Como limpar um deposito de Combustivel

Bom dia necessitava de uma opinião técnica.

Há alguma hipótese de limar um deposito de combustível sem o remover?
O carro um Alfa Romeo GTV6 esteve parado numa garagem durante 13 anos, não apresenta qualquer corrosão, a gasolina aí permaneceu e estava podre, foi retirada, colocada gasolina nova. No entanto o cheiro que sai do escape é meio estranho.
O carro ainda não andou esta á espera de uma revisão completa (Distribuição óleos etc etc....)
Não andei com ele para fazer um ou dois depósitos e limpar, ainda assim não sei se esta será a melhor decisão. E comecei a equacionar se não seria melhor limpar o deposito antes de o conduzir, resta a duvida se esse trabalho pode fazer-se sem retirar o deposito.
Cumprimentos
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
É uma questão interessante e com uma resposta simples.
Se o objectivo é preservar a saúde do carro, sem dúvida que retirar o depósito e fazer uma manutenção cuidada é essencial. Há produtos "maravilhosos", mas não há "milagres".
13 anos com gasolina podre é muita "fruta". Convinha desmontar e analisar também o estado da bomba de gasolina pois deve estar cheia de detritos e pode ficar encravada/obstruída com a limpeza sem desmontar. Depois é mudar filtro de gasolina e verificar toda a tubagem.

Já ouvi relatos de quem usou produto A, B ou C e depois a bomba de gasolina foi-se.
O que estiver nas paredes e fundo do depósito vai ser sugado pela bomba. Esse "lixo" vai entupir a bomba, provocar aquecimento e queimá-la. Além disso, até que a bomba acabe por entregar a alma ao criador, o motor poderá ficar com trabalhar irregular e com excesso de carvão nas câmaras de combustão devido à mistura não ser a ideal.

Pessoalmente não consigo encontrar nenhuma vantagem em limpar sem desmontar. A poupança imediata não compensa face ao risco de queimar uma bomba de gasolina.
 
OP
OP
Emanuel Baptista

Emanuel Baptista

Veterano
Boa Tarde Rafael Isento@ Obrigado pela informação sem duvida que é a melhor solução depois de ler o seu texto fico com a essa certeza. A bomba estava bloqueada e conseguiu-se por a trabalhar o que não é muito bom sinal. Já comprei também um novo filtro de gasolina, é a solução mais dispendiosa de imediato, mas provavelmente no fim será a menor. Em Relação á bomba esperemos que com filtro e deposito limpo, se aguente
Cumprimentos e Obrigado
 
Na minha opinião acho que esses "produtos de limpeza" de depósitos/combustível que dizem comer/desfazer lamas e resíduos que vem com a gasolina e nós nem notamos a "olho nu", servem mais de manutenção semestral/anual do que propriamente para limpezas profundas, ainda para mais com a paragem tão prolongada :)
 
Topo