Citröen Citroën AX 11 RE (1990)

Diários de Bordo

Citröen Citroën AX 11 RE (1990)

Paulo Bombaça

Veterano
As mudanças do 2CV não são nessa posição ;) Penso que essa é a ordem das 4L. Estou certo @Paulo Bombaça ?


Não é um Visa, mas quem sabe um dia!



Tudo depende do ponto de vista de cada um ;) Há que sair da rotina, nem só se vive do fotos de passeios e reparações.
E depois há a partilha mutua... Dar e receber!





Prontos! Não havendo muito mais por onde fugir, sim, é um Citroen :D Agora resta saber o modelo e a versão :D
Despachem-se lá para eu colocar mais umas fotos e contar o resto da história!

Ver anexo 1099389 Ver anexo 1099390 Ver anexo 1099391

Sim é isso, as R4 tem essa ordem ;)
A partir de agora desisto, não percebo nada das versões e níveis de equipamento dos AX :D
 
Última edição:

Carlos Vaz

Pre-War
Pois, descartei o AX pelos seguintes motivos:
“despachado” - isso são os concorrentes, o AX era bastante rápido:D
A foto do rádio - foste muito subtil, o aro em volta é difícil de disfarçar mas tu conseguiste ;)
As quartelas - a grande maioria tem suporte de garrafas, só algumas versões vêm assim.
Os dois relógios foi uma boa jogada :D

É um AX 5 portas, entre o 10E e 11RE, os T... são 5 velocidades.

Os 3 portas não vinham todos com o dito suporte de garrafas?
 
OP
OP
tiago salsa

tiago salsa

Citroen Maniac
Isto ainda deu 3 páginas! :lol:

Trata-se de um Citroen AX 11RE de 1990

No passado dia 23 andava eu de Méhari nas minhas ultimas compras de Natal, no regresso e já na entrada de casa vejo um AX na pátio do meu vizinho e a minha reação foi imediata! Meti as mãos à cabeça e parei o carro no meio da entrada! (temos o acesso em comum)
Estava então o meu vizinho e um conhecido meu ao lado do carro, começaram a prever o final desta hisória, pelo que percebi estavam a tentar fazer negocio mas a vontade de vender era maior do que a de comprar e foi então que eu apareci!
O meu vizinho ate ficou contente porque a "batata quente" passou para mim :lol:, dei uma vista de olhos pelo carro todo e achei que estava bastante bom e fiz a minha oferta. Entretanto ainda antes de fechar negocio liguei ao meu amigo José que é o meu "mecânico" e também por já ter passado um pelas mãos dele à alguns anos. Depois do negocio fechado foi só passa-lo para o vizinho a baixo :D

Estava fechado numa garagem à cerca de 10 anos e foi dado para desocupar, o antigo proprietário abateu os documentos em 2011 mas a resolução dessa situação já está em andamento.

Vamos às fotos!

38362137335_a28deb1cc3_b.jpg


39320989752_285e2376ed_b.jpg


38472884205_64fc4aa5c1_b.jpg


39350303361_7cff5ff628_b.jpg


38472902385_076f8a172a_b.jpg


39320977172_3d8654142a_b.jpg


38473004555_389b98842a_b.jpg


38480358895_d27fe160b9_b.jpg


Gosto do raio do carro! Está bastante bom, a chapa está bastante boa, o motor aparenta saúde apesar de fazer um fuminho azul quando pega em frio, pneus com piso, suspensão em bom estado, componentes eletricos a funcionar, muito confortável (só lhe falta os encostos da cebeça), o motor precisa de um afino mas é bastante solto!
De menos bom, destaco o tablier... Parece que é feito de papel! Está um partido em várias zonas, principalmente por cima do rádio, os bancos estão furados por pontas de cigarro ou outra coisa qualquer, de resto é discos e pouco mais. A nível de chapa tem uma zona ou duas com qualquer coisa mas nada de alarmante.

58.000kms!

Em breve nas estradas do Pico!
 
Última edição:

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
De menos bom, destaco o tablier... Parece que é feito de papel! Está um partido em várias zonas, principalmente por cima do rádio, (...)
Tiago, se quiseres fugir um pouco à originalidade mete um tablier dum Mk2. Não serias o primeiro nem o último a fazê-lo. Quanto a mim justificava-se manter a originalidade num Sport, GT ou num raro 14 TZS, sendo um mais comum 11 RE não me choca e ficas com uma qualidade a bordo muito superior. Podes tentar arranjar outro tablier dum Mk1 mas, ou é caríssimo, ou também está partido, ou irá partir como todos os outros. Eu sou adepto da originalidade mas, neste caso, sou adepto da racionalidade.
No motor atenção ao estado da junta da cabeça, tanto tempo parado está nas últimas, 100% garantido. Então se tem água no radiador, já era.
Mas não te assustes, a mecânica é fiável e muito resistente. Óleo TOTAL Quartz 7000 10W-40 (18 a 19€ na AutoParts Logistic uma embalagem de 5L - precisas 3,5) e antigelo PSA para o radiador (5L fica em cerca de 13 a 15€ aqui nos concessionários do continente). Já não tenho de cabeça mas o circuito leva um pouco mais, 5.2 ou 5.4L. Ou então estou a fazer confusão com o Xsara.
Qualquer coisa “apita”.

Não poupes no óleo e anticongelante, estes por si só vão-te poupar na carteira. Mesmo para lavagem de circuitos, NADA de água tingida ou óleo ranhoso.
 
Última edição:

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Esta bem, esta bem Sr. Soares, nao precisa de ficar tao acicatado. Vou ali ao lado, dar uma alfinetada no Uno 60 e nao incomodo mais aqui.

Não vamos lá nem com ironia nem com gozo. Eu não fiquei acicatado. Já lidamos com comportamentos destes antes. Já estou imune.

Isto é um fórum, um espaço de partilha. Se o teu objectivo é apenas dar alfinetadas e fazer comentários sem sentido, o Portal não é o teu lugar.

P.S. Tiago, desculpa esta intromissão no tópico, mas teve de ser. Enfim...
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Aparenta estar muito bom, parabéns!
Um offtopic, o meu 2º carro foi um AX, um 14 TZS de 5 portas e aquilo andava bastante bem, tão bem que durou uma semana :(. Deixou-me marcado fisicamente, por acaso fez no passado dia 23 20 anos, ainda guardo a chave dele :)
É pena, primeiro pela mazela e em segundo pelo TZS, já são raríssimos.
 

António Miguel Sequeira

mikeira
Portalista
Antes de mais muitos parabéns Tiago. Os AX são carros muito interessantes e fiáveis quando bem mantidos. Ouve bem o que o Rafael Isento diz que ele sabe do que fala. A junta de certeza que é preciso mudar tal como todos os retentores pois estão ressequidos. Digo isto por experiência própria :blink:
Hoje vi este tópico e fui mexer no meu ;) Novidades para breve :D
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Nunca tive contacto com os Ax's e nunca adivinharia só pelas pistas que deste. Ainda tentei subornar o teu amigo José mas ele não alinhou na batota.

Com esses kms não te deve dar muitas dores de cabeça. Fazes uma boa revisão e tens um utilitário bem castiço.

E o melhor de tudo é que é um bom carro para andar "à paisana". Ninguém repara num AX 11 a passar na rua, ao contrário dos teus outros dois carros que não te deixam dar um passo sem que se saiba onde vai o Tiago Salsa.

:thumbs up:;)
 

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Tiago, se quiseres fugir um pouco à originalidade mete um tablier dum Mk2. Não serias o primeiro nem o último a fazê-lo. Quanto a mim justificava-se manter a originalidade num Sport, GT ou num raro 14 TZS, sendo um mais comum 11 RE não me choca e ficas com uma qualidade a bordo muito superior. Podes tentar arranjar outro tablier dum Mk1 mas, ou é caríssimo, ou também está partido, ou irá partir como todos os outros. Eu sou adepto da originalidade mas, neste caso, sou adepto da racionalidade.

Eu penso o contrário. Versões especiais e raras vão guardar muitas, até vão canibalizar os normais para peças. Porque não dar dignidade a uma versão base que se não fosse ela jamais teriam existido as especiais!? :)

Recentemente tive a ver um Golf mk1 Diesel com caixa manual. Veio do Canadá e está num estado irrepreensível com poucos km, os interiores são cremes com bancos de encosto integrado e os vidros coloridos. Detesto Golf (o desporto), e não olho sequer para os Gti mas este prendeu-me atenção, é diferente em tudo. É especial terem salvo algo que aos olhos dos outros é lixo. :)


Boa sorte com o AX :)
 
Topo