TLP - Telefones de Lisboa e Porto

André Santos

Veterano
Boa noite,

Há algum tempo lembrei-me desta empresa, a sua integração em 1994 na Portugal Telecom apagou aos poucos as memórias que tinha - principalmente as da frota automovel. E eram tantas...

Alguém terá por aí alguma fotografia relacionada com os TLP?
São todas bem vindas!:D

História:

As primeiras experiências telefónicas em Portugal ligam Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa, em 1877.
Em 1882, a Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Limited estabelece-se em Lisboa e Porto, para explorar as respectivas concessões de serviço telefónico.
Em 1887 a concessão é transferida para a APT - The Anglo Portuguese Telephone Company, que viria a deter a mesma até 1968, ano em que é criada a Empresa Pública Telefones de Lisboa e Porto (TLP). Os Correios, Telégrafos e Telefones (CTT) exploravam, à data, o serviço telefónico no resto do país.
Para a exploração da rádio-telegrafia e telefonia sem fios firmara-se, em 1922, um contrato de concessão com a Marconi’s Wireless Telegraphy Company. Em 1925, é fundada a Companhia Portuguesa Rádio Marconi (CPRM), a qual assume todas as responsabilidades da anterior concessão.

Em 1970, os CTT passam a Empresa Pública e em 1989, os TLP transformam-se em Sociedade Anónima, detida integralmente pelo Estado. Em 1991, é criada a Teledifusora de Portugal (TDP), cuja missão é explorar as infraestruturas de Teledifusão.

Em 1992 os CTT passam a Sociedade Anónima de capitais públicos, e é criada a Comunicações Nacionais, SPGS, SA (CN), holding estatal destinada a gerir todas as participações do Estado no sector - CTT, TLP, CPRM e TDP. Neste mesmo ano, dá-se a autonomização das Telecomunicações desenvolvidas pelos CTT através da criação da Telecom Portugal, SA, passando aqueles a dedicar-se exclusivamente aos Correios.

Portugal passa, assim, a ter a sua rede de telecomunicações explorada por 3 operadores: os TLP exploram o serviço telefónico nas áreas de Lisboa e Porto; a Telecom Portugal, responsável pelas restantes comunicações nacionais, para a Europa e Bacia do Mediterrâneo; e a Marconi que assegura o tráfego intercontinental.

Em 1994, constitui-se um operador único nacional de telecomunicações que junta, por fusão, as empresas do sector detidas pela holding estatal CN - a Portugal Telecom, SA (PT), por fusão da Telecom Portugal, dos TLP e da TDP.

retirada daqui

Eramos tão novos... ;)
 

Anexos

  • TLP.jpg
    TLP.jpg
    22.7 KB · Vistos: 86
Olá André.
Só tenho este emblema tipo pregadeira, que deve ter sido usado pelos antigos empregados dos telefones.
Espero que gostes e te sirva.
Abraço amizade e Boas Festas
Carlos Caria
 

Anexos

  • Companhia Telefones TLP P5021267.JPG
    Companhia Telefones TLP P5021267.JPG
    125.8 KB · Vistos: 11
Olá de novo André,
Lembrei-me que também tinha não da Companhia mas do Grupo Desportivo dos trabalhadores dos TLP, um alfinete de lapela. Aqui fica ele.
Abraço
Carlos Caria
 

Anexos

  • T L P G D P2073379.JPG
    T L P G D P2073379.JPG
    106.3 KB · Vistos: 9
Topo