Restauro/recuperação - Carrinha VW de 1968

OP
OP
J
Os novos tirantes da direção também já estão no sítio. No entanto, como reparei que a anilha de mola do pino, já referidos anteriormente, está na ordem errada, vou ter que os retirar, outra vez.

IMG_0657.jpg


Do outro lado, reparei que ao colocar o cubo e o disco do travão, o conjunto roça na peça que o Hugo fez (para evitar a entrada de lixo no conjunto), mas só num determinado ângulo de rotação. Como é óbvio, isso não deve acontecer. Sendo assim, desmontei todo o conjunto para ver o que se passava e, de facto, foram sábias as palavras do "El guru" Miguel Brito (para quem já anda aqui há uns anos e/ou o conhece de outras andanças), que escreveu e nunca é demais citar:

Miguel Brito disse:
Gostei de quase tudo, mas acho ali coisas excessivas.

Acho amaricado tanto preparo das polies: aquilo vai aquecer, vai arrefecer, vai mexer e reagir, logo, a pintura não vai aguentar.
O aperto dos pernos da jante à polie vai ficar tipo sandes mista: no meio das duas fatias de pão, jante e polie, entra o fiambre e o queijo, que é a metalização, o primário e a camada de tinta. Por isso, vai impedir o aperto correcto, ganha folga, trepida a roda e cai em andamento...

(ok, estou a exagerar...)

Acho que há ali muitas roscas que precisam ser limpas da metalização.
Bonito fica, resta saber se resulta. :twisted:

Acontece que, ao retirar e voltar a montar o disco no cubo, várias vezes, para ver se o acto de roçar nas chapas já tinha sido corrigido, uma das roscas dos parafusos que prendem os discos aos ditos cubos, moeu. Sendo assim, optei por reutilizar um dos cubos suplentes que tenho, mas para o fazer, ainda tenho que o desmontar de todo o conjunto original (tarefa que não se tem mostrado ser fácil) e limpar.... ainda que sem tantas mariquices, como da última vez.
Às vezes, menos é mais..... :roll:

Sendo assim, desse lado da carrinha, a suspensão ainda só está assim:

IMG_0658.jpg
 
OP
OP
J
outra coisa que entretanto resolvi refazer foi mexer nas bases dos piscas da frente e nas dos farolins traseiros. Não gostei da solução anterior, que passou por pintar com uma tinta que "imita" o aspecto cromado, principalmente porque apliquei massa consistente nos parafusos que os prendem no sítio e a massa reagiu com a tinta. Sendo assim, retirei toda a tinta e primário que apliquei e resolvi aplicar uma pasta (bom, na realidade são várias), para polir o metal:

IMG_0629.jpg


IMG_0630.jpg


e depois de as proteger com primário do lado exterior.....

IMG_0631.jpg


IMG_0632.jpg
 
OP
OP
J
outra coisa que resolvi fazer, foi limpar algumas peças que estavam mal. Umas porque tinham sido lacadas e a lacagem estava a saltar, outras porque foram muito mal pintadas por mim e ainda algumas que foram bem pintadas, mas com a cor errada. Sendo assim, fui ter com o Hugo, mais uma vez e voltámos à areia..... epá, já estava com saudades desta tarefa.... :mrgreen: :twisted:

IMG_0634.jpg


IMG_0635.jpg

(uma destas até já está montada no sítio correcto)

IMG_0636.jpg


... e depois, um camada de primário para proteção:

IMG_0637.jpg
 
OP
OP
J
com as peças que suportam a parte da frente de fibra já metidas na carrinha, achei que o melhor seria já meter a parte da frente no sítio. Primeiro, apliquei os rebites e as peças originais que servem para prender os elásticos ou a rede que mantém no sítio a carga que possa ser transportada aí. Depois, coloquei a borracha à volta e prendi a peça no sítio:

IMG_0661.jpg


IMG_0663.jpg


IMG_0652.jpg


IMG_0653.jpg


IMG_0660.jpg


... e cá está, no sítio... De qualquer forma, não me parece que esteja definitivamente no sítio mas, daqui a uns tempos, logo se verá. :twisted:
 

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Obrigado por não te esqueres de nós. Parece pouco, mas acredito que já deu muito trabalho esses trabalhos. Foi um bom avanço! Agora é continuar até colocares o último parafuso!
 
OP
OP
J
Obrigado por não te esqueres de nós. Parece pouco, mas acredito que já deu muito trabalho esses trabalhos. Foi um bom avanço! Agora é continuar até colocares o último parafuso!

Obrigado, Nelson. Vai-se fazendo, aos poucos... sempre que se pode. Sim, fiz uns avanços um pouco maiores, agora.
A ver se daqui a um par de semanas, faço mais uns quantos e talvez já fique sobre rodas... já não era nada mau!!
Abraços!
 
Parabéns pelo trabalho, só agora é que me apercebi deste tópico, e vi por alto, com tempo ver com mais calma....;) Também estou a restaurar uma de 68
Um dos pormenores que reparei, sendo a carrinha de 68 o sistema de travagem devia de ser de tambores, uma das alterações que também vou fazer na minha....
 
Porra, só agora descobris-te este GANDA TÓPICO, sinceramente andas a dormir, abre OS OLHOS MULA QUE É DE DIA................;);););););)

Até pensas que tenho vida de reformado, para estar no "vicio" 365 por ano...........isso é para quem é cusca........
Abraço meu GRANDE AMIGO e votos de um Bom 2019 para ti e para a família, e para todos os membros aqui do forum.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Até pensas que tenho vida de reformado, para estar no "vicio" 365 por ano...........isso é para quem é cusca........
Abraço meu GRANDE AMIGO e votos de um Bom 2019 para ti e para a família, e para todos os membros aqui do forum.


365 dias se for em ano bissexto; se for comum será 364 … ou menos … não esqueças os aniversários das netas …




:lol::lol::lol:

:D:D

:ph34r::ph34r:
 

Fernando Pal

Veterano
Bem quando os apanhar aos ambos os dois juntos trato dos garganeiros.....................ai trato..trato.
Olha Bom Ano a quem para passar por aqui....................
Ó João tu desculpa mas não consigo, quer dizer comigo........................resistir.............:thumbs up::thumbs up::thumbs up::thumbs up::thumbs up:
 
OP
OP
J
Tenho andado com caixas e peças atrás de mim, para cima e para baixo, para ir fazendo algo aos poucos.
De facto, o tempo é sempre pouco e se ela estivesse ao pé de mim (ou eu perto dela), já estaria muito mais avançada. De qualquer forma, sempre que vou a Viseu, tento montar mais qualquer coisa. Desta vez, neste período de dias pequenos, frios e chuvosos, a ver se faço realmente, algo de significativo. Até porque já dei alguns passos ou ultrapassei algumas etapas, que me estavam a deixar a moral por terra. Da próxima vez (algo que já devia ter acontecido) vou ver se a deixo em cima de umas rodas e com alguma parte da cablagem montada.
Por aqui, tenho andado a angariar material e a preparar pequenas coisas. Primeiro, por exemplo, já tenho fios de tamanhos e cores iguais aos que vêm nos livros e alguns esquemas que arranjei. Pelo menos, já dá para me desenrascar....

IMG_20181125_135811.jpg


IMG_20181125_135548.jpg


... também já tenho terminais para dar e vender (uma pequena amostra)....

IMG_20181125_135615.jpg
 
Topo