina também aqui - os-entusiastas-do-portal .
 

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Este ano também ia tendo uma arrelia com o inspector por causa dos meus pseudo “faróis” amarelos... Estive a ver que a veia na testa me ia rebentar! :mad:
Ainda vou sacar o Decreto-Lei para ter dentro do carro, não vá o diabo tecê-las para o ano que vem...
 
Topo