Trocar motor fiat 850 special

Boas tardes!

Ando parado quando as actualizações do diário de bordo do 850, mas a verdade é que com os problemas que lhe vão surgindo tem sido difícil dar-lhe a utilização que gostava.

O que se passa é que ao fim de 2000 km após por óleo novo, acendeu-me a luz do óleo, vou a ver e não tinha quase óleo nenhum, tenho o motor seco e no chão da garagem não aparecem pingas de óleo o que me leva a querer que o motor esta a gastar óleo, consumir este óleo todo em apenas 2000 km acho que é exagerado...

Mas, como um mal nunca vem só reparei que a junta da colaça esta estragada, a compressão esta a passar para o sistema de refrigeração, ainda que seja pouca porque apenas faz umas bolinhas enquanto o carro esta a funcionar, mas é o suficiente para ter de intervir.

ora, como terei de abrir o motor e como esta cabeça ja foi retificada algumas vezes, estou a pensar comprar um motor de um 850 sport coupe para sem alterar muito a originalidade do carro, ficar com mais alguma potencia, penso que seja um bom upgrade para até poder utilizar mais vezes o carro e em viagens mais longas.

peço-vos então ajuda neste sentido, para fazer a troca de um motor pelo outro o que e que tenho de ter em conta?

- O meu radiador serve ou tenho de arranjar o de um sport coupe?
- O dínamo e o regulador de corrente podem ser os mesmos isto se não quiser para já colocar o alternador?
- Posso utilizar o mesmo cárter que tenho no meu carro ou é necessário instalar o de alumínio?

agradecia que me elucidassem o máximo possível porque penso que não seja uma coisa muito complicada de se fazer mas antes de avançar quero ter todas as certezas.

atenção, o motor original do carro será para com tempo se ir rectificando de forma a ficar com um motor original na eventualidade de o querer voltar a colocar.

aguardo a vossa ajuda!

Um abraço!
 

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
Boas tardes,
Tentando responder às várias questões, o radiador do 850 Special é diferente do Sport Coupé, mas não faço ideia se a diferença é significativa. O 850 Special tem o radiador Fiat 4179225, o Sport Coupé 4222309 (?).
A bomba de água e as polias também são diferentes, portanto será mais fácil transplantar o alternador juntamente com o motor.
Quanto ao cárter, a bomba de óleo é a mesma para todos os 850, portanto a profundidade será a mesma e não terá problemas de aspiração do óleo. Contudo perde a capacidade do cárter de alumínio (+meio litro) e as suas qualidades de transmissão de calor, o que, juntamente com o radiador, é capaz de já fazer diferença na capacidade do motor se manter fresco.
 

Claudio Vilas

Veterano
Meu caro:
Mudar o motor, implica algumas mudanças.
O radiador pode ser diferente, o que muda essencialmente é a entrada de agua no radiador. Uns entram por cima do radiador outros entram de lado
Bomba de agua. A bomba de agua é de 4 pernos e não de três pernos.
Manter o dínamo é possível.
Não esquecer que a cx de velocidades que tem raports diferentes.
 

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
O radiador pode ser diferente, o que muda essencialmente é a entrada de agua no radiador. Uns entram por cima do radiador outros entram de lado.
Qual é qual? O Sport tem a entrada inferior ligeiramente desviada para a direita e a superior desviada para a esquerda. Julgava que o Special era semelhante. O funil da ventoínha também não é o mesmo, portanto suponho que o radiador do Special seja mais pequeno.
 
OP
OP
Rui Nelson Silva

Rui Nelson Silva

Veterano
pois, eu cheguei a ouvir algures que antigamente havia quem aplicasse o radiador do sport coupe para uma maior refrigeração...

Cláudio, a situação da falta do cárter de alumínio pode efetivamente fazer o carro aquecer mais?

o motor que estava a pensar comprar era o do Mauro, mas o dele ja nao tem nem carter nem alternador...
ora estas peças sao carissimas e a falta delas, principalmente o carter pode ter influencias negativas no carro...
 

Claudio Vilas

Veterano
Meu caro:
Sinceramente, não sei se há grandes diferenças entre radiadores, no que toca a tamanhos, mas vou averiguar e depois informo.
No entanto e mais uma vez digo o seguinte: O FIAT 850 seja ele o modelo que for, não tem problemas de aquecimento se:
Tiver o radiador limpo por dentro e por fora
Tiver o radiador limpo da chofagem, por dentro e por fora
Tubagens limpas
Bomba de agua apropriada para o modelo
Tampe a falange do termostato limpa e em bom estado
Ter o devido termostato para a temperatura devida
Motor, devidamente afinado, (ponte de ignição, folga de válvulas, platinados etc)
Circular sempre com as tampas colocadas por baixo do motor
Usar um bom anticongelante de preferência paraflu.

A titulo meramente indicativo, no passado mês de Junho deste ano, o Fiat Club Clássicos de Portugal realizou um programa de 3 dias por terras de Montalegre. O carro que levei foi o 850.
Quem conhece aquelas terras, sabe que os carros são bem testados quer em subidas e nas descidas.
O tempo esteve muito quente.
O 850 não perdeu uma gota de agua, nem houve problemas de aquecimento.


 
Topo